Piscina de vinil: o que é, vantagens e fotos para se inspirar

Conheça mais sobre este material que é tendência na construção de piscinas

Por -

Com obras em andamento, chega a hora de escolher qual o material e a forma de construção mais adequada para a piscina em uma residência, afinal, quem não quer desfrutar dos bons momentos de lazer do verão ao lado de amigos e familiares? O mercado disponibiliza diferentes materiais para a instalação da piscina: cada qual com suas características e vantagens. Desta vez, abordaremos as piscinas de vinil:

O que é uma piscina de vinil?

Em linhas gerais, a piscina de vinil, assim como a de alvenaria, também é construída com base semelhante, oferecendo a mesma robustez de uma construção. A diferença se dá em parte no processo de construção, no qual a alvenaria recebe um revestimento de vinil, também conhecido como bolsão. Este material confere a impermeabilização, a estanqueidade da água e garante a higiêne, sem a necessidade de aplicação de produtos específicos de impermeabilização e sem azulejos — ou seja, pode ser uma boa opção.

Este tipo de piscina já é o favorito para a construção em outros países: além de ser flexível, é econômico e se adequa as mais variadas construções com arquitetura moderna.

Principais vantagens de uma piscina de vinil

Antes de fazer a sua escolha, conheça as principais vantagens que uma piscina de vinil apresenta em relação a outros modelos:

  • Não há limites de tamanho: as piscinas de vinil possuem uma clara vantagem em relação ao tamanho: ao contrário dos modelos de fibra, que possuem formato pré-fabricado, o vinil pode se adequar a diferentes tamanhos de uma obra.
  • Contam com o formato flexível: o vinil é ideal para quem procura um formato de piscina personalizado, seja em curvas, degraus e diferentes recortes do desenho na construção.
  • Desenho personalizado: este modelo permite a flexibilidade na hora de escolher o desenho. Apesar da imitação de pastilhas ser o mais popular, o cliente também pode escolher por faixas, desenhos geométricos e estampas variadas que se adequem ao seu gosto. De acordo com o fabricante, são mais de 20 estampas disponíveis para a personalização do desenho.
  • Tem estética atraente: após o término da obra, o visual de uma piscina de vinil pode ser surpreendente, executado de acordo com as especificações do morador.
  • Possuem excelente custo-benefício: apesar da durabilidade mais restrita, o modelo de vinil pode ser mais atraente em termos de custos do que os mais tradicionais.
  • São práticas na hora de transportar: a piscina de vinil dispensa as grandes carretas para ser transportada e não requer grandes espaços de corredores e ruas durante o trajeto, ao contrário do modelo de fibra.
  • Instalação prática: por se tratar de uma construção mais simples, o tempo de instalação de uma piscina de vinil pode variar entre 15 e 20 dias. Para efeito de comparação, uma piscina de concreto pode levar até 4 meses para ter sua construção concluída.
  • Manutenção fácil: o vinil pode ser reparado através dos kits de empresas especializadas para consertar trincas e vazamentos que podem surgir de forma espontânea ao longo do tempo.
  • Descarte facilitado: a piscina de vinil é sustentável desde a sua construção, durante o seu uso e até na sua demolição. Ela é feita com uma estrutura de alvenaria leve. Os resíduos em excesso quase não existem na demolição, já que o descarte dos materiais servem perfeitamente para a reciclagem.

Qual a diferença entre uma piscina de vinil e uma de concreto e alvenaria?

Uma das pricipais diferenças entre a piscina de vinil e uma de alvenaria é em relação a construção. A estrutura de uma piscina de alvenaria requer ferragens, concreto, produtos específicos para impermeabilização e o acabamento com azulejos e pastilhas. Para instalar uma piscina com vinil, apesar da estrutra básica, ela é mais simples, trazendo um custo benefício melhor em relação ao modelo de concreto.

Preço da piscina de vinil

O preço de uma piscina de vinil pode variar de acordo com a região. Em linhas gerais, uma piscina deste material pode custar no total entre R$10.000,00 e R$30.000,00, o que pode variar também em relação ao tamanho. Ainda assim, seu custo é percentualmente menor do que a fibra de vidro e o concreto.

Desvantagens da piscina de vinil

  • Durabilidade: uma das características que pesam na hora de escolher o tipo de piscinal ideal é o seu tempo de duração. O vinil possuí durabilidade menor em relação aos outros materiais.
  • Produtos químicos: o vinil é um material específico e sua manutenção precisa de produtos químicos em maior quantidade para manter o PH da água neutralizado.
  • Mais frágil: este tipo de material tem mais fragilidade e pode ser danificado com o uso. O contato brusco com um objeto metálico, pontiagudo ou até mesmo um brinquedo podem danificar o material, requerendo reparos.

