Como limpar guarda-roupa: veja o passo a passo para manter tudo limpo

Por -

O guarda-roupa é um móvel muito prático no quarto, afinal é graças a ele que as roupas não ficam espalhadas. Mas você sabia que de nada adianta lavar suas roupas direitinho e esquecer de limpar o guarda-roupa?

Exatamente, o móvel também precisa ser limpo com certa frequência, para evitar acumulo de pó, mofo e mau cheiro.

Sabendo disso você talvez esteja a se perguntar: Mas como posso limpar meu guarda-roupa? Apenas tirar as peças dali e passar um pano de pó resolve?

Essa seria uma dica para uma limpeza rápida e ocasional, mas saiba que há outras formas de deixar o móvel livre de sujeiras e assim garantir a durabilidade das suas roupas.

Saiba agora como limpar guarda-roupa:

Como limpar guarda-roupa: preparação

Antes de iniciar a limpeza do guarda-roupa você deve:

1. Tire todas as coisas do guarda-roupa

Comece tirando tudo o que você guarda dentro do seu armário. Desde roupas, roupas íntimas, sapatos até cremes e maquiagens. Coloque em cima da cama ou em alguma caixa, o importante nessa etapa é esvaziar o móvel.

2. Separe roupas e sapatos que não usa mais

Antes de dar início a limpeza do guarda-roupa, separe roupas e sapatos que você não usa mais e que estão ali apenas acumulando poeira e ocupando espaço. Veja se você vai doá-los ou vender em um brechó. Separe as duas pilhas e a terceira com aquilo que será guardado novamente.

3. Organize as peças que voltarão ao armário

Separe tudo aquilo que vai voltar para seu guarda-roupa posteriormente. Organize camisas e casacos em cabides, dobre camisetas e separe roupas de inverno das de verão. Para os sapatos é indicado apostar em caixas, para manter os pares juntos.

Nesse primeiro momento organize tudo na sua cama ou em caixas destinadas apenas para a limpeza/arrumação do guarda-roupa. Vai facilitar na hora de guardar tudo no lugar.

4. Tire as gavetas do guarda-roupa

Se seu guarda-roupas possui gavetas, lembre-se de retirá-las antes de começar a limpeza. Como são móveis, você poderá remover a sujeira delas em outro local da casa, além de que tem a chance de limpar a parte do armário em que as gavetas ficavam.

5. Prepare tudo o que você vai precisar

Aspirador de pó, mistura de sabão em pó com água, pano limpo, desodorizante, produtos anti mofo. Tudo isso será necessário para limpar seu guarda-roupa, então deixe todos por perto.

6. Limpeza

Ao limpar seu guarda-roupa é preciso focar na parte interna, externa, nas gavetas e prateleiras e estar preparado para lidar com mofo. Caso seu armário possua espelho, a dica para limpeza está inclusa aqui:

7. Parte interna

Comece a limpar seu armário pela parte de dentro. Um aspirador de pó é um ótimo aliado nesse momento, pois vai remover toda a poeira e fios de roupa que estejam perdidos em seu interior.

Prepare uma mistura de sabão em pó diluído em três litros de água. Um balde pode ser muito útil nesse momento. Separe um pano – limpo e exclusivo para a limpeza do guarda-roupas e mergulhe nessa mistura. Torça e então esfregue na parte de dentro do armário.

Você pode também usar uma esponja ou escova macia para essa primeira parte da limpeza. Depois que esfregar todo o interior do guarda-roupas, pegue um pano seco e passe, para retirar qualquer resquício da mistura usada na limpeza. Mantenha as portas abertas em ambiente arejado, para garantir que seque bem.

8. Parte externa

Para o exterior do guarda-roupas, aposte em um espanador e pano de pó. Comece espanando o pó e em seguida passe o pano, que pode ser de microfibra ou flanela. Use as mesma mistura de água e sabão em pó que você preparou para limpar a parte interna.

Se preferir, pode substituir o sabão em pó por detergente neutro. Molhe o pano e passe sobre todo o móvel. Também pode usar esponja ou escova macia. Seque em seguida com pano macio e deixe bem ventilado o local em que o armário se encontra.

