Como limpar espelhos: passo a passo para uma limpeza eficiente

Guia essencial para ter espelhos sempre limpos e brilhantes por mais tempo

Por -

Os espelhos são itens que não servem apenas para refletir a nossa imagem e ajudar na hora de escolher o melhor modelito para sair de casa, já faz algum tempo que eles são parte importante da decoração de certos ambientes. Presentes na sala de estar, quartos e banheiros, eles ampliam o ambiente e ajudam a passar uma ideia de que o cômodo é maior do que realmente é.

Por serem materiais frágeis, eles precisam de cuidados especiais para não ficarem com aspecto de descuido, com manchas e sem brilho. E deixá-los limpinhos, sem fiapos, arranhões ou marcas não é tarefa das mais simples.

A lista de truques para chegar no resultado ideal é extensa, por isso preparamos algumas dicas essenciais para você que quer deixar os seus espelhos dignos de elogios.

Materiais necessários

Materiais de limpeza

Existem diversos materiais de limpeza específicos para a limpeza de vidros, mas nenhum deles é realmente eficaz ou apropriado para limpar espelhos. Esse é um erros mais comuns na hora de limpar esses itens, pois a princípio um espelho nada mais é que um vidro, certo?

Certo, porém a sua superfície espelhada faz com que os limpa-vidros encontrados nas prateleiras dos mercados os deixem com aparência embaçada e sem brilho.

A melhor alternativa é recorrer aos truques caseiros e naturais que acabam sendo menos agressivos e bem mais eficientes. Você vai precisar dos seguintes materiais para limpar os espelhos da sua casa:

  • Luvas de borracha;
  • Rodo para vidro;
  • Detergente neutro;
  • Panos de limpeza macios e que não soltem fiapos;
  • Borrifador;
  • Papel toalha;
  • Esponja macia;
  • Álcool;

Materiais que não podem ser usados

Itens de limpeza

A limpeza do espelho é diferente da limpeza de outros tipos de vidros e azulejos, por exemplo, por isso existem certos produtos que devem ser evitados, pois eles danificam a aparência deles.

Ao fazer a limpeza dos espelhos da casa, nunca utilize os seguintes produtos ou materiais:

  • Água sanitária
  • Cloro
  • Vinagre
  • Amoníaco
  • Esponja áspera (o lado verde)
  • Lixa
  • Palha de aço

Substâncias ácidas e abrasivas como o cloro, amoníaco e o vinagre podem danificar as bordas do espelho causando manchas irreversíveis e os materiais ásperos vão riscar a superfície estragando o por completo.

Como limpar espelhos: passo a passo para fazer uma limpeza eficiente

  1. Antes de começar a limpeza com produtos, água ou qualquer outro material é preciso tirar a poeira acumulada. Espelhos são itens que ficam expostos e acabam acumulando pó, gordura e sujeira.
  2. Tire o excesso de pó com um espanador ou um pano seco e macio, ou a sujeira vai grudar no espelho e dificultar a limpeza.
  3. Na hora de aplicar qualquer produto, nunca aplique a solução diretamente sobre a superfície do espelho, primeiro aplique e um pano e depois passe o produto. Isso evita manchas ou que o produto escorra para a parte de trás do espelho causando danos ou descolando-o da parede.
  4. Os produtos mais indicados para limpar os espelhos são água e sabão neutro, mas não exagere na quantidade.
  5. Faça uma mistura de água e sabão neutro ou água e álcool, mas atenção não é necessário muito sabão ou álcool na mistura. Basta quatro gotinhas de detergente neutro ou 1 medida de álcool para meia medida de água.
  6. Aplique a mistura com um borrifador sobre toda a superfície do espelho e evite molhar as bordas ou molduras, pois elas podem manchar.
  7. Se a moldura for de madeira, use um produto específico para limpar madeira e se for de plástico, passe um pano úmido.
  8. Você deve trabalhar rápido, pois à medida que o líquido seca sobre a superfície do espelho, ele vai criando manchas.
  9. Para tirar manchar difíceis esfregue a superfície com uma esponja macia embebida em solução de água e sabão neutro. Você pode usar água quente também para potencializar a limpeza.
  10. Se o espelho não estiver tão sujo, um pano embebido em álcool já é suficiente para limpar e dar brilho.
  11. Use papel e um pano macio para secar ou papel toalha para que ele fique sem fiapos.
  12. Se o espelho for muito grande, vá limpando por partes para que os produtos aplicados não sequem e criem manchas.
  13. Tanto para limpar como para secar o espelho, faça movimentos circulares, assim o resultado final será melhor.

Cuidados extras

Espelho

Confira algumas dicas para aumentar a durabilidade dos seus espelhos:

  • Evite usar o truque caseiro de passar jornal para polir os espelhos. É algo que funciona, mas além de sujar muito as mãos, com o tempo a tinta da impressão vai impregnando no espelho.
  • A umidade pode deteriorar os espelhos com o passar dos anos, para que isso não aconteça você deve secá-los bem, especialmente nas bordas.
  • Existem impermeabilizantes que evitam que a sujeira grude com facilidade em superfícies espelhadas. Um pouquinho de lustra-móveis aplicado sobre o espelho já limpo e seco produz o mesmo efeito.
  • Nunca use abrasivos como vassouras, escovas de cerdas duras ou outros materiais que possam arranhar e danificar o espelho.
  • Limpe os espelhos da casa pelo menos uma vez por semana, assim você evita o acúmulo de sujeira, pó e gordura e facilita a limpeza.
  • Para evitar que o espelho fique embaçado por conta do vapor da água quente, esfregue sabão em pedra seco por toda a superfície também limpa e seca. Com um pano seco, retire todo o sabão do espelho esfregando quantas vezes for necessário. Seu espelho ficará aproximadamente 10 dias sem embaçar.
  • Em caso de espelhos com bordas sobrepostas, certifique-se de que nenhum resíduo de água, sabão ou outro produto tenha ficado incrustado. Você pode usar um secador de cabelos ou ventilador para ajudar a secar totalmente os cantos de difícil acesso.

Como você pode ver, limpar espelhos não é exatamente como limpar vidros de qualquer outro tipo. O que funciona na limpeza das janelas ou do box do banheiro, pode até mesmo danificar o seu espelho, mas seguindo as dicas do artigo de hoje você vai ter espelhos sempre limpos e brilhando por muito mais tempo.