Como tirar arranhões de óculos: veja como remover passo a passo

Por -

Verdadeiro ou falso: dá para tirar arranhões das lentes dos óculos? Se você acha que sim, lamentamos informar, mas está se iludindo.

Depois que uma lente risca não tem mais jeito, infelizmente.

O que acontece é que circulam informações falsas pela internet levando muita gente (inclusive você) a acreditar que alguns truques caseiros serão suficientes para fazer os riscos desaparecerem magica e milagrosamente.

Mas, não se engane!

Pasta de dente, bicarbonato de sódio, álcool ou qualquer outro produto químico não vai remover os riscos dos seus óculos. O máximo que você vai conseguir é mascarar o problema.

Isso porque esses produtos vão criar uma espécie de película sobre a lente dando a falsa impressão de que o risco foi removido, só que não.

Essa falsa sensação de recuperação da lente é ainda maior no caso de riscos menores e menos aparentes. Já no caso de riscos maiores e mais profundos, esse tipo de produto pode acabar é causando problemas na sua visão, uma vez que a lente vai refletir e absorver a luz de maneira diferente.

Outro problema no uso desses produtos é que frequentemente eles podem acabar removendo total ou parcialmente os tratamentos especiais dados na lente, como a proteção UV e a proteção antirreflexo.

Mas é risco mesmo?

Antes de condenar a sua lente e diagnosticá-la como arranhada ou riscada, faça uma boa limpeza nos seus óculos. Isso porque muitas vezes o que você pode estar achando que é um risco é na verdade apenas marca de sujeira.

Nesse caso, uma boa limpeza com água e detergente neutro é suficiente para deixar seus óculos como novos.

O que fazer então? A prevenção é o melhor remédio

Já que não é possível recuperar uma lente riscada, você precisa aprender como cuidar dos seus óculos direitinho, evitando que assim eles venham a riscar novamente no futuro. Anote tudo:

  • Nunca, em hipótese alguma, deixe seus óculos com as lentes viradas para baixo. Essa é a maneira mais eficaz de riscar as lentes.
  • Procure sempre guardar os seus óculos (com as lentes viradas para cima) dentro da caixinha ou do estojinho. Além de garantir a durabilidade das lentes, você também assegura a vida útil da armação dos óculos.
  • Evite também colocar os óculos na cabeça ou pendurados na roupa. Essa atitude aparentemente inofensiva pode danificar a armação e provocar riscos na lente.
  • Quanto melhor a qualidade da lente dos óculos, mais naturalmente protegida contra riscos ela será. Lembre-se disso na hora de comprar seus óculos, levando em consideração que o mais barato nem sempre é o melhor negócio.
  • Outra boa dica é investir em lentes com proteção especial anti riscos. Sim, elas existem e são especialmente indicadas para aquele tipo de pessoa que costuma esquecer os óculos em qualquer lugar ou simplesmente não tem o hábito de guardá-lo no estojinho, Conhece alguém assim? Nesse caso, basta pedir esse tratamento especial para a ótica na hora de comprar as lentes novas.

Como limpar os óculos corretamente

Além de prevenir o aparecimento de riscos e arranhões também é importante que você saiba limpar seus óculos adequadamente.

Sabia que grande parte dos arranhões nas lentes é causada pela limpeza inadequada?

E um dos principais erros nesse sentido é querer limpar os óculos usando a ponta da camiseta. Entenda uma coisa: o tecido da sua roupa não foi feito para limpar óculos.

Talvez você não saiba, mas os tecidos possuem fibras que ao entrarem em contato com as lentes podem provocar arranhões. O mesmo vale para o papel higiênico, o papel toalha e o lencinho de papel. Todos eles também possuem fibras capazes de arranhar as lentes.

E o que usar então?

Use um paninho de microfibra, aquele que geralmente costuma acompanhar os óculos dentro do estojinho. Esse sim é o pano ideal para limpar as lentes sem correr o risco de arranhá-las.

Mantenha sempre um desses perto de você: na mesa de trabalho, na bolsa, no carro e dentro de casa.

No decorrer do dia, caso precise fazer uma limpeza rápida nos óculos, borrife um pouco de spray para limpeza de lentes (vendidos em óticas). Esse spray contem a concentração ideal de produtos para limpar os óculos sem danificar as lentes, nem a armação.

Basta borrifar um pouco do spray no paninho e, em seguida, esfregá-lo na lente até limpá-la completamente.

Já para uma limpeza mais profunda e eficaz, lave os seus óculos debaixo da água corrente da torneira.

Primeiro deixe a água cair sobre as lentes, sem esfregar ou fazer qualquer tipo de movimento. Isso é importante para remover poeiras e pequenas partículas sobre as lentes que possam arranhá-las.

Em seguida, pingue uma gota de detergente sobre cada lente e esfregue com a ponta dos dedos fazendo movimentos circulares.

Enxague abundantemente e deixe, se possível, secar naturalmente.

Caso esteja com pressa, use o paninho de microfibra para fazer a secagem, mas nunca coloque seus óculos para secar no sol. Os raios solares podem danificar a lente e a armação.

Também é importante evitar o uso de água quente para fazer a lavagem dos óculos. Prefira água em temperatura ambiente.

Evite ainda o uso de álcool (de qualquer tipo para limpar os óculos). O produto pode manchar permanentemente as lentes.

Com os cuidados certos e uma boa limpeza os seus óculos vão ficar sempre com cara de novos.