Cuidados gerais com a piscina de vinil

Com o intuito de ter uma durabilidade maior, faça a conservação da piscina com os produtos químicos recomendados pelo fabricante do material e a empresa de instalação.

Em caso de manutenção, ela pode ser feita sem precisar esvaziar a piscina. Os kits de reparo de vinil tem esta função, principalmente para pequenos danos e vazamentos. O material ainda pode ser substituído completamente de acordo com o desgaste sofrido.

A água da piscina é permanente e a troca não é necessária. Mesmo com um determinado descuido, com o uso de produtos específicos, ela pode ser tratada e regularizada para o uso.

60 imagens de piscinas de vinil para se inspirar

Depois de conhecer as principais características deste material que é tendência na construção de piscinas, confira mais algumas dicas com referências visuais para se inspirar:

Imagem 1 – Piscina de vinil com escada.


Qualquer piscina que recebe esse revestimento de vinil tem como objetivo estancar a água. Ela possui uma construção sólida, só que ao invés de ser revestida com azulejo ou pastilhas, ela recebe o revestimento em vinil que simula esses materiais. A parte da instalação deve ser feita por uma mão de obra especializada para evitar problemas futuros.

Imagem 2 – Piscina de vinil com fonte.


É possível ter um lindo projeto com uma piscina de vinil. No projeto acima a borda em mármore deu todo o acabamento elegante e sofisticado para essa área.

Imagem 3 – Esse modelo imita um mix de pastilhas em tons de azul.


A tradicional composição em pastilhas pode ser encontrada em forma de vinil. Uma ótima opção para quem procura o mesmo efeito, mas com um custo inferior.

Imagem 4 – Dependendo da proposta, elas podem criar desenhos na piscina.


Seja criativo em seu projeto! Da mesma forma que você pode inserir desenhos com as pastilhas e cerâmicas, o vinil recebe um tratamento personalizado caso queria esse efeito diferente em sua piscina.

Imagem 5 – O vinil possui um design versátil que leva beleza ao seu lar!


Por ser um produto industrializado, ele necessita de uma empresa especializada que faça as medições corretas e instalação perfeita para um bom resultado!

Imagem 6 – E ainda podemos encontrar ela na versão com borda infinita.

Imagem 7 – Das diversas estampas a mais utilizada é aquela que imita as pastilhas.


No mercado existem diversas estampas de acordo com a disponibilidade da empresa contratada. Para não haver erros, a imitação de pastilhas é o mais recomendável.

Imagem 8 – Sua grande vantagem é a versatilidade no formato.


Por ser um material maleável você pode desenhar sua piscina no formato desejado, pois o vinil acompanha curvas e ângulos nos mais variados tipos de projetos.

Imagem 9 – Piscina pequena de vinil


O bacana das piscinas pequenas é a versatilidade no visual que pode ser feita em um tempo curto devido sua rapidez na instalação, sem falar na possibilidade de trocar o vinil por outro diferente gastando pouco.

Imagem 10 – Seu acabamento fica muito similar aos materiais originais.

Imagem 11 – Essa piscina ganhou até um paisagismo especial

Imagem 12 – Ela contorna todo o desenho da piscina.

Imagem 13 – Além de possuir uma fácil instalação, sua manutenção em relação a limpeza é simples e prática.


O vinil funciona como um bolsão, onde ele é encaixado e colado sobre a superfície que deseja revestir.

Imagem 14 – Piscina de vinil com jacuzzi


Deixe o visual da sua piscina mais aconchegante com um piso de deck. Dessa forma você pode unir beleza e funcionalidade em um mesmo local!

Imagem 15 – A variedade de estampas do vinil permite criar diferentes estilos de decoração

Imagem 16 – A piscina em vinil integra os ambientes da casa

Imagem 17 – A piscina em vinil recebeu um acabamento cristalino

Imagem 18 – Você pode inserir cores diferentes em cada nível da piscina

Imagem 19 – Existem diversos acabamentos em vinil que simulam os materiais

Imagem 20 – Ele é moldável de acordo com o tamanho da piscina

Imagem 21 – Ela vai desde os projetos mais simples até os arrojados

Imagem 22 – Complemente a área da piscina com um jardim vertical


Nada melhor que deixar o cantinho da piscina mais ligado à natureza. Para quem possui pouco espaço, pode optar por uma parede verde que deixa o contraste mais intenso no espaço!

Imagem 23 – Churrasqueira com piscina de vinil integrada.

Imagem 24 – Aqui existem duas piscinas que recebem o mesmo acabamento em vinil.

Imagem 25 – Neste modelo apenas uma parte da borda foi inserida com o vinil

Imagem 26 – Piscina estreita de vinil.

