Arandelas externas: 60 modelos e fotos incríveis para conferir

Por -

A preocupação com um bom projeto de iluminação é tema recorrente nos artigos sobre decoração. Não cansamos nunca de falar o quanto os pontos de iluminação das casas são importantes protagonistas no resultado final de um projeto de interiores. E se nos preocupamos tanto com o conceito de iluminação nas salas, quartos, cozinhas e banheiros, porque não nos preocupar, também, com as áreas externas da casa?

Uma ótima opção para iluminar com elegância esses espaços, como varandas, áreas de piscina e espaços gourmet, são as arandelas externas – também conhecidas como luminárias de parede. As arandelas são pequenas luminárias instaladas diretamente na parede ou nos muros, valorizando a decoração do ambiente.

As arandelas não funcionam como pontos centrais de iluminação. Elas trazem uma iluminação indireta para o ambiente, em geral como apoio para portas ou janelas. Então, apesar de serem lindas e elegantes, as arandelas não foram feitas para iluminar um local por inteiro.

As arandelas externas são perfeitas para aquela iluminação leve e sutil, agradável aos olhos e cheia de estilo. Atualmente, é possível encontrar no mercado arandelas externas modernas, provençais, rústicas, coloniais e até com estilo industrial, geralmente, nesse caso, as arandelas preferidas são as tartarugas. Algumas, graças ao seu design, permitem que a iluminação siga o formato de dois fachos – que libera a luz acima e abaixo da arandela.

Outro ponto importante é que graças aos seus inúmeros formatos e materiais, as arandelas externas garantem aquele visual super diferente e lindo para a entrada da casa ou para o espaço social aberto da residência.

Os modelos rústicos e provençais de arandelas são muito indicados para casas de veraneio, sítios e casas de campo. Podem ser feitas de ferro, vime e até palha, materiais que reforçam a sensação de acolhimento no ambiente. Existem alguns modelos de arandelas externas que são a prova d’água, ideias para espaços abertos em que não existe nenhuma cobertura capaz de proteger a arandela.

Dica importante: antes de escolher seu modelo favorito e comprar sua arandela, confirme se há fiação disponível nos locais onde pretende instalá-la e se essa iluminação não será prejudicada pela presença de árvores, colunas e paredes.

Hoje, os modelos de arandelas externas mais escolhidas são as de LED, que conferem uma iluminação de maior potência, tem mais durabilidade e geram uma notável economia de energia. É possível encontrá-las em lojas de decoração e materiais de construção, como Leroy Merlin, Sodimac, Telhanorte, C&C, entre outras.

Preço da arandela externa

Na hora de pesquisar o preço de suas arandelas externas é importante lembrar que você nunca – geralmente nunca – irá comprar apenas uma peça. Normalmente, as arandelas são instaladas em pares ou em maior número nas paredes e muros externos das casas. É natural, inclusive, encontrá-las sendo vendidas em kits, já com mais de uma peça e com os parafusos, correntes e outros itens necessários para a montagem.

É possível encontrar arandelas externas entre R$ 40 e R$ 200 reais nas lojas mais conhecidas. Alguns sites, como Mercado Livre, Submarino, OLX e outras plataformas de e-commerce podem oferecer peças com o valor um pouco abaixo disso.

60 modelos de arandelas externas para você conferir

Conheça agora algumas inspirações de ambientes com arandelas externas e comece a desenhar o seu projeto hoje mesmo:

Imagem 1 – Arandela externa moderna na entrada da casa com design em linhas e iluminação degradê.

Arandela externa moderna na entrada da casa com design em linhas e iluminação degradê

Imagem 2 – Opção de arandela externa rústica, ideal para casas de campo e sítios; repare que o uso é feito em pares.

Opção de arandela externa rústica, ideal para casas de campo e sítios; repare que o uso é feito em pares

Imagem 3 – Arandelas externas em modelo tartaruga, o mais buscado por quem está montando o espaço externo e deseja garantir um toque industrial ao projeto.

