A Espada de São Jorge é uma planta de origem africana e uma das espécies fáceis de serem cultivadas e encontradas no Brasil, seja dentro como fora de casa.
Ela tem um significado religioso no Candomblé, associada ao orixá Ogum, e também no Catolicismo, associada à São Jorge da Capadócia.
Nesse post, vamos trazer tudo sobre essa planta, desde como cultivá-la, seus significados e como usá-la na decoração de interiores.
Espada de São Jorge: como cuidar e cultivar no vaso
A Espada de São Jorge é uma planta de fácil cultivo. Com poucos cuidados, até para quem tem pouca experiência, é possível cultivá-la e manter sua espada sempre bonita e majestosa. Aqui vão algumas dicas:
1. Solo adubado e bem drenado:
A terra perfeita para plantar a maior parte das espécies de plantas é composta de terra e composto orgânico (geralmente, com húmus de minhoca ou o produto da compostagem).
Para a Espada de São Jorge, faça uma camada de drenagem com argila expandida e preencha o vaso com ⅓ de areia antes de colocar a terra e o a muda da planta.
2. O vaso perfeito
A espada de São Jorge é uma planta que pode atingir até 90cm de altura e, por isso, é necessário um vaso que comporte bem suas raízes e o seu peso. Se sua muda for pequena, vá trocando de vaso a medida em que ela cresce.
Os vasos mais indicados são os de cerâmica, pois eles retêm umidade, garantindo que a terra vai ser mantida fresca por mais tempo. Além disso, eles são mais usados na decoração de interiores, por sua vertente mais rústica. Só garanta que ele tenha furos de drenagem no fundo.
3. Temperatura ideal e iluminação:
Embora ela possa ser cultivada com facilidade, a temperatura ideal para a planta é de 13°C a 24°C, portanto ela suporta bem o ambiente interno, e o externo. Só tenha certeza de que ela recebe iluminação por algumas horas, em sol direto ou em meia sombra.
4. A rega correta
Nessa planta é importante lembrar que a rega excessiva pode fazer com que as raízes apodreçam e mate a planta. O ideal é sentir a terra e, se ela estiver seca, regue com moderação.
No inverno, diminua a frequência, podendo chegar a ter 20 dias de espaço entre as regas.
Solo adubado para manter a planta sempre saudável:
Mesmo com poucos cuidados necessários, toda planta precisa de um solo bem adubado para crescer mais bonita e saudável. Use adubos orgânicos uma vez por mês e regue bem.
Depois de bem desenvolvida, retire novas mudas da planta separando as touceiras e replantando em outros vasos. Assim você terá várias Espadas para decorar sua casa!
Tipos de Espada de São Jorge
Embora com muitos outros nomes populares como Língua-de-sogra, Rabo-de-lagarto, Sansevéria, a Espada-de-São-Jorge faz parte de uma família (Sansevieria trifasciata) com diversas espécies que tem folhagens e significados diferentes.
A mais populares no uso paisagístico e religioso são as três que vamos diferenciar abaixo:
1. Espada-de-São-Jorge ou Espada de Ogum
A mais popular da família, geralmente é associada a todas as variedades, mas a Espada-de-São-Jorge ou Espada-de-Ogum é caracterizada pela sua coloração totalmente verde com algumas manchas mais claras.
2. Espada-de-Santa-Bárbara ou Espada de Iansã
Essa variedade possui um contorno amarelado nas bordas da folhagem. No centro, ela possui as mesmas características da Espada-de-São-Jorge.
Lança-de-São-Jorge ou Lança-de-Ogum
Mais diferente das três variedades, a Lança-de-São-Jorge tem um formato cilíndrico e a sua touceira cresce em forma de leque.
Significados da planta
A planta está associada principalmente ao seu poder de proteção ao mau olhado.
Isso principalmente por conta do seu formato de lança e espada. São elas as responsáveis pelas conquistas e por afastar os males que afligem os lares com o fio da espada. Tanto relacionado a São Jorge quanto a Ogum, conhecidos pela coragem e sua luta contra o mal.
Ambientes decorados com a Espada de São Jorge
Ela geralmente é colocada na entrada dos lares não só para proteger, mas para trazer prosperidade, abundância e coragem para os moradores. Mas hoje vemos também o uso em diversos cômodos da casa, sendo amplamente utilizada na decoração e no paisagismo. Conheça inspirações para decorar a sua casa com esta planta:
Imagem 1 – Espada de Santa Bárbara no pé da cama para trazer proteção e decorar o ambiente
Para o interior da casa, as plantas trazem não só o significado daquela espécie mas o verde forte e natural, modificando todo o ambiente.
