Churrasco em apartamento: dicas essenciais para preparar o seu

Por - Atualizado em:

Não tem jeito, brasileiro gosta mesmo é de um bom churrasco para curtir o fim de semana. Mas e quando a pessoa mora em apartamento, faz o quê?

A boa noticia é que dá para fazer churrasco em apartamento, até mesmo naqueles sem varanda.

Duvida? Então vem com a gente nesse post e descubra como fazer o melhor churrasco de apartamento da vida!

Como fazer churrasco em apartamento: a escolha da churrasqueira

O sucesso do churrasco no apartamento começa na escolha da churrasqueira. Por se tratar de espaços pequenos e, por vezes, com pouca ventilação, é fundamental escolher churrasqueiras que não façam fumaça ou, então, que liberem o mínimo possível.

Primeiro porque o excesso de fumaça é incomodo para os próprios moradores, segundo porque provavelmente também vai incomodar os seus vizinhos.

Hoje em dia muitos apartamentos já contam com projetos de churrasqueira inclusos na planta, com as famosas varandas gourmets. Mas, existem muito outros, especialmente os menores, que não trazem esse recurso.

Por isso, vale a pena conferir as opções de churrasqueiras a seguir e ver qual delas se encaixa melhor na sua realidade.

Churrasqueira a gás

A churrasqueira a gás é uma das mais recomendadas para quem mora em apartamento sem varanda.

Esse tipo de churrasqueira não produz fumaça e assa a carne de modo semelhante ao fogão convencional. Você pode optar por uma churrasqueira a gás portátil ou por um modelo embutido, ideal para quem gosta de assar carnes com regularidade.

Uma das vantagens da churrasqueira a gás é a segurança no manuseio e a possibilidade de regular e controlar a temperatura, fazendo com que as carnes assem por igual e fiquem sempre no ponto certo.

Entretanto, a churrasqueira a gás não deixa aquele sabor defumado típico dos churrascos.

Churrasqueira elétrica

A churrasqueira elétrica é mais uma opção muito comum nos apartamentos, em especial naqueles sem varanda. Ela funciona como um grill com as carnes sendo assadas em uma grelha ou chapa, dependendo do modelo.

Assim, como a churrasqueira a gás, a churrasqueira elétrica é muito segura e não produz fumaça.

Contudo, as carnes também não ficam com o sabor defumado.

Churrasqueira a bafo

Quer dizer então que é impossível fazer um churrasco com sabor defumado no apartamento? Não! Ainda resta uma esperança e o nome dela é churrasqueira a bafo.

Geralmente compactas e portáteis, esse tipo de churrasqueira funciona a base de carvão e, por isso, consegue oferecer o sabor defumado que todo mundo ama.

Mas e a fumaça? Por se tratar de uma churrasqueira com “tampa”, o modelo a bafo pode ser usado sem medo da fumaça sair por todos os lados, uma vez que ela fica sempre fechada.

Acontece que nem tudo é perfeito. Mesmo liberando pouca fumaça e apenas quando a tampa está aberta, a churrasqueira a bafo sempre solta um pouco de fumaça. Por essa razão, é importante que o seu apartamento tenha varanda ou, no mínimo, uma janela ampla para ajudar a dissipar essa fumaça.

Também é importante consultar as regras do condomínio para saber se existe (ou não) algum impedimento para fazer o churrasco no apartamento com esse tipo de churrasqueira.

Mais uma dica: a churrasqueira a bafo comporta uma quantidade pequena de carnes. Portanto, caso você opte por usar essa churrasqueira será necessário reduzir a lista de convidados para conseguir atender todo mundo.

Evite a fumaça usando chapas

As chapas são uma boa alternativa para fazer churrasco em apartamento. Elas evitam que as carnes fiquem respingando no carvão e, com isso, a fumaça liberada é menor.

Mas, lembre-se, para usar churrasqueiras a carvão é necessário autorização do condomínio. E nem pense em fazer isso dentro do apartamento. Você precisa pelo menos ter uma varanda, ok?  

Melhores cortes de carne para churrasco em apartamento

Para reduzir ainda mais a fumaça, é importante saber escolher os cortes de carnes certos.

Todo mundo sabe que quanto mais gordurosa a carne, mais fumaça será liberada na churrasqueira, principalmente nos modelos a carvão.

Por isso, o ideal é optar por cortes de carnes magras e com gordura interna, como fraldinha ou baby beef.

A picanha deve ser suína. As carnes de frango também são uma boa pedida, como coxa, sobrecoxa e coxinha da asa.

Utensílios para churrasco em apartamento

Para que tudo dê certo com o seu churrasco não adianta apenas escolher a melhor churrasqueira e os melhores cortes de carne, você também vai precisar dos utensílios certos. Anote os principais e já comece a providenciar:

  • Tábua de corte (para as carnes cruas);
  • Tábua de corte (para as carnes assadas);
  • Um recipiente para acomodar e servir as carnes;
  • Uma faca de corte afiada;
  • Uma faca de desossa;
  • Uma faca de serra (para pães, queijos e legumes);
  • Um amolador;
  • Pegadores de carne;
  • Garfo grande;
  • Pano de prato;

Ah, é claro, não deixe faltar o avental do chef.

Não sirva apenas carnes

Se você deseja saber como fazer churrasco em apartamento, então anota mais essa dica: não sirva apenas carnes.

Coloque no menu outras opções, principalmente acompanhamentos e aperitivos.

Mas, porque? Simples: as churrasqueiras de apartamento geralmente são pequenas e não dão conta de assar uma grande quantidade de carne de uma única vez.

E você não vai querer que seus convidados fiquem sem nada para degustar, não é mesmo? Por isso, prepare aperitivos enquanto aguarda o momento do preparo das carnes.

Uma boa dica é servir antepastos e pastinhas com pães, tábuas de frios com queijos variados, frutas secas, amendoins e até alguns salgadinhos fritos, como coxinhas, bolinhos de queijo e pasteizinhos.

Para acompanhar o churrasco, sirva, ao menos, dois tipos de arroz, salada de folhas, maionese e farofa.

Lembrando que junto com as carnes ainda é possível assar outros alimentos que ajudam a deixar o churrasco mais saboroso. É o caso dos espetinhos de queijo, de legumes e os famosos e tradicionais pães de alho.

Viu só? Com todas essas dicas de como fazer um churrasco em apartamento não tem mais desculpas para deixar de reunir os amigos no final de semana.