Arandelas externas em modelo tartaruga, o mais buscado por quem está montando o espaço externo e deseja garantir um toque industrial ao projeto

Imagem 4 – Arandela externa rústica, em ferro; perceba que a iluminação é sutil e focal para o pequeno jardim.

Arandela externa rústica, em ferro; perceba que a iluminação é sutil e focal para o pequeno jardim

Imagem 5 – Arandela externa moderna em formato curvilíneo com iluminação voltada diretamente para a parede.

Arandela externa moderna em formato curvilíneo com iluminação voltada diretamente para a parede

Imagem 6 – Esse modelo de arandela externa ajuda a propagar mais a luz, já que possui um design aberto.

Esse modelo de arandela externa ajuda a propagar mais a luz, já que possui um design aberto

Imagem 7 – Arandelas externas em vidro para espaço coberto da varanda da casa; peças em vidro também são indicadas para propagar melhor a luz.

Arandelas externas em vidro para espaço coberto da varanda da casa; peças em vidro também são indicadas para propagar melhor a luz

Imagem 8 – Arandela externa moderna com design longilíneo para muro de residência.

Arandela externa moderna com design longilíneo para muro de residência

Imagem 9 – Um modelo irreverente para as arandelas externas: as lâmpadas de LED contam com o apoio das esculturas para iluminar o ambiente.

Um modelo irreverente para as arandelas externas: as lâmpadas de LED contam com o apoio das esculturas para iluminar o ambiente

Imagem 10 – Arandela externa moderna simples com iluminação em dois fachos.

Arandela externa moderna simples com iluminação em dois fachos

Imagem 11 – Arandela externa em LED na parte baixa da parede; esse tipo de instalação confere um efeito visual de luz bem diferente para a área externa da casa.

Imagem 12 – Arandela externa com iluminação em dois fachos – direita e esquerda da arandela – perfeita para aumentar o alcance da iluminação.

Arandela externa com iluminação em dois fachos – direita e esquerda da arandela – perfeita para aumentar o alcance da iluminação

Imagem 13 – O modelo dessa arandela externa combinou bem com o estilo rústico da parede da casa.

O modelo dessa arandela externa combinou bem com o estilo rústico da parede da casa

Imagem 14 – Arandela externa moderna e simples, perfeita para paredes de varandas que precisam de uma iluminação conceitual.

Imagem 15 – Essa varanda ganhou a companhia de três arandelas externas em estilo moderno.

Essa varanda ganhou a companhia de três arandelas externas em estilo moderno

Imagem 16 – Lindas arandelas externas de ferro em estilo provençal instalada com ganchos no muro da casa; a aplicação de várias peças encheu o espaço de graciosidade.

Lindas arandelas externas de ferro em estilo provençal instalada com ganchos no muro da casa; a aplicação de várias peças encheu o espaço de graciosidade

Imagem 17 – Arandelas externas em vidro com formato diferenciado para realçar o uso da lâmpada de filamento de carbono; o grande destaque.

Arandelas externas em vidro com formato diferenciado para realçar o uso da lâmpada de filamento de carbono; o grande destaque

Imagem 18 – Arandelas externas modernas; esse formato libera a iluminação em dois fachos – para cima e para baixo – com três pontos focais.

Arandelas externas modernas; esse formato libera a iluminação em dois fachos – para cima e para baixo – com três pontos focais

Imagem 19 – Arandelas externas para o espaço gourmet; um belo complemento da decoração.

Arandelas externas para o espaço gourmet; um belo complemento da decoração

Imagem 20 – Muros baixos também ficam perfeitos com as arandelas externas; esse modelo de ferro combina muito com áreas verdes e campo.

Muros baixos também ficam perfeitos com as arandelas externas; esse modelo de ferro combina muito com áreas verdes e campo

Imagem 21 – Que inspiração maravilhosa! A área externa desta casa ganhou lindas arandelas ornamentais em companhia de spots nos degraus da escada e no alto da entrada da porta.

