Como cozinhar cenoura: veja o passo a passo simples e prático

Por - Atualizado em:

Tão simples, mas não tão óbvio assim. Cozinhar cenouras pode até ser algo muito corriqueiro, mas alguma vez você já se perguntou se está fazendo isso do modo certo?

Sim, existe uma forma certa de cozinhar cenouras. Mas por quê? Para não perder nutrientes, sabor e textura.

Vamos fazer certo a partir de agora? Aprenda o passo a passo de como cozinhar cenoura nesse post, vem ver.

Benefícios da cenoura

A cenoura é uma raiz de cor alaranjada, sabor levemente adocicado e textura firme. Perfeita para os mais variados tipos de prato.

Riquíssima em vitamina A, a cenoura é uma das maiores aliadas da saúde da visão. Só para você ter uma ideia, uma porção de apenas 100 gramas de cenoura fornece aproximadamente 334% da necessidade diária de vitamina A, ou seja, mais do que suficiente para manter o seu estoque em dia.

O consumo regular de cenoura seria capaz de reduzir em até 40% o risco de degeneração macular, uma doença relacionada ao desgaste da retina, muito comum em pessoas acima dos 50 anos.

Mas a cenoura não é benéfica apenas para a visão de adultos. Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância), a ingestão diária de cenouras contribuiria significativamente para a redução de casos de cegueira infantil.

E o que mais a cenoura tem a oferecer? A raiz também é muito indicada para prevenção de doenças coronárias, uma vez que a cenoura fortalece o sistema cardiovascular graças a presença da vitamina K.

Um estudo publicado pelo International Jornal of Epidemiology concluiu que o consumo regular de cenoura também é benéfico para prevenção do câncer de pulmão. O estudo sugere que a ingestão de duas a três porções de cenoura por semana é capaz de reduzir em até três vezes o risco de surgimento de câncer de pulmão em fumantes.

Além de tudo isso, a cenoura ainda é fonte de cálcio, ferro, manganês, potássio, vitamina C e vitaminas do complexo B. Ou seja, motivos não faltam para você adicionar essa raiz saborosa no seu prato.

Como escolher cenouras

Como escolher cenouras

O primeiro passo para ter cenouras deliciosas é saber escolhê-las muito bem. Para isso, a melhor dica é sempre recorrer a feira livre, uma vez que os produtos são sempre mais fresquinhos.

Prefira aquelas com ramas que se conservam por mais tempo e evite as cenouras com rachaduras, manchas escuras ou com tom esverdeado perto do talo, isso indica que a cenoura está ficando amarga.

Como cozinhar cenoura

Como cozinhar cenoura

Na panela comum

O modo mais popular de cozinhar cenoura é na panela com água fervente. O processo é válido, mas é importante saber que esse método acaba eliminando muitos nutrientes na água. Por isso, recorra a ela apenas quando estiver com pressa.

Para cozinhar cenoura na panela comum é muito simples: lave bem a casca da cenoura com a ajuda de uma escovinha. Não é necessário retirar a casca, apenas se a receita pedir uma textura mais fina e delicada, como é o caso de um purê, por exemplo.

Em seguida, corte as cenouras como preferir (em rodelas, cubos, palitos, etc) e coloque na panela com água o suficiente para cobrir. Lembrando que quanto maior o corte da cenoura, mais ela vai demorar para cozinhar, portanto, se você deseja acelerar o cozimento corte-a em pequenos pedaços.

Adicione uma pitada de sal. Se desejar acrescentar sabor, você pode cozinhar as cenouras junto com alguma erva da sua preferência, como alecrim ou tomilho.

Tampe a panela pela metade e quando começar a ferver conte cerca de oito a dez minutos. Espete uma das cenouras e verifique o ponto. Se quiser cenouras mais macias, deixe-as cozinhando por mais tempo.

Ao final do cozimento, escorra a água e prossiga com a sua receita ou apenas tempere as cenouras com pimenta, azeita e algumas gotas de limão.

Na panela de pressão

A panela de pressão é a melhor amiga de quem está com pressa. E no caso da cenoura ela é uma grande aliada.

Aqui, o processo é similar ao anterior, ou seja, você primeiro deve lavar bem as cenouras e depois colocá-las na panela com uma pitada de sal.

Feche a panela e quando começar a pegar pressão, conte cinco minutos e desligue.

A panela de pressão é indicada quando você deseja cozinhar as cenouras inteiras, mas não deseja esperar muito tempo, já que esse método é bem mais rápido.

No vapor

O método de cozimento a vapor é o mais indicado para preservar os nutrientes da cenoura (e de qualquer outro alimento).

O processo também é simples, mas demora um pouco mais. Comece lavando as cenouras muito bem. Em seguida, corte-as em pedaços pequenos para facilitar o cozimento, pode ser em palitos, cubos ou rodelinhas.

Coloque as cenouras no cesto à vapor (sem enchê-lo demais) tomando cuidado para que ele não encoste na água. Leve ao fogo e no momento que levantar fervura conte cerca de dez a quinze minutos.

No forno

Essa dica de como cozinhar cenoura é perfeita para quem é apaixonado por uma casquinha crocante e sabor caramelizado.

Para cozinhar cenouras no forno basta você lavá-las bem, cortá-las (geralmente em palitos ou em cortes maiores) e temperar com as ervas da sua preferência. Uma boa dica é usar sal, pimenta do reino e um mix de ervas, como alecrim, tomilho e orégano.

Regue com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até adquirir a textura desejada. Se desejar que elas fiquem mais macias, cubra-as com papel alumínio nos primeiros dez minutos de cozimento. 

Como cozinhar cenoura no microondas

Como cozinhar cenoura

Por fim, mas ainda assim uma opção é cozinhar as cenouras no microondas. O processo inclui lavar e cortar as cenouras em pedaços pequenos (palitos ou rodelas).

Na sequência, acomode-as em um prato ou pote com água o suficiente para cobri-las. Tampe o prato com um plástico filme ou tampa apropriada para microondas.

Ligue o aparelho em potência máxima por seis minutos e está pronto.

Agora que você já sabe como cozinhar cenouras, o que acha de preparar essas bonitinhas ainda hoje?