Como pintar plástico: veja como fazer passo a passo

Por - Atualizado em:

Pintar plástico nem sempre é uma tarefa fácil. Por ser um material muito liso e de pouca aderência, a tinta escorre ou sai com facilidade. Para evitar esse tipo de coisa e realizar a tarefa que deseja, aprenda aqui como pintar plástico.

Dica de segurança

Para todos os processos que aqui serão descritos, faça o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual). Proteja suas mãos com luvas para evitar contato direto com algumas tintas e produtos que possam irritar a pele.

Cuidado também com os olhos. Utilize um óculos de proteção para que não respingue tinta em seus olhos, o que pode causar sérios problemas de visão. Caso faça uso de tinta spray, use máscara para não inalar a tinta que é um produto tóxico e pode desencadear problemas graves de saúde.

Para proteger sua casa, móveis e utensílios, da ação da tinta ou de outros produtos que você pode utilizar ao realizar uma pintura; faça uso de jornais, lonas, panos ou plásticos para forrar o local de trabalho.

Agora confira as dicas de como pintar plástico!

Como pintar plástico com spray

Como pintar plástico com spray

Um dos produtos que mais facilitam na pintura do plástico é a tinta spray. Mas a peça que será pintada também precisará de cuidados antes da aplicação da tinta. Como a superfície do plástico é muito lisa, a tinta pode não ter muita aderência, fazendo com que ela escorra antes de secar. Portanto, veja aqui alguns passos de como pintar plástico com tinta spray:

  1. Não importa tamanho do material plástico que você for pintar: comece com o lixamento da parte em que a tinta será aplicada. Caso seja uma pintura mais delicada em um espaço limitado, isole a área com fita crepe. Utilize uma lixa fina para não danificar a peça. Lixe o suficiente apenas para tirar a primeira camada lisa do plástico.
  2. Uma vez que o material que será pintado foi lixado, aplique a primeira demão de tinta de maneira cautelosa. Não precisa cobrir todas as partes no primeiro momento. Tenha cuidado para não aplicar tinta demais. O excesso de tinta pode escorrer e deixar marcas indesejadas.
  3. Após a aplicação da primeira demão, aguarde alguns minutos para a tinta seque.
  4. Depois de seca, aplique a segunda camada de tinta cobrindo as partes que não foram pintadas no primeiro momento. Evite o uso excessivo de tinta novamente para que ela não escorra.
  5. Deixe o material plástico pintado secar em local arejado. Não o deixe em local úmido. O tempo ideal de secagem vai variar com a quantidade de tinta aplicada e o tamanho da peça. Em todo caso, deixe secando por um período de umas doze horas. Caso ainda esteja grudando, deixe secar por mais tempo. Um sinal de que a tinta ainda está fresca e pode manchar é em caso de ela estar grudenta. Cuidado.

Para acabamentos, após a tinta estar totalmente seca, você pode utilizar verniz para dar brilho e proteger a pintura. Essa camada a mais de verniz garante a longevidade da pintura. Fica a dica.

Como pintar plástico com esmalte

Como pintar plástico com esmalte

Para pintar plástico com tinta esmalte o processo é outro. Neste caso você precisará de um pincel, de tinta esmalte à base de óleo da cor que deseja usar e uma esponja. O processo é bem simples, mas precisa de cuidados antes e depois da pintura. Então, do começo ao fim, veja como pintar plástico com esmalte a seguir:

  1. Com a tinta esmalte não há a necessidade de lixar o plástico antes de sua aplicação. No entanto, limpe muito bem a área em que você aplicará a tinta. Não deixe marcas de etiquetas, digitais ou qualquer sujeira aparente no plástico.
  2. Para não borrar de tinta as partes que não deseja pintar do plástico, utilize uma fita para delimitar o perímetro ou, com o pincel, passe faça o contorno de toda a área que você pintará. Deixe uma camada fina para que a tinta seque mais rapidamente.
  3. Depois de impedir maiores sujeiras com a tinta com o pincel, pegue a esponja. Molhe-a levemente na tinta e, com leves toques, sem esfregá-la, pinte toda a área desejada. Essa técnica garante a secagem rápida da tinta, uma melhor aderência no plástico e evita possíveis escorrimentos.
  4. Pinte uma parte de cada vez e espere secar antes de continuar a pintar as outras. A tinta esmalte, em pequena quantidade, tem secagem rápida.
  5. Conforme você aplicar nas regiões que ainda não foram pintadas, perceberá que ao pintar com a esponja, haverá alguns pontos que ficarão sem tinta. Isso é devido aos poros que há na esponja. Não se preocupe com isso. Basta passar mais uma camada de tinta com a esponja no local e cobrir esses pontos falhos.
  6. Ao finalizar, deixe secar e passe uma camada leve de verniz. Ele garantirá que a tinta não saia com facilidade nem com a água e nem com o tempo.