Que inspiração maravilhosa! A área externa desta casa ganhou lindas arandelas ornamentais em companhia de spots nos degraus da escada e no alto da entrada da porta

Imagem 22 – Arandela externa simples para iluminar a parede da garagem da casa.

Arandela externa simples para iluminar a parede da garagem da casa

Imagem 23 – A arandela externa escolhida se encaixou perfeitamente com o estilo rústico e despojado da casa; uma ideia incrível, inclusive, para quem aprecia o famoso DIY ou “faça você mesmo”.

Imagem 24 – Arandela externa em LED para o muro rústico da casa.

Arandela externa em LED para o muro rústico da casa

Imagem 25 – O espaço gourmet e de convívio social ganhou duas arandelas na porta de entrada e saída.

O espaço gourmet e de convívio social ganhou duas arandelas na porta de entrada e saída

Imagem 26 – A área externa da casa ficou completa com a arandela externa redonda.

A área externa da casa ficou completa com a arandela externa redonda

Imagem 27 – Arandela externa estilo colonial para a varanda rústica.

Arandela externa estilo colonial para a varanda rústica

Imagem 28 – Essa varanda ganhou duas arandelas externas distribuídas no espaço, com design industrial, combinando com as banquetas.

Essa varanda ganhou duas arandelas externas distribuídas no espaço, com design industrial, combinando com as banquetas

Imagem 29 – As arandelas externas valorizaram as “colunas verdes” da área externa da casa.

As arandelas externas valorizaram as “colunas verdes” da área externa da casa

Imagem 30 – Varanda com arandelas externas com fachos duplos de iluminação; perceba como a iluminação indireta realça a beleza do local.

Varanda com arandelas externas com fachos duplos de iluminação; perceba como a iluminação indireta realça a beleza do local

Imagem 31 – Arandelas em cubos de vidro para iluminar e decorar a área social externa da casa.

Arandelas em cubos de vidro para iluminar e decorar a área social externa da casa

Imagem 32 – A mesa na varanda ganhou o apoio de iluminação das três arandelas externas.

Imagem 33 – Arandelas externas para a entrada da casa moderna; o projeto de iluminação fica completo com os spots.

Arandelas externas para a entrada da casa moderna; o projeto de iluminação fica completo com os spots

Imagem 34 – Arandelas externas simples para o espaço aberto da casa: pontos discretos, mas fundamentais de luz.

Arandelas externas simples para o espaço aberto da casa: pontos discretos, mas fundamentais de luz

Imagem 35 – As arandelas externas posicionadas junto ao sofá garantem uma iluminação acolhedora e intimista.

As arandelas externas posicionadas junto ao sofá garantem uma iluminação acolhedora e intimista

Imagem 36 – As arandelas externas posicionadas junto ao sofá garantem uma iluminação acolhedora e intimista.

As arandelas externas posicionadas junto ao sofá garantem uma iluminação acolhedora e intimista

Imagem 37 – Esse espaço de descanso e relaxamento ficou perfeitamente iluminado com as arandelas focais.

Esse espaço de descanso e relaxamento ficou perfeitamente iluminado com as arandelas focais

Imagem 38 – Arandelas externas pequenas e discretas para a porta de entrada da casa moderna.

Arandelas externas pequenas e discretas para a porta de entrada da casa moderna

Imagem 39 – Trio de arandelas modernas para a varanda da casa; perceba que elas não integram a iluminação principal, apenas complementam.

Trio de arandelas modernas para a varanda da casa; perceba que elas não integram a iluminação principal, apenas complementam

Imagem 40 – Arandelas externas vermelhas para criar pontos coloridos e iluminados no jardim.

Arandelas externas vermelhas para criar pontos coloridos e iluminados no jardim

Imagem 41 – O jardim de inverno ficou ainda mais bonito com as arandelas externas de formato largo instaladas no painel de madeira.

