Como limpar óculos de grau: conheça as técnicas e os materiais

Por -

Tá difícil ler esse post? Então muito provavelmente você precisar limpar seus óculos de grau. Isso mesmo! Lentes sujas dificultam a visão, além de exigirem um esforço maior dos seus olhos.

Outro problema é a proliferação de bactérias e micro-organismos nas lentes dos óculos, o que também pode trazer consequências para sua saúde ocular. 

A limpeza correta das lentes e da armação também garante a durabilidade, a beleza e a qualidade dos seus óculos.

Ou seja, você tem mais do que motivos suficientes para aprender de uma vez por todas como limpar óculos de grau corretamente. E, nós aqui, mostramos como se faz, vem ver: 

Cuidados na limpeza dos óculos de grau

Antes de iniciar a limpeza dos óculos é importante que você se atente para alguns detalhes importantes.

O primeiro deles é remover com água corrente o excesso de poeira. Isso é necessário para remover alguns possíveis pequenos grãos de areia que possam estar na superfície da lente e acabar provocando riscos na hora da limpeza.

Também tenha o cuidado de lavar as mãos antes de realizar a limpeza dos óculos. O acúmulo de oleosidade e sujeira nas mãos pode ir parar nos seus óculos dificultando o processo.

Se você usa maquiagem é importante dar uma conferida se não existe resquícios de produtos, como base e pó, na armação. Caso note a presença desses produtos redobre a atenção para a limpeza das hastes.

Outro detalhe importante, mas que pode passar despercebido: na hora de limpar os seus óculos utilize sempre as duas mãos, garantindo que a armação esteja bem firme e segura.

Como limpar óculos de grau: técnicas e passo a passo

Apesar de ser algo extremamente necessário e importante, limpar óculos de grau é mais simples do que você imagina. Não é necessário nenhum produto ou acessório mirabolante, apenas um certo cuidado ao manusear as lentes (afinal elas são de vidro).

Confira abaixo algumas sugestões e dicas simples para limpar seus óculos da maneira certa: 

Água e sabão neutro

A faxina pesada nos óculos deve ser feita com dois ingredientes simples: água e detergente neutro (sabão de coco também serve). Essa misturinha é capaz de desengordurar as lentes, além de remover poeira, marcas e outros tipos de sujeira.

Em primeiro lugar, deixe que um jato fino e continuo de água remova o excesso de poeira. Na sequência, aplique uma pequena quantidade de sabão em cada uma das lentes e esfregue suavemente com a ponta dos dedos.

Depois é só enxaguar e deixar secar naturalmente. Mas se estiver com pressa, use um paninho de microfibra para secagem. Mas nunca, em hipótese alguma, coloque os óculos para secar no sol ou sobre alguma fonte de calor. Isso pode causar danos à armação e as lentes, especialmente aquelas com proteção antirreflexo.

Mais uma dica: não utilize produtos químicos abrasivos, como água sanitária, alvejante, desinfetante ou álcool. Isso mesmo, nem álcool. Todos esses produtos podem danificar seus óculos, além de remover tratamentos especiais nas lentes como a proteção antirreflexo e a proteção UV. 

Spray de limpeza

Já para quem está na correria do dia a dia, dentro do escritório, na sala de aula ou mesmo em algum deslocamento pela rua, o jeito é apelar para métodos ainda mais simples de limpeza de óculos. E o melhor deles é o spray de limpeza. Esses sprays, geralmente vendidos em óticas, possuem uma fórmula especial capaz de limpar e desengordurar as lentes.

Tenha sempre um na bolsa acompanhado do paninho de microfibra. Mas, lembre-se, assim que possível, faça a limpeza com água e detergente, já que o spray não substitui essa limpeza mais avançada.

Paninhos

Você já deve ter notado que até agora só falamos em paninho de microfibra, não é mesmo? Isso é por um motivo óbvio: não existe outro melhor para fazer a limpeza dos óculos.

Esse paninho, que geralmente acompanha os óculos no estojo, é o mais recomendado por dois motivos: o primeiro porque não solta pelos, o segundo motivo é porque as chances dele riscar a lente é muito pequena, graças a sua maciez e estrutura.

Sempre que precisar remover um embaçado na lente, recorra ao paninho de microfibra. E, por favor, resista a tentação de limpar os óculos na barra da camiseta. Os tecidos de roupas podem conter fios irregulares que, ao invés de limpar, acabam riscando a lente. O mesmo acontece com lenços de papel.

Mais um detalhe: o paninho dos óculos também precisa de limpeza de vez em quando. Isso significa que você vai precisar lavá-lo. Mas, por aqui, tudo é muito simples também: basta umedecer o pano com água e esfregar com sabão neutro. Depois é só deixar secando e usar novamente.

Como manter os óculos limpos e conservados

Agora que você já sabe como limpar seus óculos adequadamente é bom descobrir também como fazer para manter essa limpeza por mais tempo e, de quebra, garantir a conservação desse seu companheiro inseparável. Então bora anotar mais algumas dicas:

  • Quando não estiver mais usando seus óculos guarde-os no estojo ou na caixinha. Não os deixe por aí. Além de correr o risco de alguém se sentar sobre eles ou derrubá-los no chão, as lentes que você acabou de limpar vão sujar de novo.
  • Também evite colocar os óculos na cabeça ou pendurados na blusa. Essa atitude só serve para deformar a armação.
  • Não use água quente para lavar seus óculos. Temperaturas altas danificam as lentes e a armação. Prefira água em temperatura ambiente.
  • Ao guardar os óculos na caixinha procure manter a lente sempre voltada para cima. Isso ajuda a evitar atritos e possíveis riscos.
  • Caso note a necessidade de realizar algum reparo ou ajuste, leve seus óculos para uma ótica ou profissional habilitado.

Viu só como é fácil limpar óculos de grau? Agora é só colocar essa limpeza na sua rotina e cuidar bem desse seu grande amigo.