Imagem 2 – Use também vasos maiores e permita que a planta cresça e se reproduza num só espaço.
Além disso, pense na decoração do vaso, que pode ser liso ou com estampas e padrões, para serem combinados com os outros elemento decorativos.
Imagem 3 – Jardineira semi-divisória de ambientes.
As espadas de São Jorge são muito usadas em jardineiras para dividir ambientes
Imagem 4 – Crie as suas mudas desde o princípio em vasinhos menores para colocar em mesas de canto ou de centro.
Para quem quer começar a criar suas plantinhas, vale a pena pensar em adquirir mudas mais jovens para acompanhar seu crescimento.
Imagem 5 – Separe um espacinho próximo a entrada da sua casa para chamar proteção e coragem.
As entradas são os locais mais utilizados para colocar as espadas de São Jorge e, se você planeja usar essa planta na sua casa, é uma boa ideia já colocá-la no seu projeto de decoração.
Imagem 6 – O verde da planta traz outro clima para a sala
As plantas no paisagismo e na decoração de interiores são responsáveis por trazer mais vida e frescor para o ambiente.
Imagem 7 – Brinque com os diferentes tipos de vaso: desde os que tem o tom mais rústicos até os mais modernos.
Os vasos hoje em dia ganham diversos tipos de materiais, formatos e cores. Desde o básico de plástico preto ou o mais rústico de cerâmica, até os de concreto e cerâmica esmaltada, tendências de hoje.
Imagem 8 – Forme uma proteção para a sua varanda colocando jardineiras próximas as grades.
Além da possibilidade de formar um tipo de divisória com as formas de espada ou lança de São Jorge, elas também podem formam um tipo de proteção para varandas, principalmente em prédios.
Imagem 9 – Além da planta: aqui ela é representada em um quadro!
Ai vale usar os vasos feitos de cerâmica ou de concreto, especialmente se eles tiverem um acabamento e cores diferentes.
Imagem 10 – Mas cada cantinho que você tiver para colocar um verdinho vale!
Imagem 11 – Outro exemplo de vasão: dessa vez decorando um quarto predominantemente frio e reto.
Para quem tem uma decoração mais fria e com predomínio de linhas retas, as plantas quebram esse padrão e trazem mais vida para o ambiente. A espada de São Jorge, em especial, faz essa quebra ainda acompanhando as linhas mais retas do ambiente.
Imagem 12 – Para quem tem janelas baixas e quer dar uma escondida no ambiente.
É outra forma de criar uma divisão dos ambientes, como ja mostramos anteriormente.
Imagem 13 – A espada de São Jorge combina muito bem com um ambiente mais moderno e com uma pegada mais artesanal também.
Combinar elementos industriais e artesanais deixa qualquer tipo de ambiente mais despojado e as folhas das plantas contribuem muito para dar um ar mais vivo e divertido para a casa.
Imagem 14 – Explore todos os tipos de vaso na sua decoração!
Os vasinhos de concreto em formas geométricas estão super em alta e podem ser feitos em casa!
Imagem 15 – Uma planta perfeita para decorar cantos de parede e usar numa área de relaxamento.
Perto de namoradeiras ou sofás, as plantas criam uma moldura perfeita para um cantinho de leitura ou relaxamento.
Imagem 16 – Inclua o verde da planta na sua paleta de cores quando for começar a decorar o seu cômodo.
Nesse cantinho, os tons de verde da folha da espada de São Jorge e da outra plantinha combina com o azul na bandeirinha da parede.
Imagem 17 – Sobrou espaço perto de uma janela? Aproveite a iluminação e os raios de sol para cultivar a sua espada.
Embora a espada de São Jorge funcione muito bem no ambiente interno, é sempre bom aproveitar os cantinhos próximos a janela. Nesse banheiro com janelas inclinadas, as jardineiras são colocadas numa estrutura de concreto, que podem ser aproveitadas como banco.
Imagem 18 – Uma planta para ter até mesmo na cabeceira da cama.
Imagem 19 – Cantinho com mesa branca e Espada de São Jorge com folhas grandes.
Imagem 20 – Canteiro com diversas plantas, inclusive a Espada de São Jorge neste salão de festas.