O jardim de inverno ficou ainda mais bonito com as arandelas externas de formato largo instaladas no painel de madeira

Imagem 42 – Inspiração de arandela externa que pode ser usada em propostas de estilo moderno e / ou industrial.

Inspiração de arandela externa que pode ser usada em propostas de estilo moderno e / ou industrial

Imagem 43 – Arandelas externas de ferro e estilo provençal para combinar com o estilo da decoração do jardim.

Arandelas externas de ferro e estilo provençal para combinar com o estilo da decoração do jardim

Imagem 44 – A varanda da casa, toda trabalhada em madeira, ficou ótima com a arandela externa simples.

A varanda da casa, toda trabalhada em madeira, ficou ótima com a arandela externa simples

Imagem 45 – O espaço aberto para a piscina e bar ficou completo com a presença das arandelas externas posicionadas nas colunas.

O espaço aberto para a piscina e bar ficou completo com a presença das arandelas externas posicionadas nas colunas

Imagem 46 – Espaço gourmet com arandelas externas em estilo industrial.

Espaço gourmet com arandelas externas em estilo industrial

Imagem 47 – Para combinar com o estilo moderno da casa, a arandela externa com armação simples garante um facho duplo de luz em LED.

Para combinar com o estilo moderno da casa, a arandela externa com armação simples garante um facho duplo de luz em LED

Imagem 48 – A arandela externa em ferro na cor amarela para a varanda; mais um modelo que pode ser feito facilmente em casa.

A arandela externa em ferro na cor amarela para a varanda; mais um modelo que pode ser feito facilmente em casa

Imagem 49 – Arandela externa com ponto focal direcionado para o sofá do espaço aberto.

Arandela externa com ponto focal direcionado para o sofá do espaço aberto

Imagem 50 – Arandela externa moderna acompanhando o estilo da casa.

Arandela externa moderna acompanhando o estilo da casa

Imagem 51 – As arandelas externas tem o poder de valorizar e realçar pontos específicos da casa, como é o caso dessa parede de tijolinhos.

Imagem 52 – Arandelas externas para o jardim e espaço gourmet da casa; modelo simples, mas funcional.

Arandelas externas para o jardim e espaço gourmet da casa; modelo simples, mas funcional

Imagem 53 – As arandelas garantem o clima aconchegante e acolhedor dessa casa com lago artificial.

As arandelas garantem o clima aconchegante e acolhedor dessa casa com lago artificial

Imagem 54 – Para combinar com o estilo rústico e despojado desta varanda, nada melhor do que uma arandela externa de ferro.

Para combinar com o estilo rústico e despojado desta varanda, nada melhor do que uma arandela externa de ferro

Imagem 55 – Arandelas externas pequenas no muro da casa iluminando suavemente o espaço da fogueira.

Arandelas externas pequenas no muro da casa iluminando suavemente o espaço da fogueira

Imagem 56 – Nessa área externa, arandelas e luminária de chão reforçam a iluminação.

Nessa área externa, arandelas e luminária de chão reforçam a iluminação

Imagem 57 – O espaço externo aconchegante contou com o apoio de três arandelas de ferro com desenhos ornamentais.

O espaço externo aconchegante contou com o apoio de três arandelas de ferro com desenhos ornamentais

Imagem 58 – O espaço externo aconchegante contou com o apoio de três arandelas de ferro com desenhos ornamentais.

O espaço externo aconchegante contou com o apoio de três arandelas de ferro com desenhos ornamentais

Imagem 59 – As arandelas externas foram posicionadas na parte baixa do muro revestido em madeira, conferindo um efeito de luz diferenciado para o ambiente.

As arandelas externas foram posicionadas na parte baixa do muro revestido em madeira, conferindo um efeito de luz diferenciado para o ambiente

Imagem 60 – A varanda aberta ganhou uma arandela em ferro com ponto focal aberto para todo o ambiente em madeira.

A varanda aberta ganhou uma arandela em ferro com ponto focal aberto para todo o ambiente em madeira