Como cozinhar batata doce: veja os benefícios, dicas e como fazer

Por -

Sabe de quem vamos falar hoje? Da batata doce! Sim, ela, a grande musa do mundo fitness.

Além de falar sobre suas mil e uma propriedades, vamos te explicar passo a passo como cozinhar batata doce direitinho, seja no microondas, na panela de pressão ou no vapor.

Preparado para se render de vez para essa belezinha?

Benefícios da batata doce

A batata doce é muito conhecida pelos seus carboidratos complexos que auxiliam no ganho de energia e na perca de peso, especialmente para quem pratica atividade física. Mas os benefícios da batata doce não param por aí.

Essa raiz, que pode ter tanto a casca roxa, quanto branca, é muito benéfica também para quem sofre com diabetes.

Mesmo sendo adocicada, a batata doce ajuda a equilibrar os picos de insulina no organismo, isso graças aos seus carboidratos complexos que são digeridos mais lentamente pelo organismo e, com isso, a transformação deles em açúcar acontece de forma gradual sem sobrecarregar o corpo.

E é claro que isso também acaba interferindo na perca de peso, ou seja, a batata doce é perfeita para quem deseja emagrecer, substituindo com louvor alimentos à base de farinha branca, como pães, bolachas e bolos.

Só isso? Não! Como se não bastasse, a batata doce é rica em vitamina A, um antioxidante poderoso que auxilia na saúde dos olhos e no combate ao envelhecimento da pele, aumentando a produção de colágeno.

Mas para garantir esse efeito rejuvenescedor, a batata doce precisa ser consumida com a casca, local onde se encontram a maior parte dos betacarotenos.

Quer mais? A batata doce protege a saúde do coração. Isso porque a raiz é rica em potássio, um mineral super importante que ajuda a regular a pressão arterial, eliminando o excesso de sódio do organismo. As fibras presentes na batata doce também ajudam no controle do colesterol. 

A vitamina B6 encontrada na batata doce é outra aliada da saúde do sistema cardiovascular, prevenindo problemas como AVC, infarto e doenças coronárias. 

A batata doce ainda é fonte de magnésio, vitamina C, cálcio e fósforo.

Como consumir a batata doce

A batata doce é um alimento muito versátil e pode ser usado na preparação de diferentes pratos, tanto doces, quanto salgados.

Em pratos salgados a batata doce substitui muito bem a tradicional batata inglesa, ou seja, dá para preparar a batata doce como purê acompanhando carnes de todos os tipos.

Também é possível preparar a raiz como base de cremes, caldos e sopas, garantindo textura e aspecto aveludado aos pratos.

Outra forma muito saborosa de consumir a batata doce é assada. Basta cortar a raiz em rodelas, temperar com as ervas da sua preferência e levar ao forno. 

Seguindo a mesma linha, você pode aproveitar a grelha do churrasco para fazer batata doce grelhada e defumada. Mas lembre-se de embrulhá-la no papel alumínio.

Em preparações doces, a batata doce rende ótimos recheios para tortas, basta prepará-la como um purê.

Para quem segue uma dieta vegana ou com restrição à lactose, a batata doce pode ser utilizada como base de docinhos, em substituição ao leite condensado, por exemplo. A ideia é simples: faça um purê firme com a raiz e depois adicione chocolate em pó, um pouco de açúcar e leite de coco.

E, por fim, mas não menos saboroso, vem a batata doce cozida consumida pura. Essa, inclusive, é a forma mais prática de adicionar a raiz no dia a dia. 

A batata doce cozida é ótima no café da manhã, substituindo o pãozinho, por exemplo.

Você pode cozinhar uma boa porção da raiz, guardar na geladeira e ir consumido ao longo da semana.

Como cozinhar batata doce

Você já sabe que a batata doce é super nutritiva e pode ser usada para uma variedade enorme de preparações culinárias. 

Só tem um detalhe: você precisa saber como cozinhar a batata doce para não perder os nutrientes e acertar o ponto da receita.

Por isso, trouxemos a seguir diferentes maneiras de cozinhar batata doce, além dos prós e contras de cada método. Vamos ver?

