Como plantar batata doce: conheça 3 formas para cultivar o tubérculo

Por - Atualizado em:

A batata doce é um alimento altamente nutritivo e saudável e, por esta razão, cada vez mais as pessoas incorporam este tubérculo em sua alimentação. A batata doce é uma excelente fonte de carboidratos e é parte integrante de diversas dietas focadas na manutenção da saúde e ganho de massa magra. Pela grande relevância desse alimento na vida de tanta gente, que tal cultivar batata doce em casa? Neste artigo, você irá aprender como plantar batata doce!

Para fazer o plantio da batata doce, não é necessário um grande espaço. O tubérculo se desenvolve com perfeição em vasos, hortas e, até mesmo, quando plantado na água. Se você deseja saber todos os detalhes sobre como plantar batata doce, siga a leitura do texto e fique por dentro!

Informações interessantes sobre a batata doce

No Brasil, a batata doce também é chamada pelos nomes de jatica; batata da ilha e batata da terra. Ela é um tubérculo originário das regiões mais quentes da América Latina, cresce embaixo da terra e produz uma rama com flores de cor violeta. Por esta razão, a batata doce pode ser plantada em casa dentro de vasos e utilizada como decoração de diversos espaços.

Como alimento, a batata doce é muito nutritiva e saudável, sendo rica em fibras; proteína; fósforo e potássio. Ela possui baixo teor glicêmico e é utilizada em dietas para emagrecimento. A alimentação com a batata doce garante a saciedade por um maior tempo e auxilia na redução do colesterol.

Além de tudo isso, as folhas das ramas de batata doce podem ser consumidas após o seu cozimento e são muito saborosas!

Acompanhe a leitura para aprender como plantar batata doce.

Dicas importantes para começar o cultivo em casa

Para que a batata doce cresça saudável, é necessário um clima quente e uma exposição ao sol frequente. Além disso, as regas devem ser frequentes, mas não se deve enxarcar a planta para evitar que o tubérculo apodreça.

A planta não exige grandes cuidados e é muito simples de ser cultivada. Para iniciar o plantio em casa, você pode escolher uma das três formas básicas de como plantar batata doce:

  • Através de uma rama da planta adulta, ou seja, uma muda já formada;
  • Através da indução da germinação da própria batata doce, ou seja, pela criação de uma muda, ou;
  • Através de sementes de batata doce.

A forma mais simples e mais comum para fazer o plantio da batata doce em casa é criar uma muda a partir do próprio tubérculo de batata e, posteriormente, transferir essa muda para um vaso ou horta, se você desejar.

A seguir, você irá aprender como fazer isso! Não perca.

Como plantar batata doce: aprenda a fazer uma muda

Como plantar batata doce: aprenda a fazer uma muda

Induzir o brotamento de uma batata doce é muito fácil e não tem quase nenhum segredo! Você precisará apenas de uma batata e de um copo com água.

A técnica é simples: coloque uma batata doce dentro de um copo transparente e cubra metade do tubérculo com água. Deixe esse copo próximo a uma janela iluminada, de preferência com exposição à luz do sol.

Faça a troca da água todos os dias para garantir que a batata não apodreça e, após alguns dias, você irá observar a formação de pequenos brotos e a proliferação de raízes na parte inferior do tubérculo.

Uma dica para quem tem crianças em casa é envolvê-las nessa experiência! Explique o que está sendo feito, peça ajuda para trocar a água e cuidar da planta. Como o crescimento das ramas leva poucos dias e as crianças verão o resultado desse cuidado rapidamente.

A seguir, você confere um vídeo com mais detalhes sobre essa técnica de como plantar batata doce na água!

Como plantar batata doce para decoração

Como plantar batata doce para decoração

Além de criar uma muda para ser plantada em vasos ou em uma horta, fazer o brotamento do tubérculo dentro de um copo de vidro é uma maneira muito simples de como plantar batata doce na água para decoração. Sim! Você pode utilizar um pote de vidro maior e deixá-lo na cozinha para germinar.

Quando as ramas começarem a crescer, você terá uma linda decoração ornamental em seu ambiente!

No vídeo abaixo, você aprenderá outra técnica de cultivo da batata doce e uso na decoração da casa. Não perca!

Como plantar batata doce no vaso

Como plantar batata doce no vaso

Para fazer o plantio da batata doce em um vaso, você precisará de um que tenha, no mínimo, 30 centímetros de profundidade para garantir que o crescimento do tubérculo ocorra de maneira saudável.

O primeiro passo é fazer a muda, seguindo as orientações e a técnica que ensinamos a você anteriormente neste artigo. Uma vez com os brotos e raízes já germinados, você irá plantar a sua muda no vaso escolhido.

Comece o preparo do vaso garantindo uma boa drenagem para o tubérculo. O vaso deve conter furos na parte inferior e, você deverá fazer uma camada de palha ou pedregulhos no fundo do vaso.

Então, misture a terra fértil com areia e adubo, uma proporção boa para o crescimento da batata doce é 80% de terra e 20% de areia. Coloque o substrato dentro do vaso e, então, faça um buraco no centro para acomodar a muda que você preparou.

Faça o plantio da muda e regue logo em seguida com um pouco de água. Após aproximadamente 150 dias você já poderá fazer a colheita das suas batatas!

No vídeo abaixo, você confere maiores detalhes e algumas dicas de como plantar batata doce no vaso.

A colheita da batata doce pode ser feita após 4 a 5 meses do plantio dos brotos, mas, enquanto o tubérculo não fica pronto para ser colhido, as ramas são excelentes plantas ornamentais para complementar a decoração da sua casa ou jardim.

Gostou das dicas que preparamos sobre como plantar batata doce? Escreva nos comentários se você irá começar a sua plantação em vasos, ou usará as ramas de batata doce para decoração da cozinha!

Aprenda também a como cozinhar batata doce.