Utensílios para churrasco: veja 8 opções de utensílios que são necessários

Por - Atualizado em:

Tá pensando em fazer um churrasco nesse fim de semana? Ótimo! Mas antes de comprar as carnes e a cerveja é importante fazer um cheque list de todos os utensílios para churrasco que serão necessários para o preparo e o momento de servir as carnes.

Pois é! Tão importante quanto comprar uma carne de boa qualidade é ter em mãos os acessórios certos não só para facilitar e otimizar o trabalho do churrasqueiro, mas, sobretudo, para garantir que a carne fique suculenta e macia.

Bora então anotar tudo o que você vai precisar?

08 utensílios para um churrasco perfeito

1. Facas

Facas

 

Quem nunca passou perrengue com uma faca sem corte que atire a primeira pedra!

Uma faca afiada e de corte preciso é tudo o que um mestre churrasqueiro precisa para começar um churrasco de qualidade.

Acontece que as carnes são tratadas e preparadas por etapa e para cada uma dessas etapas existe um tipo de faca mais adequada.

A faca do chef, por exemplo, é indicada para o momento de cortar as carnes, já que seu tamanho maior favorece um corte preciso sem agredir as fibras da carne.

Já para o momento de desossar a carne, o mais indicado é usar uma faca de desossa para desprender mais facilmente o osso do corte de carne.

Tenha em mãos também uma boa faca de serra para cortar pães e outros acompanhamentos do churrasco.

E para garantir que o corte das facas esteja afiado até o fim do churrasco carregue com você um amolador e use-o sempre que achar necessário.

2. Espetos

Espetos

Os espetos para churrasco são polêmicos. Isso porque tem quem prefira passar bem longe deles, já que o furo provocado pelo utensilio compromete a qualidade da carne ao deixar o suco escapar, fazendo com que a carne resseque.

Contudo, os espetos podem ser usados desde que você saiba o tipo certo de carne a ser colocada nele.

Prefira aquelas com ossos, como costela, por exemplo. Outros tipos de carne, como linguiças e coração também podem ser assados em espetos.

3. Grelha

Grelha

A grelha, ao contrário do espeto, é indicada para assar carnes sem que elas percam o suco e, consequentemente, mantenham a textura suculenta e macia.

As carnes mais indicadas para assar na grelha são aquelas sem ossos, como contra filé, maminha, picanha e fraldinha, por exemplo.

A vantagem da grelha é que tanto as carnes, quanto pães e legumes, são assados por inteiro e de modo mais uniforme do que acontece com o espeto.

Mas para ter sucesso com o uso da grelha é importante mantê-la a uma distancia adequada da brasa. Se ficar perto demais, ela queima. Se ficar longe, ela cozinha, ao invés de assar.

E se puder escolher, a grelha argentina é uma das mais recomendadas, já que ela possui uma chapa inteiriça na parte debaixo impedindo que a gordura da carne caia na brasa e levante muita fumaça.

4. Avental

Avental churrasco

Não é só uma questão de estilo, ok? O uso do avental traz muita praticidade para quem está na linha de frente do churrasco. Primeiro porque ele impede que gorduras e outras sujidades caiam diretamente na roupa.

Segundo, porque muitos modelos de aventais possuem bolsos que ajudam (e muito) o mestre churrasqueiro a ter tudo o que precisa em mãos na hora de manusear as carnes.

5.Tábua

Não dispense o uso de tábuas durante o churrasco. Elas servem para auxiliar o preparo das carnes, mas, sobretudo, são coringas na hora de fazer o corte e servir carnes e acompanhamentos.

Isso tudo sem contar que ela também mantem tudo mais higiênico.

Tenha pelo menos três tábuas diferentes para usar durante o churrasco. Uma para os alimentos crus que ainda serão preparados, outra para as carnes assadas e outra para o corte de legumes, pães e queijos. Dessa forma você evita que um alimento “pegue” o sabor do outro.

As tábuas de madeira são as mais indicadas, mas você também pode usar tábuas de vidro que são fáceis de limpar, evite apenas as de plástico por uma questão de higiene.

6. Garfo

O garfo é muito útil na hora de servir as carnes já assadas. Mas não estamos aqui nos referindo aquele garfo utilizado no momento das refeições.

O garfo do churrasco é aquele comprido de apenas dois dentes pontiagudos e afiados, conhecido também como garfo trinchante.

No entanto, ele não deve ser usado para manusear as carnes que ainda estão na brasa. Isso porque ele acaba causando furos na carne, fazendo com que ela perca a suculência.

7. Pegador

E se você não pode usar um garfo para virar as carnes vai usar o quê? Boa pergunta!

O mais indicado é o uso de um pegador ou pinça. Com esse acessório simples você pode conferir o ponto da carne e virá-la na grelha sem se preocupar em perder a suculência.

8. Acendedor de churrasqueira

Acendedor de churrasqueira

O acendedor de churrasqueira não é um item tão indispensável, mas ele pode quebrar um galho, especialmente para quem não tem muita experiência no acendimento do carvão.

O acendedor elétrico é o mais rápido e seguro de todos, uma vez que basta encostá-lo no carvão e pronto.

Mas para quem prefere algo mais manual, pode optar por um acendedor feito em casa mesmo, com cones de papel, por exemplo.

Pronto agora para fazer aquele churrasco de responsa e impressionar seus convidados?