Como limpar jaqueta de couro: veja os cuidados e dicas passo a passo

Por -

Versátil e atemporal, a jaqueta de couro é uma peça coringa em qualquer guarda roupa. Mas para que ela seja capaz de atravessar os anos com a mesma beleza e qualidade de quando foi comprada é fundamental que você saiba como limpar a jaqueta de couro corretamente.

Existem muitos mitos e lendas por aí dizendo o que pode e o que não pode fazer com o couro. O fato é que, na verdade, não existe muita complicação, nem mistério.

Quando o assunto é limpar jaqueta de couro, o mais importante mesmo é usar os produtos certos e separar um tempinho só para isso.

Vamos lá então aprender como limpar sua jaqueta direitinho? Continue acompanhando esse post com a gente:

Cuidados na hora de limpar a jaqueta de couro

Jaqueta de couro

  • Sempre leia as instruções da etiqueta da sua jaqueta de couro. O fabricante, mais do que ninguém, sabe quais os cuidados necessários que se deve ter com aquela peça. Por isso, nesse pequeno pedaço de tecido, você pode obter informações valiosas sobre como limpar, secar e armazenar a jaqueta.
  • Não use produtos abrasivos sobre a jaqueta de couro. Também não use alvejantes, tira manchas, produtos ácidos, como limão, tampouco utilize desengordurantes.
  • Use apenas um pano macio para limpar a jaqueta. Nada de esfregar escovas de lavar roupa (que geralmente possuem cerdas ásperas e duras), também não use escovas de aço ou qualquer outro tipo de superfície que possa arranhar ou desgastar o couro.
  • Em hipótese alguma lave a jaqueta de couro na máquina de lavar ou utilize a secadora de roupas. Esses aparelhos podem provocar rachaduras e desgastes no couro, além de até mesmo encolher a peça.
  • Se tiver dúvidas sobre o produto que está utilizando, faça um pequeno teste em uma área escondida da jaqueta.
  • Manchas de café, vinho, suco de uva, molho de tomate e gorduras em geral devem ser limpas o quanto antes da jaqueta de couro. Isso porque o couro tende a absorver a mancha e quanto mais tempo você levar para limpar, mais a mancha vai se impregnar na peça. O ideal é limpar assim que notar a mancha.
  • Não seque a jaqueta de couro sob o sol. Também não é aconselhável secar a peça com secador de cabelo. O calor é prejudicial ao couro.
  • Na hora de secar a jaqueta, prefira pendurá-la por um cabide ao invés de usar prendedores de roupa, já que eles podem causar vincos e marcas na peça, além de deixá-la desalinhada. O cabide é o melhor lugar para secá-la.
  • Caso note alguma mancha de difícil remoção, o mais aconselhável é levar a jaqueta de couro para uma lavandeira especializada. Dessa forma você evita causar ainda mais danos na peça.

Como limpar jaqueta de couro com duas técnicas simples

Água e sabão

A primeira (e mais fácil) opção é limpar a jaqueta de couro com água e sabão. Mas, calma! Isso não quer dizer que você deve colocar a jaqueta na máquina de lavar. Longe disso!

A jaqueta de couro não pode ser lavada em máquina de lavar, muito menos em secadora. Ambos os aparelhos podem danificar a estrutura do couro e destruir sua querida jaqueta.

Portanto, o jeito certo de fazer a limpeza é com uma toalha macia, uma bacia e um pouco de água e sabão.

O primeiro passo é colocar água em temperatura ambiente dentro de uma bacia, não use água quente, ok?

Em seguida, pingue algumas gotas de detergente neutro, o suficiente apenas para fazer um pouco de espuma.

Cuidado com o excesso de sabão. Se usar detergente demais, o couro pode manchar e acabar ficando com uma aparência esbranquiçada. Sem contar, que você ainda aumenta as chances do couro rachar e esfarelar.

Depois de fazer essa misturinha suave, pegue uma toalha macia e molhe-a dentro da vasilha. Torça para retirar o excesso.

Na sequência, comece a passar a toalha sobre a jaqueta em movimentos longos e lineares. Evite esfregar o tecido com muita força.

Dedique um pouco mais de atenção para as partes da jaqueta que apresentarem maior sujeira, especialmente aquelas com mancha de óleo e gordura.

