Como plantar tomilho: como plantar, como cultivar e dicas essenciais

Por -

O tomilho pode não ser o mais popular entre os temperos, mas quem o experimenta uma vez vai querer pra sempre.

E a melhor forma de ter tomilho fresquinho ao alcance das mãos é plantando-o em casa. Por isso, trouxemos nesse post um guia completo de como plantar tomilho, além, é claro, de mais algumas dicas e informações bem legais.

Acompanha a gente nessa?

O que é tomilho?

Descubra como plantar tomilho

O tomilho é um subarbusto originário dos países mediterrâneos que pode crescer até no máximo 30 centímetros.

Por ser uma planta pequena, o tomilho se desenvolve muito bem em vasos e jardineiras, mas nada impede o seu cultivo em jardins e canteiros.

O tomilho possui sabor levemente cítrico e picante, além de um aroma muito perfumado. No Brasil, existem três variedades bem populares de tomilho: o comum, o limão e o rastejante.

Todos eles possuem características de cultivo muito similares, ou seja, independente do tipo de tomilho que você tiver em casa, o modo de cuidado é o mesmo. 

Quais os benefícios do tomilho?

Além de conferir sabor e aroma aos mais diferentes pratos, o tomilho também é benéfico à saúde.

As pequenas e delicadas folhas do tomilho guardam quantidades significativas de vitaminas C, D e do complexo B. O tomilho também é fonte de iodo e ferro.

Essas características tornam o tomilho um grande aliado na prevenção e cuidado da saúde do coração, além de reforçar o sistema imunológico e combater radicais livres, uma vez que é fonte de antioxidantes.

O tomilho pode ser consumido em forma de chá ou adicionado na forma fresca ou seca em preparações doces e salgadas. A erva aromática combina muito bem com carnes vermelhas, sopas, caldos, cremes e legumes em geral.

Para uso externo, o tomilho é indicado para aliviar picadas de insetos e para auxiliar no combate à acne, já que a planta possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e bactericidas.

O tomilho também é ótimo para o sistema respiratório, atuando como expectorante e tônico.

Como plantar

O tomilho pode ser plantado a partir de sementes ou por mudas produzidas por divisão de touceira e por estaquia.

Outra opção, bem mais simples e rápida, é optar pelo plantio a partir de mudas prontas compradas em lojas de jardinagem ou até mesmo em supermercados.

O plantio de tomilho por sementes é o mais trabalhoso e demorado, isso porque é difícil encontrar tomilho em forma de sementes e as plantas adultas raramente produzem sementes.

Já a estaquia é a forma mais fácil e segura de obter novas mudas de tomilho. Basta cortar um ramo de uma planta adulta e saudável e, em seguida, mergulhar esse ramo em um recipiente com água.

Quando notar o surgimento de raízes com cerca de cinco centímetros faça o plantio no local definitivo.

Para o plantio, separe um vaso ou jardineira com sistema de drenagem. Use pedrinhas e manta de jardinagem para garantir o escoamento correto da água.

Coloque terra misturada com areia e / ou uma pequena quantidade de calcário. Adicione a muda, complete com o restante de terra e pronto.

Mantenha o vaso exposto à luz solar e regue-o diariamente, em pouca quantidade, até a “pega” completa. Depois que a planta já estiver enraizada no vaso, faça regas apenas quando o solo estiver seco.

Como cultivar tomilho

O tomilho é uma planta rústica, muito fácil de ser cultivada. No entanto, para ter sucesso com o plantio do tomilho é importante conhecer suas características. Por isso, tome nota de como cultivar tomilho corretamente:

Solo ideal

O tomilho aprecia solo seco e arenoso, característica comum da região do mediterrâneo. Para chegar no solo ideal para o plantio do tomilho, recomenda-se adicionar um pouco de calcário ou areia na terra. Essa composição também favorece a drenagem da água.

