Muros de casas: 60 ideias e projetos incríveis para te inspirar

Conheça diferentes projetos de muros de casas para ter uma habitação protegida e moderna

Por -

Os muros de casas são o primeiro contato que moradores e visitantes tem com a residência. Eles tem a função de receber, proteger e garantir a privacidade da habitação. E por estarem tão à vista merecem um acabamento especial e planejado só para eles. Afinal, os muros fazem parte da casa e devem estar integrados esteticamente a ela.

E acabamento para eles é o que não falta. Uma primeira opção são os tijolinhos. O material deixa a casa com aspecto jovial e descontraído, especialmente quando combinado a alguma cor forte e vibrante. Com plantas, o tijolinho traz um clima de casa de campo ao projeto.

Outra opção são as pedras. A variedade é enorme e você pode escolher aquela que melhor se adapta ao estilo da sua casa e ao seu bolso. Os filetes de pedra tipo canjiquinha trazem um ótimo custo-benefício. Uma dica é utilizar apenas uma faixa do muro com pedras, caso não seja possível revestí-lo por completo.

Os muros vazados também são tendência e deixam a casa com um visual marcante. O vazado pode ser obtido com aberturas no concreto ou ripas de madeira. Ou os dois. Outra ideia é investir em um muro verde. Folhagens de diversos tipos podem ser utilizadas para revestir toda a extensão do muro. Contudo, é necessária uma manutenção periódica, já que as plantas precisam de cuidados especiais.

Veja também: plantas de casas, fachadas de casas.

As cercas vivas também estão entre as opções de muro verde. Elas substituem o concreto e garantem um visual muito bonito para casa. Agora, se você deseja ir mais além, pode investir em um muro de vidro. Sim, vidro. O material é uma tendência nas fachadas e você não precisa se preocupar com a segurança, já que o vidro para essa finalidade é super resistente.

A vantagem do vidro é que a casa fica protegida e, ao mesmo tempo, exposta, revelando toda sua beleza. O vidro também empresta à casa um visual moderno e clean.

60 modelos de muros de casas para se inspirar

Que tal conferir agora algumas fotos e modelos de muros de casas? Selecionamos projetos de muros de casas modernas, casas simples, casas pequenas. Enfim, para todos os estilos. Certeza que algum deles vai se encaixar com aquilo que você já tem em mente. Vamos lá?

Imagem 1 – Muro de elemento vazado.

Muro de elemento vazado
O elemento vazado do muro faz combinação com a estrutura vazada da fachada da casa. Os elementos vazados são indicados para trazer luminosidade e ventilação para os ambientes.

Imagem 2 – Cimento queimado mais madeira.

Cimento queimado mais madeira
A junção entre a cor de cimento queimado do revestimento mais a madeira do portão deixou a fachada dessa casa elegante e charmosa. Destaque para as placas pretas que dão continuidade ao muro.

Imagem 3 – Muros de casas: muro moderno.

Muros de casas: muro moderno
Os recortes e as linhas retas desse muro conferiram a frente da casa um estilo moderno e arrojado. Para reforçar a proposta, a opção foi deixá-lo na cor do cimento.

Imagem 4 – Muros de casas: muro baixo.

Muros de casas: muro baixo
O muro baixo, todo vazado, tem à sua frente pés de árvores ainda em crescimento, protegidas por uma cerca da mesma altura do muro. Imagine o visual dessa fachada quando as árvores atingirem sua altura normal?

Imagem 5 – Muros de casas: portão no lugar do muro.

Muros de casas: portão no lugar do muro
A frente dessa casa ao invés de um muro possui um portão amplo. Todo vazado, ele permite a visualização da parte interna da casa.

Imagem 6 – Casa à mostra.

Casa à mostra
O muro dessa casa é uma estrutura vazada de ferro. As plantas na parte interna embelezam a entrada ao mesmo tempo em que garantem certa privacidade aos moradores.

Imagem 7 – Fachada de tijolinho com muro vazado.

Fachada de tijolinho com muro vazado
A combinação entre os tijolinhos da fachada e a estrutura metálica preta deixou a entrada da casa moderna e levemente rústica. A árvore de desenho definido contribuiu para a beleza da frente.

Imagem 8 – Muro com portão vazado.

Muro com portão vazado
O muro de cimento queimado acomoda o portão vazado, permitindo que a casa fique exposta revelando seus detalhes e beleza.

Imagem 9 – Muro baixo com pedra canjiquinha.

Muro baixo com pedra canjiquinha
As pedras do tipo canjiquinha valorizam a entrada da casa e criam uma harmonia perfeita com o restante do acabamento da fachada. Destaque para o portão articulado seguindo o mesmo tom das pedras.

Imagem 10 – Muro de pedras rústicas.

Muro de pedras rústicas
A rusticidade desse muro é contrastada com a abertura em vidro. Uma opção para deixar a casa à mostra sem perder a segurança e a privacidade.

Imagem 11 – Muro de concreto branco.

 Muro de concreto branco
O muro branco faz referência à fachada da casa que segue na mesma cor. A frente ainda possui uma abertura vazada pela estrutura de ferro que garante visibilidade para a parte interna da residência.

