Como limpar bolsa de couro: veja como fazer passo a passo

Por -

Não adianta ter uma bolsa de couro linda se você não sabe como limpá-la corretamente. As bolsas de couro possuem particularidades no que diz respeito a limpeza e manutenção e se você não prestar atenção nisso pode acabar perdendo aquela peça que tanto ama.

Por isso, trouxemos no post de hoje as dicas e os cuidados necessários para você aprender como limpar bolso de couro. Vem ver:

Em primeiro lugar é importante que você saiba que as bolsas de couro não devem ser lavadas, muito menos em máquina de lavar.

O processo de limpeza deve ser sutil e delicado, dividido em três etapas: limpeza, hidratação e conservação. Acompanhe:

Limpeza

Comece a limpeza da bolsa de couro esvaziando-a por completo. Isso mesmo! A limpeza envolve tanto a parte interna, quanto externa da peça.

Em seguida, faça a limpeza na parte de dentro da bolsa. Para isso, desvire o forro e com a ajuda de um papa bolinha ou fita adesiva, remova a poeira, farelos e outras sujeirinhas que estiverem na parte interna da bolsa. Você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó também, mas nesse caso é importante segurar o forro com firmeza para não danificá-lo.

Se notar a presença de manchas no forro, prepare uma mistura de água quente com vinagre e passe sobre o tecido com a ajuda de uma escovinha.

Mas se o problema for com odores e mau cheiro, a solução é bicarbonato. Coloque um pouco de bicarbonato no interior da bolsa e deixe-o por lá durante toda a noite. No outro dia, remova o bicarbonato, junto com ele vai embora também o cheiro desagradável.

Depois que a sua bolsa de couro estiver limpinha por dentro, você deve começar o processo de limpeza por fora. Para isso, desvire-a para o lado direito e analise o tipo de sujeira que você vai precisar encarar.

Para remover apenas marcas de dedo e um pouco de poeira, um pano levemente umedecido com sabão de coco já é suficiente. Passe esse paninho com delicadeza por toda a extensão da bolsa. Uma dica é manter os movimentos na direção das linhas do couro, dessa forma você mantem a beleza e a qualidade do couro. Não é necessário encharcar a bolsa, ok? Depois de limpar, pegue um pano seco e macio para finalizar a limpeza.

Já para o caso de manchas de gordura ou sujeiras mais insistentes, você pode optar por reforçar a limpeza usando álcool diretamente sobre a marca. Aguarde alguns minutos e remova.

Hidratação

Após a limpeza é necessário hidratar o couro. A melhor opção é usar hidrantes próprios para peças de couro. Mas se não tiver o produto em mãos, tudo bem! Você pode optar por hidratar a bolsa de couro usando lustra móveis ou óleo de amêndoas.

Em ambos os casos, a dica é umedecer levemente um pano macio com água e, em seguida,  aplicar duas ou três gotinhas do óleo ou do lustra móveis. Esfregue delicadamente o produto escolhido por toda a extensão da bolsa. Deixe-a secar naturalmente.

Conservação

Depois de limpa e hidratada, a bolsa de couro precisa ser conservada adequadamente. Para isso, encontre um local para armazená-la quando não estiver usando.

Não use cabides ou ganchos. Com o passar do tempo, a bolsa de couro pode acabar ficando deformada. Portanto, não a pendure.

Prefira guardar sua bolsa dentro de nichos ou prateleiras e lembre-se também de colocar bolas de papel dentro da bolsa para que ela não perca o formato.

Outro cuidado importante é lustrar a bolsa de couro periodicamente para evitar manchas. Faça isso usando hidratante próprio para couro, óleo de amêndoa ou lustra móveis.

Se você não usar a bolsa de couro com frequência, guarde-a dentro de uma fronha ou saquinho de TNT, mas não use sacos plásticos.

E se for uma bolsa de camurça?

Mas e se a bolsa for de camurça? Para quem não sabe a camurça é um tipo de couro, mas que exige cuidados diferenciados no processo de limpeza.

A parte interna da bolsa pode ser limpa conforme as orientações citadas acima. Já o lado externo da bolsa precisa receber a limpeza de acordo com o tipo de mancha, isso porque a camurça tende a absorver a sujeira com mais facilidade.