Após finalizar toda a limpeza, pegue outra toalha e molhe-a em água limpa para remover o detergente.

Por fim, com uma toalha seca e limpa, seque toda a jaqueta.

Após a limpeza, você deve fazer a hidratação do couro. Para isso, é possível usar azeite de oliva ou um hidratante especifico para couro.

Aplique o hidrante sobre um pano macio e esfregue-o sobre toda a peça até sentir que todo o couro foi devidamente hidratado.

Ao fim do processo coloque a jaqueta para secar novamente.

Antes de guardar a jaqueta dentro do guarda roupa, verifique se ela está bem seca para não criar manchas de mofo e bolor.

Produto para couro

A segunda opção para limpar sua jaqueta de couro do modo certo é optando por um produto especifico para essa finalidade.

Existem diversos deles à venda, a maioria com preços bem acessíveis, custando cerca de R$ 15 a R$ 25.

Esse tipo de produto geralmente agrega dois cuidados importantes para o couro: limpeza e hidratação.

A ação desse produto limpa delicadamente e ainda consegue hidratar a peça do modo certo e na medida.

Para usá-lo, leia as instruções da embalagem. Mas, de modo geral, o processo consiste basicamente em molhar um pano limpo e macio com o produto e passá-lo sobre a peça, só isso!

Como limpar jaqueta de couro sintético

E quando o couro não for natural? Como se faz a limpeza? O processo é praticamente o mesmo, uma vez que tanto o couro natural, quanto o couro sintético são delicados e exigem cuidados.

A diferença é que algumas peças de couro sintético podem ser lavadas na máquina de lavar. Para saber se esse é o caso da sua jaqueta, basta conferir a etiqueta.

Para lavar a jaqueta de couro sintético na máquina de lavar, coloque-a virada do avesso dentro de um saquinho próprio para lavagem.

Mas se preferir usar um método menos desgastante para a peça, você pode tranquilamente fazer a limpeza do couro sintético usando água e sabão neutro, no mesmo passo a passo ensinado anteriormente.

Após o processo de limpeza, é importante fazer a hidratação do couro sintético, do mesmo modo que se faz com o couro natural, usando azeite de oliva ou um hidrante especifico.

Dicas para conservar a jaqueta de couro por mais tempo

Depois de lavar e hidratar a jaqueta de couro, você vai precisar guardar a peça no armário até a próxima vez de usar. Mas antes de fazer isso, confira algumas dicas para armazenar a jaqueta direitinho e, assim, conservá-la por mais tempo.

  • Mantenha a jaqueta de couro pendurada, sempre!. Não guarde a jaqueta dobrada no armário, ela pode deformar.
  • O melhor tipo de cabide para a jaqueta de couro é aquele almofadado, justamente por não deixar marcas no tecido.
  • Caso não utilize a jaqueta com frequência, procure guardá-la em uma capa. Prefira aquelas em tecido TNT que permitem o couro “respirar”. Não use capas de plástico, uma vez que elas abafam o couro.
  • De tempo em tempo, tire a sua jaqueta de couro do armário e coloque-a para tomar um ar, mas não a deixe no sol. Se você não a utiliza há algum tempo, aproveite para fazer uma hidratação no couro. O ideal é hidratar a jaqueta pelo menos uma vez por ano.
  • Vale a pena impermeabilizar a sua jaqueta de couro para que ela dure mais tempo. Dessa forma, ela deixa de absorver umidade e outro líquidos que possam manchá-la.
  • Se você for do tipo que costuma retirar todas as etiquetas das roupas que compra, atenção! Guarde a etiqueta da jaqueta de couro para consultar o modo de limpá-la futuramente.
  • Caso perceba a presença de odores desagradáveis na sua jaqueta use bicarbonato de sódio. Coloque um pouco de bicarbonato sobre a peça e deixe-a repousar de um dia para o outro. No dia seguinte, com um aspirador de pó, retire todo o bicarbonato. O cheiro ruim vai embora.
  • Não use ferro de passar sobre a jaqueta de couro. Caso note vincos e amassados na peça, a melhor solução é colocar a jaqueta dentro do banheiro na hora em que você for tomar banho. Isso porque a umidade e o vapor quente desamassam naturalmente o tecido.

Depois de todas essas dicas, pode ter certeza que sua jaqueta de couro vai durar por muitos e muitos anos.