Tipos de imóveis: descubra aqui quais são cada um deles

Por - Atualizado em:

Casa ou apartamento? Qual o melhor tipo de moradia para você e sua família? 

Atualmente existem diversos tipos de imóveis no Brasil, seja residencial ou comercial, mas cada um deles corresponde a um perfil de público diferente. 

Por isso, é importante conhecer as características dos vários tipos de imóveis e, assim, saber exatamente qual se encaixa melhor nas suas necessidades e preferências, é claro.

Continue acompanhando o post para descobrir qual o imóvel ideal para você.

Tipos de imóveis residenciais

Os imóveis residenciais podem ser classificados em dois tipos principais: casa e apartamento. Dentro dessa classificação existem outras que se diferenciam pelo tamanho, preço, acessibilidade e localização. Confira:

Tipos de casas

Casa térrea

A casa térrea é muito comum no Brasil. Simples, com apenas um pavimento e uma planta que pode ser pequena ou grande, as casas térreas possuem ambientes mais espaçosos, especialmente aquelas mais antigas.

Esse tipo de casa pode ser encontrado em diversos tipos de arquitetura, das mais clássicas às mais modernas, com uma faixa de preço bem variada também.

Indicada para famílias com filhos que priorizam espaço e área externa.

Casa sobrado

A casa sobrado se caracteriza pela presença de dois ou mais andares na mesma construção. 

Esse tipo de casa possui uma planta ampla, com diversos cômodos e, geralmente, uma boa área externa. 

Esse tipo de casa é indicada para famílias grandes. Existem opções de casa sobrado em diferentes faixas de preço, das mais populares às mais luxuosas.

Casa geminada

A casa geminada, é na verdade, um tipo de habitação residencial composta por duas casas iguais que compartilham do mesmo terreno, telhado, estrutura e arquitetura. 

Elas são geralmente construídas em formato de sobrado em condomínios residenciais e, por possuírem um custo menor para construção, já que compartilham da mesma estrutura, acabam tendo um preço de mercado mais acessível.

As casas geminadas são indicadas para famílias médias ou grandes que priorizam o uso de espaço externo com a comodidade de um condomínio fechado.

Bangalô

Muito popular em países da América do Norte e da Europa, a casa tipo bangalô é uma construção com apenas um piso, similar as casas térreas aqui do Brasil. 

A diferença entre elas é que o bangalô possui uma planta menor e conta com uma varanda que circunda toda a casa. 

Mansão

As famosas mansões são o tipo de casa mais luxuosa e de alto padrão que existe. Esse tipo de casa possui uma planta enorme, geralmente com muitos quartos, suítes, ambientes sociais amplos, como salas de estar e jantar, além de uma área externa privilegiada, com varanda gourmet, piscina e jardim. 

As mansões costumam ainda agregar ambientes diferenciados, como salas de TV, biblioteca, academia e sauna, por exemplo.

Como já é de se imaginar, as mansões são casas de alto custo e, por isso mesmo, inacessíveis para a maioria da população.

Edícula

A edícula é um tipo de construção localizada nos fundos da casa principal. Pequena, a edícula conta com apenas um dormitório, banheiro, sala e cozinha. 

Na maior parte das vezes, a edícula acaba sendo utilizada como casa de hóspedes ou para complementar a área de lazer. 

Loft

Existem lofts residenciais tanto no formato de casas, quanto de apartamentos. Esse tipo de moradia começou a fazer sucesso na década de 70 em Nova York, quando artistas e intelectuais passaram a morar nesses espaços até então ocupados por fábricas. 

Um loft é caracterizado pela ausência total de paredes e divisões. Ou seja, todos os ambientes (com exceção do banheiro) são integrados. Alguns modelos de lofts podem trazer mezaninos, apesar disso não ser uma regra.

Tipos de apartamentos

Apartamento padrão

O apartamento padrão é o mais popular que existe. Esse tipo de apartamento costuma ter entre 1 a 4 dormitórios, com ou sem suíte.

Esse tipo de apartamento possui uma planta bem definida com ambientes divididos entre quartos, sala de estar e jantar (integradas), cozinha, área de serviço e varanda. 