9. Gavetas e prateleiras

Passe o aspirador de pó nas gavetas e prateleiras. O pano de microfibra também poderá ser utilizado se não tiver um aspirador por perto. Em seguida pegue um pano e pingue algumas gostas de vinagre ou álcool.

Esfregue dentro das gavetas e nas prateleiras. Finalize com um pano seco e deixe as gavetas fora do guarda-roupa e as portas abertas para que as prateleiras sequem bem.

10. Guarda-roupa com espelho

Como limpar guarda roupa com espelhos

Seu armário possui espelho? A limpeza das portas é um pouco diferente. Você pode usar um limpa vidros, mas se não tiver em casa, uma mistura de água e detergente neutro já ajuda.

Pegue um pano macio e umedeça com água. Coloque três gotas de detergente neutro. Passe sobre o espelho. Retire o produto com outro pano, umedecido apenas em água (essa etapa é válida inclusive para quem usar limpa-vidros). Deixe secar sozinho.

11. Remover mofo

Notou mofo dentro do guarda-roupa? Talvez seu quarto seja muito úmido. Você pode mudar o local em que o armário fica, mas experimente algumas dicas para resolver o problema.

Primeiro deixe por uma noite uma bacia ou balde com meio litro de água misturado com meio litro de vinagre. Se você não conseguir deixar a mistura por todo esse tempo, faça isso por ao menos 2 a 3h.

Retire a bacia ou balde dali e pegue um pano macio. Pingue algumas gotas de vinagre e esfregue em todo o seu armário, principalmente na parte mofada. Deixe com as portas abertas para que seque sozinho.

Antes de guardar as roupas novamente, separe um copo plástico e coloque pedaços de giz escolar dentro. Funcionará como um anti mofo. O ideal é deixar o copo nos cantos, onde há maior risco do mofo aparecer. O giz precisa ser trocado uma vez por mês e você pode fazer isso no dia em que fará a limpeza completa do guarda-roupas.

12. Organização

Como limpar guarda roupa organização

Finalizada a limpeza é hora de manter seu guarda roupas organizado. Para isso você deve:

  • Determine onde irá guardar cada coisa. O ideal é que peças iguais fiquem juntas, como: camisetas com camisetas, da mesma forma que as calças com calças.
  • Deixe as roupas da estação do ano atual na frente e as da estação anterior ao fundo. Por exemplo: no verão as roupas leves ficam à frente e as pesadas ao fundo do armário.
  • Cobertores, edredons e roupas de cama podem ficar na parte mais alta do armário.
  • Tenha uma pilha de roupas para sair e roupas para usar em casa. Separe também os pijamas das roupas de ficar em casa.
  • Cada gaveta deve ser usada para um único fim: apenas roupas íntimas, apenas meias, apenas gravatas, apenas pijamas, apenas roupas de banho.

Cuidados e manutenção no seu guarda-roupa

Para garantir que a limpeza do seu guarda-roupa dure mais tempo você deve ter alguns cuidados, como:

1. Guardar as roupas quando estiverem totalmente secas

Assim evita a proliferação de fungos e o aparecimento de mofo no armário e nas roupas.

2. Aposte em produtos que absorvam a umidade

Se você vive em regiões mais úmidas ou notou que sua casa lida com o problema, não deixe o guarda-roupa mofar. Use produtos que absorvem a umidade, como o giz ou aqueles específicos para esse fim.

3. Coloque sabonetes ou sachês aromáticos entre as roupas

Eles dão um odor mais agradável não apenas as peças, mas a todo o móvel.

4. Limpe seu armário frequentemente

A limpeza completa deve ser feita ao menos uma vez por mês. A cada 15 dias você pode limpar a parte externa do móvel e os espelhos, quando seu guarda-roupa os possui.

5. Use apenas esponjas macias

As esponjas usadas na limpeza do guarda-roupa precisam ser macias, para evitar estragar a madeira ou o compensado.

6. Evitar produtos químicos

Produtos químicos não devem ser aplicados diretamente no móvel. O ideal é apostar apenas no sabão em pó e no detergente, mas diluídos em água.

Como você pode ver, limpar seu guarda-roupa não é uma tarefa difícil. Tem mais alguma dica para facilitar a limpeza? Conte nos comentários!