Acompanhamento para churrasco: 20 opções deliciosas de receitas

Por - Atualizado em:

Fazer um churrasco não se resume apenas a grelhar a carne e ter pão para acompanhar. Ainda mais pensando em termos nutricionais, ter outros tipos de alimentos além da carne pode fazer toda a diferença na sua refeição.

Outro ponto são os vegetarianos. Apesar de gostarem de frequentar o ambiente de um churrasco, especialmente por conta de família e amigos, eles não comem carne e ter acompanhamentos é essencial nesses casos.

Ainda que a carne seja atração principal, ter acompanhamento para churrasco é democrático e uma ótima opção para a saúde. Quer conhecer os diferentes pratos que você pode combinar e deixar a sua mesa mais completa para esse evento tão gostoso?

Ainda tem uma grande variedade de itens que você pode usar, permitindo assim, que todo mundo possa escolher o que mais gosta e saborear cada garfada. Se você está curioso, confira a nossa lista de acompanhamento para churrasco e agrade a todos paladares!

Acompanhamento para churrasco: farofa

Esse prato tipicamente brasileiro é um ótimo acompanhamento para churrasco. Veja várias opções diferentes de farofa!

Farofa de soja crocante

A proteína de soja é um ingrediente muito usado por quem não come carne, mas talvez os onívoros não conheçam tanto assim. Essa farofa pode ser surpreender a todos os paladares, já que seu sabor é incrível já que a textura fica bem crocante.

Assista ao vídeo para saber mais:

Farofa de bacon

Essa receita de farofa é muito consumida e costuma agradar muita gente. Combinar farinha de mandioca com bacon e ovo é bem simples, porém, é uma escolha muito saborosa. Além disso, o preparo é bem rápido e fácil.

Veja o tutorial retirado do youtube:

Farofa de banana

Já pensou em uma farofa diferenciada, com um toque adocicado?  Que tal preparar uma que leve apenas banana, farinha de mandioca, manteiga e uma pitada de sal? Caso você curta essa combinação de doce e salgado, essa é uma ótima pedida. Outro ponto a favor é que o preparo é rapidinho.

Quer saber mais como fazê-la? Assista a seguir:

Farofa de calabresa

Outra receita de farofa bem popular é farofa de calabresa. A linguiça não dará muito trabalho para encaixar com a farinha e, ainda, tornará o gosto do seu acompanhamento para churrasco muito melhor.

Para te ajudar, segue um vídeo retirado do youtube:

Acompanhamento para churrasco: maionese

A maionese é um acompanhamento para churrasco bastante conhecido e adorado. Saiba que existem muitas variações em seu preparo, então, aprenda a usar os ingredientes que você mais gosta para tornar a receita ainda mais especial!

Maionese de batata

Receita bem básica. Você precisará apenas das batatas cozidas, maionese, salsinha, creme de leite, além de um pouquinho de mostarda e sal. Ótima pedida para quem quer um prato simples, mas com muito sabor.

No tutorial a seguir, há outra receita de maionese de batata que também é uma ótima opção de acompanhamento para churrasco:

Maionese de mandioquinha

Já pensou em substituir a batata pela mandioca salsa? O resultado costuma ficar muito saboroso e é uma excelente opção para quem deseja inovar, mas sem ter muito trabalho.

Quer saber mais? Aprenda com esse vídeo bem explicado!

Salpicão vegano

Você deixará o frango de lado e substituirá pela carne de jaca desfiada. Essa receita de salpicão leva frutas, legumes e diferentes temperos para que seu sabor fique bem realçado. Por essa receita de acompanhamento para churrasco ser bem diferenciada, nada melhor do que um vídeo bem explicado:

Salpicão de frango

Essa é a receita tradicional do salpicão. Vão muitos ingredientes, mas o trabalho de fazê-lo é rápido e o resultado fica uma delícia.

Quer saber mais? Basta assistir ao vídeo que retiramos do youtube para fazer esse acompanhamento para churrasco tão saboroso!

Acompanhamento para churrasco: molhos

Todo churrasco precisa ter molhos diferentes para dar aquele toque especial as carnes. Vamos aprender alguns diferentes?

Molho barbecue

Essa receita de molho é bem comum nos churrascos estadunidenses, mas cada dia que passa, ganha mais adeptos no Brasil. Essa receita é tão rápida e prática de ser feita em casa, que depois de aprendê-la, você nunca mais vai querer comprar as versões prontas que são encontradas nos mercados.