Hoje em dia esse é o tipo de moradia mais procurada pelos brasileiros, devido as facilidades de financiamento imobiliário.

Outra vantagem dos apartamentos padrões é que eles atendem a um público bem variado, uma vez que existem empreendimentos em diferentes pontos de uma cidade, além de plantas capazes de atender famílias de diferentes tamanhos.

Apartamento duplex / tríplex

O apartamento duplex é aquele com dois andares ou, no caso do tríplex, três andares. É como se fosse um sobrado, só que dentro de um prédio.

Esse tipo de moradia é considerada de alto padrão por seu custo elevado no mercado e por geralmente estar localizado em áreas nobres das cidades.

Studio

O studio é um novo tipo de moradia que tem feito cada vez mais fama no mercado imobiliário brasileiro. Esse modelo de apartamento é totalmente integrado, mas com uma planta bem pequena, possuindo apenas um quarto, sala e cozinha. 

Por ser um apartamento pequeno, esse tipo de apartamento costuma ter um valor mais acessível, procurado especialmente por jovens adultos que precisam e desejam viver próximo do trabalho.

O prédio que costuma abrigar os apartamentos do tipo studio também costumam apresentar uma boa infra estrutura, como lavanderia de uso coletivo, academia, garagem e até piscina.

Kitnet

Muito parecida com o studio, a kitnet é um tipo de apartamento de planta pequena, com, no máximo, 35 m². 

A principal diferença entre ela e o studio está na localização. As kitnets costumam ser mais voltadas para o público jovem universitário e, por isso, estão mais próximas de faculdades e universidades.

O preço é outro atrativo desse tipo de moradia.

Flat

O apartamento flat é um tipo de moradia que traz algumas comodidades, semelhantes a um hotel, que nenhum outro tipo de habitação oferece.

É o caso, por exemplo, de serviços como limpeza, alimentação e lavanderia, inclusos em um pacote mensal. 

Esse tipo de moradia é geralmente destinado para adultos que moram sozinhos.

Apartamento Garden

O apartamento Garden é conhecido também como apartamento térreo, mas em alguns condomínios esse tipo de moradia é tido como alto padrão, já que inclui alguns benefícios que outros apartamentos não possuem.

É o caso, por exemplo, de uma área externa privativa com direito a jardim e área de churrasco. Esse tipo de apartamento faz com que os moradores sintam-se morando em uma casa.

No entanto, não é todo tipo de apartamento térreo que possui essas características. É importante checar as informações no local.

Cobertura

O apartamento de cobertura é um dos tipos de imóveis modernos mais cobiçados hoje em dia. Localizado no último andar, esse tipo de apartamento possui uma vista privilegiada, além de contar com uma planta maior do que as dos demais apartamentos do prédio. 

É comum também que as coberturas recebam o formato duplex ou tríplex. 

Os apartamentos de cobertura ainda contam com a vantagem de possuir área externa com piscina ou jacuzzi e varanda gourmet. 

Todas essas características luxuosas que um apartamento de cobertura oferece acabam impactando no preço, sendo, atualmente, um dos tipos de imóveis mais caros do mercado.

Penthouse

A penthouse é um tipo de imóvel que ainda não é tão popular no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais popularidade em outros países.

Esse tipo de apartamento é muito moderno e está localizado acima da cobertura. Isso mesmo! A casa penthouse é construída sobre a “laje”, digamos assim, do prédio, sendo a mais alta opção de moradia que se tem noticia.

O custo, como você deve imaginar, também é nas alturas.

Tipos de imóveis comerciais

Lojas

As lojas são a forma de imóvel comercial mais popular que existe. Elas estão localizadas nas ruas, em shoppings e galerias. 

Voltadas exclusivamente para o cliente final, as lojas são decoradas com vitrines expositoras e letreiros marcantes.

Salas comerciais

As salas comerciais, no entanto, são um tipo de imóvel voltado para prestadores de serviço, como advogados, dentistas, clínicas médicas, entre outros.

Esse tipo de imóvel pode estar localizado em prédios comerciais ou shoppings.

Galpões

Os galpões são destinados para armazenamento de mercadorias e, por isso, são geralmente utilizados por empresas de logísticas ou indústrias.