Imagem 27 – Piscina em vinil com recortes.

Imagem 28 – Piscina com borda infinita de vinil.


Para áreas com vegetação, montanhas ou praia: esse modelo é ideal para criar uma conexão com o meio ambiente, por isso é indicado ter uma paisagem que favoreça essa proposta.

Imagem 29 – Piscina grande de vinil.

Imagem 30 – Você pode escolher apenas uma parede da piscina com a manta em vinil.

Imagem 31 – Detalhe do acabamento do vinil na piscina.

Imagem 32 – Ela leva todo o toque moderno para sua casa.

Imagem 33 – Pode ser encaixado em diversos formatos.

Imagem 34 – Interligue as áreas de lazer junto à piscina.


O projeto de todos os ambientes devem caminhar juntos, por isso interligar os espaços é muito importante. Na área de lazer, esses locais devem ter uma atenção maior, pois é indicado fazer uma conexão entres eles para que o resultado seja um único ambiente de lazer para os moradores.

Imagem 35 – O bacana é que esse tipo de piscina dispensa a impermeabilização.


Como o vinil é o próprio responsável por impermeabilizar, esse tipo de piscina dispensa a utilização de impermeabilizante (mantas) como ocorreria se o modelo escolhido fosse o de concreto.

Imagem 36 – Instale uma piscina de vinil no quintal de sua casa.

Imagem 37 – Linda composição de vinil com pedra portuguesa.

Imagem 38 – A piscina de vinil é uma construção sustentável.

Imagem 39 – Seu visual é tão perfeito que é uma das principais alternativas para quem procura um custo baixo na hora de instalar uma piscina em casa.


As piscinas de vinil são cada vez mais utilizadas no Brasil, já que são mais acessíveis e o tempo de instalação é curto em relação aos outros modelos.

Imagem 40 – Piscina curva de vinil.

Imagem 41 – Piscina com formato em L de vinil.

Imagem 42 – Azulejos utilizados na borda para dar o acabamento.


Não esqueça de dar acabamento a borda da piscina! Opte por um revestimento que dê destaque no visual como o mármore, as pedras, a madeira, os porcelanatos e os azulejos.

Imagem 43 – Mesmo com diversos desníveis, ela ainda é uma ótima opção.

Imagem 44 – Seu acabamento na borda pode ser feito com o próprio vinil.

Imagem 45 – Piscina de vinil com deck de madeira.


O tratamento paisagístico no entorno é essencial para um espaço confortável. Não esqueça de delimitar a área de circulação com a diferenciação de piso, inserir as poltronas para tomar sol, um canto verde para alegrar e instalar as fontes de água para deixar o clima mais refrescante.

Imagem 46 – Caso haja uma perfuração do material, um reparo simples no local é o suficiente.


A estampa possui uma durabilidade bem grande. O único cuidado que se deve ter é em relação ao excesso de produtos abrasivos e o uso de esponjas duras nas bordas. Mas caso haja danos, o vinil é um material barato e simples de ser reparado.

Imagem 47 – Piscina simples de vinil.

Imagem 48 – Piscina moderna de vinil.

Imagem 49 – Você pode utilizar diversos acabamentos no momento da montagem.


No projeto acima temos o vinil com dois acabamentos, um imitando um mix de pastilhas e o outro em tom uniforme onde são desenhadas as faixas. O mármore contorna toda a piscina que se prolonga para a varanda e ainda recebe um cantinho especial delimitado pelo piso de madeira.

Imagem 50 – Piscina aquecida de vinil.

Imagem 51 – Piscina arredondada de vinil.

Imagem 52 – Instale uma iluminação noturna para destacar a piscina.


A área da piscina precisa contar com uma iluminação especial para que os moradores circulem com segurança pela área. Além disso, criar efeitos baseados em iluminação para piscina é uma das maneiras de decorar a área da piscina durante festas e ocasiões especiais.

Imagem 53 – O resultado fica parecido com uma piscina de pastilhas

Imagem 54 – Quintal com piscina de vinil

Imagem 55 – Sua instalação abrange desde as piscinas mais pequenas até as maiores

Imagem 56 – Faça um desenho brincando com as tonalidades do azul


Você pode fazer seu desenho personalizado ou escolher brincar com cores, desenhos geométricos, faixas e outras estampas.

Imagem 57 – Piscina retangular de vinil

Imagem 58 – Aqui o vinil só é instalado na borda da piscina.


Para quem procura uma piscina moderna, pode trabalhar com revestimentos e acabamentos diferentes ao longo de sua extensão.

Imagem 59 – Varanda com piscina de vinil.


Outro efeito bacana na decoração é deixar a borda prolongada, contornando toda a piscina.

Imagem 60 – Complemente seu projeto com um paisagismo que integre o visual