Para aprender, basta assistir ao vídeo:

Maionese verde

Essa maionese é uma das grandes vedetes em receitas com hambúrgueres, mas também fica ótima para ser acompanhamento para churrasco. Seus principais ingredientes são o alho e a cebolinha para ajudarem a incrementar muito mais o sabor.

Para saber mais, veja esse vídeo que ensina direitinho como fazê-la:

Molho de alho

Sabia que um simples molho de alho pode fazer uma diferença enorme como acompanhamento para churrasco? Ainda mais se você gostar de uma carne com um sabor marcante, essa é uma ótima pedida. Além disso, a lista de ingredientes é bem curta e o preparo é rápido e prático.

Aprenda mais vendo esse tutorial do youtube:

 Molho chimichurri

O chimichurri é um molho muito popular na Argentina que leva ingredientes como alho, orégano, pimenta, azeite, vinagre, dentre outras especiarias. O preparo é simples: você só precisa misturar todos os ingredientes e pronto! Mas, mesmo assim, assista ao vídeo a seguir para fazer o acompanhamento para churrasco perfeito:

Acompanhamento para churrasco: saladas

Elas são uma excelente escolha para dias muito quentes, além de serem um acompanhamento para churrasco muito eficiente para ajudar na digestão da carne. Quer aprender a montar algumas saladas diferentes?

Vinagrete

Ela é sem dúvida um dos acompanhamentos para churrasco mais clássicos que existem, impossível ficar fora do menu! Mesmo com tamanha popularidade e com seu preparo bem simples, confira as dicas a seguir de como preparar essa salada e ter um resultado de sucesso:

Salada roxa refrescante

Esse acompanhamento para churrasco além de nutritivo deixará ainda mais a sua mesa colorida. O principal ingrediente dessa salada é o repolho roxo, mas você também vai precisar de cenoura, manga e alguns temperos para incrementar o sabor:

Salada mix de tomates

Essa salada mescla tomates de tipos diferentes, além de folhas de rúcula, pepino, fatias de bacon e manjericão. O resultado é uma salada bem colorida e extremamente nutritiva, já que é bem completa.

Para fazê-la, veja mais em:

Salada de tomate cereja

Levante a mão quem gosta do sabor adocicado do tomate cereja! Para incrementar o sabor dessa fruta, acrescente cebola roxa, cebolinha e alguns temperos. Em apenas alguns minutos você mistura tudo e ainda consegue uma salada para completar a sua mesa e o seu churrasco!

Acompanhamento para churrasco: pão de alho

Há quem afirme que só frequente churrascos para saborear o famoso pão de alho. Vamos aprender a fazer versões diferentes desse acompanhamento para churrasco tão famoso?

Pão de alho com queijo

A combinação do pão de alho com queijo faz muito sucesso nos churrascos. Que tal você mesmo aprender essa receita que é bem simples, mas ainda cheia de sabor? Assista ao tutorial a seguir:

Pão de alho tradicional

Há quem prefira o pão de alho tradicional, sem o acréscimo de queijo. Essa receita é ainda mais simples do que a anterior, mas o sabor também fica muito bom. Veja o vídeo a seguir para aprender a fazer esse acompanhamento para churrasco tão querido:

Acompanhamento para churrasco: arroz

Difícil um brasileiro dizer que não gosta de arroz, não é mesmo? Esse é aquele acompanhamento para churrasco que não pode faltar no seu almoço. Veja duas versões diferentes desse grão.

Arroz branco

O arroz branco é um acompanhamento para churrasco bem clássico. Basta apenas fazer um arroz bem soltinho que ele fará sucesso no seu almoço.

Arroz colorido

Caso você queira um arroz mais incrementado, assista ao vídeo a seguir. Ele ensina a fazer o arroz colorido, uma excelente opção de acompanhamento para churrasco e no quesito nutricional:

Todo mundo saí ganhando!

Com essa lista com diferentes opções dá para agradar gregos e troianos, não é mesmo? Todos podem escolher o que mais gostam e ainda se deliciarem com esses acompanhamentos para churrasco. E conta para gente, qual é o seu preferido?  Deixe nos comentários a seguir para sabermos mais!