Passado o verniz, deixe secar bem antes de utilizar o material plástico que você acabou de pintar. A tinta esmalte é recomendada para itens pequenos como pequenos potes, garrafas pets, tampas, vasilhas e jarras. Para itens maiores como cadeiras, mesas ou mesmo portas, faça o uso de tinta spray. Saber utilizar outros produtos para auxiliar na pintura é um passo importante para aprender como pintar plástico com eficácia.

Como pintar plástico PVC

Como pintar plástico PVC

Saber como pintar plástico comum não é tão complicado quanto parece. No entanto, muitas pessoas acham que pintar plástico PVC já é uma tarefa um pouco mais difícil de se realizar. Mesmo com tinta para pintar plástico PVC de marcas específicas, a pintura pode não ficar como desejado ou a tinta não fixar tanto.

Para aprender a lidar com esse desafio, aqui vão alguns passos para você aprender como pintar plástico PVC. Mas antes de começar, isole bem a área em que trabalhará. Faça o uso de luvas de proteção e máscara, pois você utilizará tinta spray neste processo.

  1. Com as luvas devidamente colocadas, use uma lixa grossa para lixar muito bem toda a superfície do plástico PVC.
  2. Depois de bem lixado, pegue um removedor de tinta ou acetona e aplique uma primeira camada em toda a extensão da área em que você pintará. Deixe secar e aplique uma segunda camada.
  3. Certifique-se de que o objeto esteja bem seco. Agora, com a tinta spray, passe uma camada leve na peça inteira. A tinta não precisará estar totalmente seca para aplicar a segunda demão. Deixe secar por alguns minutos e, então, aplique a segunda demão de tinta. Lembre-se de passar pouca tinta nas duas vezes para que não haja escorrimento.
  4. Deixe a peça secar completamente. O tempo médio ideal de espera para que a tinta seque bem é de vinte e quatro horas. Portanto, não manipule o objeto neste período. Depois desse tempo de secagem, caso a tinta continue colando, aguarde por mais algumas horas.

O método ideal para pintar plástico PVC é com tinta spray. Mesmo com o processo de lixamento para tirar a camada lisa e com as demãos de removedor que para ajudar na aderência da tinta, pintar com o pincel pode não dar o resultado da maneira desejada.

A seguir, veja como pintar plástico PVC com pincel:

  1. Assim como descrito no processo de pintura com tinta spray, lixe o plástico PVC com uma lixa grossa para tirar bem a camada mais lisa da superfície.
  2. Depois, aplique o removedor. Uma demão seguida da outra com alguns minutos de espera entre elas para que o produto seque um pouco.
  3. Utilize a tinta esmalte, pois tem melhor aderência e seca mais rapidamente. Com um pincel, passe a primeira demão em todo o objeto e deixe a tinta secar por alguns minutos. Depois, passe a segunda demão.
  4. Aguarde em torno de vinte quatro horas, o mesmo tempo utilizado na secagem da tinta spray. Após esse período, certifique-se de que a tinta não esteja colando. Se estiver, aguarde mais um pouco.

Uma vez que a tinta estiver completamente seca, você poderá manusear o plástico sem maiores riscos de manchar ou da tinta sair.

Dê cor ao seus plásticos!

Você já sabe como pintar plástico utilizando pincel e como pintar plástico com tinta spray. Então, com os devidos cuidados, realize sua tarefa de pintar plástico com eficácia e segurança. Agora, compartilhe sua experiência quanto à pintura em plástico. Comente aqui!