Imagem 12 – Muro de ferro vazado.

Muro de ferro vazado
Esse muro todo de ferro com linhas vazadas deixou a casa charmosa e muito moderna. A cor combina com as cores da fachada.

Imagem 13 – Muro de pedras iluminado.

Muro de pedras iluminado
O muro, que fecha toda a casa, possui acabamento em pedras naturais. A iluminação indireta vinda do pequeno canteiro criou um ar de sofisticação para a entrada.

Imagem 14 – Muro quadriculado.

Muro quadriculado
A entrada dessa casa é feita por uma estrutura de ferro quadriculada protegida por uma tela de metal. A mesma estrutura funciona como um portão.

Imagem 15 – Concreto iluminado à noite.

Concreto iluminado à noite
A luz amarela que ilumina esse muro à noite realça o concreto e o valoriza. Na hora de planejar o muro da sua casa leve em consideração a aparência que ele terá a noite.

Imagem 16 – Muros de casas: muro de pedras naturais.

Muros de casas: muro de pedras naturais

Imagem 17 – Muro estilo cerca.

Muro estilo cerca.
O muro dessa casa lembra as cercas baixas muito utilizadas antigamente. Note que no interior, as plantas acompanham o caminho feito pelo muro.

Imagem 18 – Muro cinzento.

Muro cinzento
O tom cinzento desse muro de pedras do tipo ardósia foi suavemente envolvido pelo verde das costelas de adão. As plantas garantem vida e alegria à entrada da casa.

Imagem 19 – Muro em tons de terra.

Muro em tons de terra
Para combinar com a proposta da casa, um muro com tons de terra. A parte do muro em concreto também está em harmonia com o restante do projeto

Imagem 20 -Muros de casas: muro de telinha.

Muros de casas: muro de telinha
O muro feito com a tela de pequena abertura deixou a entrada da casa com um aspecto delicado. As colunas de concreto trazem a rigidez e a força, qualidades necessárias para um muro

Imagem 21 – Muro alto de pedra canjiquinha.

Muro alto de pedra canjiquinha.
O muro alto traz uma sensação maior de segurança. Contudo, é possível quebrar esse tom sisudo com a inserção de elementos vazados, como por exemplo, no portão.

Imagem 22 – Vizinhança de muros iguais.

Vizinhança de muros iguais
Em condomínios é possível conversar com os demais moradores é propor um modelo único para a fachada das casas.

Imagem 23 – Muro personalizado.

Muro personalizado
Esse muro traz o nome do morador impresso em um letreiro estiloso. O muro vazado é charmoso e deixa a casa levemente exposta

Imagem 24 – Muro de concreto vazado.

Muro de concreto vazado
O concreto é reconhecido pela sua rigidez. Porém, quando ele aparece de forma vazada, como nessa imagem, a fachada da casa ganha um aspecto mais suave e clean.

Imagem 25 – Muro cinzento com portão de madeira.

Muro cinzento com portão de madeira
Mais uma vez a combinação certeira entre madeira e a cor cinza do revestimento. A mistura traz elegância e um toque de rusticidade a fachada. Destaque para a iluminação indireta vinda da parte vazada do muro.

Imagem 26 – Muro de madeira.

Muro de madeira
Pouco usual, mas também é uma possibilidade. O muro de madeira confere um toque rústico e natural para entrada da casa. Entretanto, é preciso cuidar para que a madeira não sofra com as intempéries do tempo.

Imagem 27 – Muro de cimento queimado.

Muro de cimento queimado
Não repare se esse muro parecer inacabado. A intenção é essa mesma. O cimento queimado confere modernidade a entrada dessa casa. Uma alternativa mais econômica e que não perde em nada na sua estética.

Imagem 28 – Muro de madeira vazado.

Muro de madeira vazado
O detalhe em madeira vazada mudou a cara dessa fachada. A iluminação indireta em composição com o canteiro de plantas à frente trouxe um clima aconchegante e acolhedor para a casa.

Imagem 29 – Plantas valorizando o muro.

Plantas valorizando o muro
O canteiro na frente do muro o valoriza e o integra ao restante da casa. Uma solução prática, fácil e econômica.

Imagem 30 – Muro que se estende para parte interna.

Muro que se estende para parte interna
O mesmo revestimento utilizado na parte externa foi usado para a parte interna da fachada. A madeira e as plantas finalizam o acabamento

Imagem 31 – Muros de casas: pedras, madeira e plantas.

Muros de casas: pedras, madeira e plantas
O trio pedra, madeira e planta sempre resulta em uma combinação harmoniosa e bonita. Na fachada da casa, os elementos valorizam o imóvel.

Imagem 32 – Muro de pedras seguindo o restante do acabamento da casa.

Muro de pedras seguindo o restante do acabamento da casa
As pedras do muro também estão presentes no restante da fachada da casa, com isso o muro se integra ao projeto.

Imagem 33 – Muro de concreto com detalhe em ferro vazado.