Na panela comum

O processo de cozimento da batata doce na panela comum é muito simples e prático. Você precisa apenas lavar bem as batatas, caso deseje cozinhar com a casca. 

Em seguida, coloque as batatas dentro da panela na água fervente. Conte cerca de 15 a 20 minutos e espete-as com um garfo. Se já estiverem macias, pode desligar o fogo, escorrer e fazer a sua preparação favorita.

Prós: é fácil, prático e relativamente rápido.

Contras: esse é um dos métodos em que mais se perdem nutrientes, especialmente vitamina C e as vitaminas do complexo B que não resistem as altas temperaturas e são hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem na água.

Na panela de pressão

Cozinhar batata doce na panela de pressão é a melhor opção para quem deseja rapidez e praticidade. Em menos de dez minutos elas já estão cozidas e macias. 

Para esse método de cozimento, você deve primeiro lavar bem as batatas, colocá-las dentro da panela de pressão com agua o suficiente para cobrir. 

Feche a panela e quando começar a pegar pressão conte cerca de 5 a 7 minutos e desligue o fogo. Aguarde a pressão sair por completo e, em seguida, abra a panela e verifique se as batatas já estão macias. 

Prós: super rápido e prático

Contras: assim como no cozimento na panela comum, a batata doce na panela de pressão também sofre com a perda de nutrientes, uma vez que foi imersa na água.

No vapor

O vapor é o método mais indicado para quem deseja manter os nutrientes dos alimentos, já que ele não entra em contato direto com a água.

Para cozinhar batata doce no vapor também é bem simples. Comece lavando bem a casca e cortando as batatas em dois ou três pedaços, dependendo do tamanho da raiz. 

Na sequência, coloque as batatas sobre o cesto de cozimento à vapor e conte entre 15 a 20 minutos. Ao final desse tempo, espete as batatas para verificar se já estão cozidas e macias.

Prós: O cozimento a vapor é o que mais preserva os nutrientes da batata doce, além de deixá-la com um sabor mais apurado e natural.

Contras: o cozimento é mais lento do que quando comparado à pressão, por exemplo. 

No microondas

Cozinhar batata doce no microondas também é perfeito para aqueles dias corridos e que você deseja praticidade.

Para isso, basta colocar as batatas doces com casca (bem lavadas) sobre um prato próprio para microondas. Não tampe.

Dica mega importante: faça furos em toda a casca da batata com o auxilio de um garfo. Esses furinhos vão ajudar a liberar o vapor dentro da raiz e impedir que ela exploda (literalmente) dentro do seu microondas. 

Ligue o aparelho em potência média por 8 minutos. No meio desse tempo, pause o processo, abra o microondas e vire as batatas para que elas possam cozinhar por igual.

Ao final do tempo veja se elas já estão macias. Caso contrário, coloque-as novamente por mais dois minutos.

Prós: é prático, rápido e quase não suja louça.

Contras: A batata doce perde sabor. Isso porque o microondas não cozinha os alimentos de modo uniforme e ainda os desidrata, fazendo também com que percam cor e textura. 

No forno

Uma das preparações preferidas para quem deseja extrair o máximo de sabor da batata doce é o forno.

O processo é bem simples: higienize as batatas doces, corte-as em rodelas ou filetes e tempere com sal, pimenta, alho e ervas da sua preferência.

Coloque-as lado a lado sobre uma assadeira untada com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em temperatura média por cerca de 45 minutos. Ao final, espete-as com um garfo para saber se já estão macias. 

Prós: preserva o sabor

Contras: é o método mais demorado de todos, além de que elas podem ficar ressecadas se você não untá-las adequadamente.

Dicas extras para cozinhar batata doce

  • Evite retirar a casca, ela ajuda no cozimento e ainda é muito nutritiva.
  • Quanto menos cortes você fizer na batata, menos nutrientes ela perde. Procure cortá-la no máximo em dois ou três pedaços.
  • Corte a batata somente na hora em que for cozinhá-la, assim ela não oxida. 
  • Evite o consumo de batata doce frita, já que esse método retém óleo e deixa o alimento mais calórico. Sem contar que o óleo quente também contribui para a perca de nutrientes.

Prontinho, agora não tem desculpa! Vai lá cozinhar sua batata doce.