Para remoção de pó e sujeiras simples, basta utilizar um pano levemente umedecido com vinagre. Já se a bolsa apresentar manchas, como gordura ou tinta, o ideal é utilizar uma escovinha própria para limpeza de camurça ou, se preferir, uma escova de dentes, mas nesse caso, opte por uma nova.

A principio, passe a escova sobre a mancha fazendo apenas movimentos na mesma direção. Caso a mancha persista, comece a fazer movimentos de vai e vem. Nesse processo é natural que a camurça descame um pouco, não se assuste.

Outra forma de limpar a bolsa de camurça é usando borracha branca, daquelas escolares. Passe a borracha sobre a mancha na tentativa de apagá-la, literalmente.

Você também pode optar por fazer a limpeza usando vapor. Para isso, coloque a bolsa de camurça sobre uma panela com água quente, de modo que o tecido incorpore o vapor. Outra alternativa é deixar a bolsa dentro do banheiro enquanto toma banho. O vapor liberado no chuveiro também ajuda a soltar a mancha da camurça.

Mas se a mancha continuar firme e forte na sua bolsa recorra ao vinagre. Umedeça a escovinha com o produto e esfregue delicadamente sobre a peça.

Cuidados com a bolsa de couro

A bolsa de couro é exigente e, por isso mesmo, alguns cuidados são imprescindíveis para mantê-la limpa, bonita e bem conservada. Veja quais são eles:

  • Na dúvida, sempre use detergente neutro para limpar a bolsa de couro. Em hipótese alguma utilize removedor, alvejante e multiusos. Eles podem danificar o couro, provocando descamação e rachaduras na superfície.
  • Para remover manchas de caneta, por exemplo, é possível usar álcool ou acetona, mas antes de aplicar o produto, faça um teste em uma pequena área da bolsa que fique escondida.
  • Bolsas de couro de cores claras, como branco e bege, aceitam muito bem a limpeza com bicarbonato de sódio ou sabão de coco, uma vez que ambos os produtos ajudam a realçar a tonalidade clara, fazendo uma espécie de branqueamento do couro.
  • Não use lenços umedecidos para limpar a bolsa de couro. Cremes e hidrantes corporais e condicionadores de cabelo também devem ser evitados, especialmente aqueles com lanolina na composição. A substância pode manchar o couro definitivamente.
  • Se a sua bolsa possuir acessórios em metal (a maioria possui) faça a limpeza evitando molhar essas peças. Isso evita a oxidação e possíveis manchas de ferrugem no couro. Caso o metal fique molhado, seque bem quando acabar a limpeza.
  • Não use secadores de cabelo para secar a bolsa de couro. O calor pode danificar o couro. O mesmo vale para o sol. Não deixe a bolsa secando sob os raios solares, eles podem rachar e descamar o couro.
  • Caso note que a sujeira é de difícil remoção, o mais aconselhável é levar a bolsa até uma empresa especializada em limpeza de couro. É melhor não arriscar, não é mesmo?
  • Evite usar bolsas de couro de cores claras com roupas escuras. O tecido pode liberar parte do tingimento na bolsa, manchando-a.
  • Quanto antes notar a mancha na bolsa de couro e fizer a limpeza, maiores são as chances de recuperar a peça, ok? Portanto, não deixe para depois.
  • Não deixe canetas destampadas dentro da bolsa. Melhor ainda, tenha um estojinho ou nécessaire para guardar canetas. Isso evita que elas manchem sua bolsa de dentro pra fora.
  • O mesmo vale para maquiagens. Deixe seus produtos dentro de nécessaires e evite o contato deles com a bolsa.
  • Procure limpar e higienizar sua bolsa de couro regularmente, removendo o pó e outras sujeiras superficiais. Assim você a mantem sempre limpinha e bem cuidada.
  • E, por fim, sempre siga as instruções de limpeza recomendadas pelo fabricante. Ele, melhor do que ninguém, sabe a melhor maneira de realizar a limpeza.

Agora que você já sabe como limpar a bolsa de couro e só ir lá e dar aquele trato carinhoso na sua companheira de todo dia.