Como plantar suculentas: confira dicas essenciais para plantar a sua suculenta

Por - Atualizado em:

As suculentas estão cada vez mais comuns e populares nos lares de todo o mundo. Essa linda variedade de plantas, além de charmosa e ideal para compor a decoração de qualquer ambiente, é uma opção fácil de cuidar e que exige pouco de quem tem um dia a dia corrido e agitado. Se você deseja aprender como plantar suculentas, siga a leitura para conferir dicas imperdíveis!

A diversidade de cores e tamanhos das diferentes espécies de suculentas é outro aspecto que as torna excelentes plantas para qualquer ambiente. Elas podem ser plantadas em pequenos vasinhos e, também, combinadas em vasos maiores em uma composição de diferentes espécies.

Pela facilidade de manutenção e pouca necessidade de rega, as suculentas são muito comuns como forma de presente. Porém, embora cuidar de uma suculenta não tenha grandes segredos, é importante ficar por dentro do essencial! Assim, a sua plantinha crescerá ainda mais bonita.

Pessoas apaixonadas por suculentas dizem que colecionar essa variedade de plantas é um vício! Se você deseja iniciar a sua coleção ou, então, cuidar melhor dela, siga a leitura e confira dicas de como plantar suculentas!

Um guia prático sobre suculentas

Suculentas

O que são suculentas?

Há mais de 12 mil espécies diferentes de suculentas ao redor do mundo, algumas delas possuem flores coloridas, outras contém espinhos. Alguns exemplos de suculentas comuns no Brasil são:

  • Espada de São Jorge;
  • Aloé-arbóreo;
  • Kalanchoe;
  • Bola-de-neve-mexicana;
  • Rabo-de-burro;
  • Agave-dragão;
  • Flor-de-maio;
  • Coroa-de-cristo;
  • Onze horas;
  • Folha-da-fortuna;
  • Planta jade.

As suculentas recebem esse nome, pois são plantas que possuem uma reserva de água na raiz, folhas ou no talo, fato que as torna mais “gordinhas”. Esse armazenamento, que é maior do que nos outros tipos de plantas, permite que as diferentes espécies de suculentas sobrevivam em ambientes quentes e com solo árido.

Saber dessas informações será essencial para que você aprenda como plantar suculentas da forma correta.

Como cuidar de plantas suculentas?

Pelas características que vimos anteriormente, já é possível imaginar que as suculentas tenham preferência por ambientes quentes e iluminados pelo sol, certo? Além disso, devido a reserva de água em seu interior, essas plantas não precisam ser regadas com frequência e não necessitam de um solo encharcado para crescerem. Para cuidar da sua suculenta você deve manter isso sempre em mente!

A seguir você irá conferir dicas valiosas sobre como cuidar de suculentas e fazer com que elas cresçam saudáveis e lindas.

  1. Sol: Escolha cultivar a sua suculenta em um local iluminado.
    • Algumas espécies precisam que o sol bata diretamente no vaso ou canteiro. Outras precisam somente da luz indireta, portanto vale a pena pesquisar a forma correta para cada espécie.
    • Lembre-se que essas plantas são adaptadas a ambientes desérticos e, portanto, amam a luz!
  2. Água: As suculentas não precisam ser regadas com frequência, portanto não encharque a sua plantinha e muito menos molhe suas folhas!
    • Evite colocar uma grande quantidade de água na hora de regar o solo e, em hipótese alguma, deixe água acumular no fundo do vaso ou recipiente onde ela fica.
    • No verão, regue a suculenta uma vez na semana, no máximo duas. No inverno, você pode regá-la somente uma vez a cada quinze dias.
  3. Solo rico: A terra utilizada para plantio e cultivo das suas suculentas deve ser rico em nutrientes.
    • O ideal é que você faça um preparado de substrato de jardim ou terra preta e misture com areia na proporção 1 para 1, ou seja, metade de terra e metade de areia.
    • Você pode acrescentar adubo à terra na hora do plantio e, então, a cada três meses.
  4. Folhas queimadas: Se você perceber que as folhas das suas suculentas estão com queimaduras, sinal de que está exagerando na exposição solar! Troque o vaso de lugar, ou então mude a planta para outro canteiro, onde não receba sol diretamente.
  5. Folhas apodrecidas: Se a sua suculenta tiver com folhas apodrecidas, provavelmente a causa disso é um excesso de água. Tome mais cuidado na hora de regar, coloque água somente no solo e não exagere!

Como plantar suculentas: passo a passo simples para não errar

Cultivar suculentas dentro de casa ou no escritório passou a ser algo comum a muitas pessoas. As suculentas, hoje em dia, fazem parte da decoração dos ambientes e a escolha de vasos que combinam com o local pode dar um toque ainda mais especial!

A seguir, trouxemos um passo a passo muito simples de como plantar suculentas! Assim, você pode usar toda a sua criatividade para criar lindos vasinhos e composições de suculentas para enfeitar a sua casa, dar um ar moderno e agradável a seu ambiente de trabalho ou, então, presentear uma pessoa querida.

1. Escolha do vaso

Vasos para cultivo de suculentas podem ser de barro; plástico; vidro; cerâmica, qualquer material irá funcionar para esse tipo de planta! Muitas pessoas fazem o plantio de suculentas em rolhas e utilizam esse pequeno vasinho como objeto de decoração.

Entretanto, é importante que você escolha um vaso que possua furos no fundo, já que as suculentas não se dão bem com solos muito úmidos. O furo no fundo do vaso auxilia a drenagem da água e é importantíssimo para o crescimento saudável da sua planta.

Quanto ao tamanho do vaso, isso dependerá da espécie que você escolher. Evite apenas que os vasos sejam muito rasos, pois eles dificultam o crescimento das raízes.

2. Preparação da terra

No fundo do vaso, faça uma camada de pedras ou pedregulhos para auxiliar na drenagem da água. Então, é interessante que você faça uma mistura de terra preta ou substrato de jardim com areia para plantar as suas suculentas. Essa composição na proporção 1 para 1 ajuda no crescimento das raízes e, também, evita o acúmulo de água em excesso na terra.

Espalhe o preparado de terra e areia no vaso, mas não amasse demais! Deixe o substrato fofinho para permitir que a terra respire. Em seguida, faça furinhos onde deseja colocar as suculentas.

3. Plantio e decoração

 

Suculentas: decoraçãoVocê pode fazer mudas de suculentas com as próprias folhas da planta! Para isso, retire a folha no local onde ela se insere no caule e tome cuidado para não quebrar ou danificar sua estrutura. Escolha folhas grandes e sem machucados para garantir que ela conseguirá germinar.

Em seguida, deixe as folhas secarem durante 12 horas antes de colocá-las no vaso. Então, basta inserir as folhas ou mudas nos buraquinhos feitos para o plantio e moldar a terra ao redor para firmá-las no lugar. Porém, não aperte demais! Lembre-se de que a planta precisa de espaço para crescer.

Após plantar todas as mudas que você deseja, use a sua criatividade para decorar o vaso com pequenas pedrinhas ou serragem colorida.

Se você gostou das dicas de como plantar suculentas, não deixe de comentar abaixo! Qual é a sua espécie de suculenta favorita?