Como cozinhar chuchu: veja como escolher, benefícios e como preparar na sua cozinha

Por - Atualizado em:

De sabor neutro, textura macia e preparo rápido, o chuchu deveria estar na sua lista de alimentos preferidos.

E, ao contrário do que muita gente pensa, esse fruto tem sim muitos nutrientes, mas para conservá-los é importante saber como cozinhar chuchu corretamente.

Quer aprender? Então fica aqui nesse post e acompanhe todas as dicas com a gente.

Benefícios do chuchu

Benefícios do chuchu

 

Apesar do gosto suave e discreto, o chuchu tem muito a oferecer em termos nutricionais.

Esse fruto, visto (erroneamente) por muitos como o patinho feio do mundo vegetal, é rico em fibras, água e pobre em calorias.

Sabe o que isso significa? Ele te ajuda a emagrecer. De que forma? As fibras e a água presentes no fruto causam sensação de saciedade, evitando que você coma mais do que deveria.

Por isso, é sempre recomendado colocar uma porção de chuchu no prato para diminuir a ingestão calórica e ao mesmo tempo aumentar o valor nutritivo da refeição.

Mas não é só isso que o chuchu tem a oferecer. O fruto ainda é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante extremamente necessário para a renovação celular e o combate aos radicais livres, além de prevenir o envelhecimento precoce e ser um aliado na prevenção de diversos tipos de câncer.

O chuchu ainda é fonte de minerais importantes para a manutenção da saúde, entre eles podemos destacar o potássio, importante para regular a pressão arterial, cálcio e fósforo, aliados dos ossos, dentes e unhas, além de zinco, fundamental para o sistema imunológico.

Viu só quanta coisa boa? E você aí de preconceito com o chuchu.

Como escolher chuchu

Como escolher chuchu

O chuchu para estar no ponto certo de consumo deve apresentar a casca lisa, sem aspecto murcho ou enrugado, assim você garante que ele não perdeu água.

Também é importante que a casca do chuchu esteja bem conservada, sem fissuras, amassados ou partes escuras.

A época de colheita do chuchu é entre agosto e novembro. Por isso, prefira consumi-lo nesse período para garantir um fruto fresco, suculento e de bom preço.

E por falar em preço, saiba que você nem precisa se preocupar em comprar chuchu. Isso porque o fruto pode ser facilmente cultivado em casa em um pequeno quintal ou até mesmo em um vaso grande.

Como preparar chuchu

Como preparar chuchu

O chuchu é um alimento super versátil graças ao seu sabor suave. Por isso mesmo ele é indicado para diversos pratos, já que não interfere no sabor final da preparação.

O modo mais popular de consumir chuchu é como salada. Mas ele também é bem vindo para enriquecer ensopados e cozidos de carne e peixe. Você pode ainda experimentar o fruto refogadinho com alho, cebola e ervas da sua preferência.

Outro jeito prático e gostoso de consumir chuchu é em purês ou suflês.

Como cozinhar chuchu

Como cozinhar chuchu

1. Na água fervente

Comece o processo de cozimento do chuchu lavando bem todos os frutos. Em seguida descasque, corte ao meio e retire a polpa do interior. Essa polpa costume ser fibrosa e um pouco dura, não muito agradável ao paladar.

Na sequência, coloque água para ferver com uma pitada de sal. Corte os chuchus em cubos ou no tamanho da sua preferência. Lembrando que quanto maior o corte, mais tempo de cozimento.

Coloque tudo na panela. Quando iniciar o processo de fervura, abaixe o fogo e conte cerca de 15 minutos. Espete o chuchu com um garfo e veja se ele já está macio.

Desligue o fogo e despeje o conteúdo da panela em uma peneira grande ou escorredor para que o chuchu fique sequinho.

Depois é só dar continuidade ao seu modo de preparo preferido.

2. No vapor

O cozimento a vapor é o modo mais adequado de preparação de alimentos vegetais, uma vez que a perca de nutrientes é bem menor quando comparado ao cozimento na água, por exemplo.

Para cozinhar chuchu no vapor o primeiro passo é lavar, descascar, remover a polpa e fazer o corte como preferir.

Em seguida, coloque os pedaços cortados de chuchu no cesto da panela a vapor e tampe.

O tempo médio de cozimento nesse processo é de 15 a 20 minutos.

3. Na panela de pressão

Naqueles dias onde a pressa é quem manda, a panela de pressão é sua maior amiga. Ela cozinha rapidamente os alimentos, inclusive o chuchu.

Comece lavando, descascando e removendo a polpa. Corte o chuchu como preferir e coloque tudo dentro da panela. Cubra com água e adicione uma colher de chá de sal.

Feche bem a panela de pressão e leve ao fogo. Quando ouvir o chiado da panela, conte 5 minutos e desligue.

4. No microondas

Sim, é possível cozinhar chuchu no microondas. Para isso, comece do modo de sempre: lavando, descascando e cortando o chuchu. Em seguida, coloque os pedaços dentro de um recipiente para microondas. Não precisa adicionar água.

Leve o recipiente para o aparelho em potência alta por cerca de 4 a 6 minutos, pausando o cozimento na metade do tempo para virar o chuchu de posição.

Ao final, verifique se os pedaços já estão macios.

5. No forno

Já pensou fazer chuchu no forno? Pois então deveria. Essa versão confere um sabor extra ao alimento, além daquela crocância característica de alimentos assados no forno.

Para isso, lave, descasque e corte o chuchu em cubos de tamanho médio. Em seguida, regue uma assadeira com azeite e distribua o chuchu sobre ela.

Tempere com sal, ervas e salpique um pouco de farinha de rosca para criar uma casquinha crocante em torno do chuchu.

Leve ao forno em temperatura de 180º por 10 a 15 minutos. Verifique o ponto após esse tempo e retorne ao forno caso necessário, mas lembre-se de virar os pedaços para que assem por inteiro.

6. Refogado

Por fim, mas não menos importante, você pode optar por fazer chuchu refogado. Aqui, o processo é super simples e prático.

Em uma frigideira fundo adicione azeite com alho picado. Leve ao fogo e quando o alho começar a ficar douradinho despeje o chuchu lavado, descascado e picado.

Deixe-o refogar por alguns instantes. Em seguida, cubra com um pouco de água e tempere com sal e ervas.

Verifique o ponto após cerca de 8 minutos de cozimento. Desligue e sirva.

E então qual dessas opções de chuchu estará no seu prato hoje?