Muro de concreto com detalhe em ferro vazado
Para diferenciar o muro de concreto tradicional, opte por um detalhe como esse da imagem. O muro foi valorizado esteticamente e se harmonizou com o restante da casa.

Imagem 34 – Muro preto com detalhes em madeira.

Muro preto com detalhes em madeira
A cor preta sempre garante sofisticação na decoração. No muro, o efeito não seria diferente. Os detalhes em madeira reforçam ainda mais o conceito de sofisticação.

Imagem 35 – Muro de pedra cercado por plantas.

Muro de pedra cercado por plantas
A casa ganhou vida com o canteiro que percorre toda a extensão do muro. O verde faz um contraste importante com o cinza que predomina nos muros e na casa.

Imagem 36 – Muro de concreto com listras vazadas.

Muro de concreto com listras vazadas
As listras vazadas na horizontal contribuíram com a beleza dessa fachada. As plantas não passam despercebidas.

Imagem 37 – Detalhes de madeira para acabar com a monotonia.

Detalhes de madeira para acabar com a monotonia
O que seria dessa casa sem os detalhes em madeira no muro? Ela é a responsável por quebrar a monotonia cinza desse projeto.

Imagem 38 – Muro com planta trepadeira.

Muro com planta trepadeira
Plantas trepadeiras são muito utilizadas em muros, como essa da imagem. Elas garantem um visual bonito, uniforme e despretensioso. São uma alternativa fácil de colocar em prática e muito econômica. Assim não tem desculpa para não mudar a cara do muro de casa.

Imagem 39 – Muro vazado com canteiro de tijolinhos.

Muro vazado com canteiro de tijolinhos
O muro vazado com linhas mais finas são ótimas para quem deseja expor a casa com moderação. Elas mostram e escondem ao mesmo tempo. Já na calçada, o destaque fica por conta dos tijolinhos que formam o canteiro de plantas rente ao muro.

Imagem 40 – Muro reto e uniforme.

Muro reto e uniforme
Esse muro cobre toda a entrada da casa com jeito sério e sóbrio. A única informação que fica à vista é a cor, a mesma na parte interna e externa.

Imagem 41 – Muro com blocos de cimento.

Muro com blocos de cimento
Esse muro deixou os blocos de cimento à mostra. Repare apenas no detalhe que fez toda a diferença: o modo de encaixe das peças forma um desenho diferenciado.

Imagem 42 – Muro de sustentação.

Muro de sustentação
O muro dessa casa parece cumprir um papel especial: o de sustentar toda a estrutura do imóvel. Para reforçar esse efeito, a opção foi utilizar pedras, um material forte e resistente.

Imagem 43 – Muro e portões abertos.

Muro e portões abertos
A casa fica toda exposta com esse estilo de muro. O portão que o acompanha segue o mesmo propósito.

Imagem 44 – Casa protegida e bem vista.

Casa protegida e bem vista
A estrutura de ferro que cerca essa casa a deixou protegida e à vista de todos que passam pela rua.

Imagem 45 – Muro branco de concreto.

Muro branco de concreto
O alto muro de concreto pintado de branco protege a casa. Na parede do muro, algumas janelinhas para levar luminosidade e ventilação para o interior da casa.

Imagem 46 – Azul para contrastar com o preto.

Azul para contrastar com o preto
O azul suave nas paredes do muro cria um contraste interessante com o preto uniforme do portão. Destaque para a parede de elementos vazados erguida logo acima do primeiro pavimento.

Imagem 47 – Muro de cimento rústico.

Muro de cimento rústico
A textura feita no cimento criou um visual rústico ao muro, sem, contudo, tirar dele o aspecto moderno.

Imagem 48 – Muro de placas de cimento.

Muro de placas de cimento

Imagem 49 – Muro feito com ripas de madeira.

Muro feito com ripas de madeira

Imagem 50 – Muro de vidro.

Muro de vidro
Se você deseja valorizar a fachada da sua casa, aposte nos muros de vidro. Repare como ele contribui para o acabamento clean e delicado da casa.

Imagem 51 – Muro com uma leve transparência.

Muro com uma leve transparência

Imagem 52 – Muro de madeira sustentando a casa.

Muro de madeira sustentando a casa
Esse projeto ousado e diferente, nos leva a crer que o muro sustenta o peso da casa. Um efeito interessante, ampliado pelo uso da madeira em toda a parte externa da casa.

Imagem 53 – Muro demolido.

Muro demolido
Não se assuste. A proposta é essa mesma. Um muro descontruído que parece ter saído de uma demolição recente.

Imagem 54 – Muro de tijolinhos enviesado.

Muro de tijolinhos enviesado

Imagem 55 – Muro de casa simples.

Muro de casa simples

Imagem 56 – Muro de madeira em contraste com o branco.

Muro de madeira em contraste com o branco

Imagem 57 – Muro verde.

Muro verde

Imagem 58 – Muro cheio de detalhes.

Imagem 59 – Muro com efeito persiana.

Muro com efeito persiana

Imagem 60 – Muro de cimento com textura de ranhuras.

Muro de cimento com textura de ranhuras