A adubação do tomilho deve ser feita apenas uma vez por ano, preferencialmente nos meses de outono. Uma boa opção de adubo para o tomilho é o húmus de minhoca e a torta de mamona.

Por ser uma planta rústica, o tomilho não exige muitos nutrientes e se desenvolve bem em solos pobres.

Luz

O tomilho, assim como praticamente toda erva aromática, precisa de luz para crescer e se desenvolver. Isso significa que você deve deixar o vaso de tomilho em um local que receba, no mínimo, quatro horas por dia de luz solar direta.

Quanto a temperatura, o tomilho não é muito exigente. A planta pode se desenvolver bem tanto em climas mais frios, quanto mais quentes, indo de 4ºC a 24ºC. 

Como regar tomilho

O tomilho não é muito fã de água. A planta prefere solos secos do que molhados, por isso o recomendado é sempre checar o nível de umidade do solo antes de regar o tomilho novamente.

Faça a rega apenas quando perceber a terra seca. Nos dias mais quentes do ano, o espaçamento entre as regas tende a ser menor, já nos meses de outono e inverno pode ser que você regue o vaso apenas uma vez por semana.

Na dúvida, sempre faça o teste do dedo, tocando a terra para sentir o grau de umidade. Se o dedo sair sujo, sinal de que ainda é possível aguardar mais um dia antes de regar o tomilho. 

Momento de colher

Em média, o tomilho está pronto para ser colhido após 60 a 90 dias do plantio feito a partir de mudas.

Para o caso de plantio por sementes, esse tempo aumenta para até 120 dias.

O tomilho pode ser colhido de acordo com a necessidade, retirando-se um ou dois galhinhos por vez ou, ainda, por meio de uma colheita maciça durante a primavera deixando apenas os brotos novos para proteger e auxiliar um novo crescimento.

Essa colheita maciça estimula uma produção maior e mais abundante.

Os ramos do tomilho devem ser deixados para secar. Faça isso amarrando os ramos em pequenos buques e pendurando-os em um local fresco, seco e arejado. Vale lembrar que o tomilho seco é ainda mais aromático e saboroso do que o fresco.

Dicas extras e mais algumas curiosidades sobre o cultivo do tomilho

  • Quando plantado em jardins e canteiros, o tomilho se torna também uma linda opção ornamental, já que a planta floresce anualmente em pequenas flores com cores que variam do rosa ao lilás.
  • As flores do tomilho atraem abelhas e borboletas, deixando seu jardim e horta ainda mais vivo e colorido.
  • O escalda pé com chá de tomilho alivia os sintomas de gripe e resfriado.
  • O tomilho pode ser plantado de modo isolado ou combinado a outras ervas. Mas atenção: plante o tomilho apenas com ervas de cultivo similar, ou seja, que possuam as mesmas necessidades de rega, luz e adubação, como o alecrim e a lavanda.
  • Sabia que dá para substituir o sal da comida pelo tomilho? Sim, é possível! Isso porque toda erva aromática que confere sabor a comida acaba consequentemente reduzindo a necessidade do uso do sal.
  • Sempre remova plantas daninhas que estejam crescendo ao redor do tomilho, uma vez que elas competem por espaço e nutrientes.
  • As folhas do tomilho comum devem ser usadas preferencialmente secas, enquanto as do tomilho limão devem ser usadas frescas.
  • Procure colher os ramos de tomilho antes da floração, quando o sabor e o aroma estão no máximo de concentração.
  • Também é recomendado retirar as flores do tomilho, caso você não use a planta com efeito decorativo. Isso porque as flores acabam reduzindo o potencial de sabor e aroma das folhas.
  • Na dúvida, não regue o tomilho. È muito mais fácil você matar a planta por excesso do que por falta de água.
  • Nunca colha todos os ramos do pé de tomilho. Deixe sempre uma porção de folhas, especialmente as mais novas, assim você garante a renovação da planta.

Depois de todas essas dicas, agora é só preparar o vaso e plantar o seu tomilho.