O ideal é só retirar o vaso na hora de regar e deixar escorrer bem antes de colocar de volta. Os cachepots de madeira são uma beleza!
Imagem 21 – Aproveite também em áreas externas que recebem pouca iluminação direta.
Essa planta também fica incrível na área externa, num cantinho de relaxamento ou até mesmo próxima de piscinas.
Imagem 22 – Tenha várias espécies em vasos diferentes.
As diferentes espécies da família da espada de São Jorge podem ser combinadas no mesmo ambiente, até no mesmo vaso! Mais proteção para a sua casa!
Imagem 23 – Explorando vários tipos de vasos para encontrar o perfeito para a sua decoração.
Imagem 24 – Mesa pequena redonda branca com pequeno vaso de Espada de São Jorge.
Imagem 25 – Enraíze suas espadas em potinhos com água e aproveite para usar na sua decoração.
Imagem 26 – As folhas da espada juntam as linhas retas e as curvas na mesma planta.
Elas combinam muito em ambientes mais geométricos, como da imagem acima.
Imagem 27 – Traga mais cor e vida para o ambiente com vaso de Espada de São Jorge.
Imagem 28 – Entre a janela e a rua.
Para janelas baixas que vão até o chão, as jardineiras com espadas de São Jorge ajudam a fazer uma divisão entre o ambiente interno e externo
Imagem 29 – E até os canteiros de janelas podem receber a planta que cresce verticalmente.
Imagem 30 – Mesmo para quem não tem espaço para plantar a espada de São Jorge na terra, vale usar vasos até no lado de fora.
Imagem 31 – Cantinho com múltiplos vasos de plantas.
Imagem 32 – Cantinho de plantas na escrivaninha.
Juntar algumas plantas num cantinho deixa o ambiente mais leve e pode até mesmo mudar o tom do local de trabalho, como é o caso das escrivaninhas.
Imagem 33 – Trio de vasos de concreto pequenos com plantinha em tamanho pequeno.
Imagem 34 – Divisórias de ambientes comerciais também!
Imagem 35 – Um tom diferente na cozinha.
Em qualquer tipo de cozinha, adicionar o verde de uma planta traz frescor e um toque novo de cor, especialmente o mais escuro da espada de São Jorge ou a combinação com amarelo, da espada de Santa Bárbara.
Imagem 36 – Jardineiras atrás do sofá.
O mais divertido na decoração é ir testando os lugares onde os seus itens podem ser posicionados e criar uma decoração despojada e harmoniosa.
Imagem 37 – Canteiro lateral com pedras na escada com pequenas Espadas de São Jorge.
Imagem 38 – Um caminho protegido.
Para entradas ou jardins de inverno, a Espada de São Jorge cria uma camada verde especial.
Imagem 39 – Espaço verde com frescor para um cantinho da leitura.
A espada de São Jorge é símbolo de proteção, mas adicionar qualquer tipo de planta num cantinho especial ajuda a acalmar e relaxar.
Imagem 40 – Mesa de cabeceira preta com vaso branco de Espada de São Jorge no quarto de casal.
Imagem 41 – Coloque vasos em cantos estratégicos que geralmente ficam vazios.
Se embaixo da sua escada for mais aberta e iluminada, é um bom lugar para uma planta.
Imagem 42 – Vaso com belíssima Espada de São Jorge grande.
Imagem 43 – Com um toque artesanal: vaso de palha com Espada de São Jorge.
Imagem 44 – Em meio aos enfeites no móvel da sala de estar.
Imagem 45 – Jardineiras em todos os cantos.
Imagem 46 – Combine as cores vibrantes da folha com outros elementos coloridos da sua decoração.
Imagem 47 – Cachepots com plantas altas até mesmo em bancadas.
Além de decorar locais vazios, essas plantas são ótimas para decorar locais da casa que você não usa, como bancadas de pedra e as meias paredes de divisórias.
Imagem 48 – Aqui, um mix de espécies em um mesmo vaso.
Imagem 49 – Um belíssimo cantinho da sala com plantas que se destacam em meio a pintura preto e branca.
Imagem 50 – Folhinhas verdes no vaso verde sim!
Imagem 51 – Junte diferentes tipos de texturas e linhas na sua decoração.
Nessa imagem, as linhas dos quadros se relacionam muito bem com as linhas naturais da folha da espada de São Jorge, posicionada próxima a eles.
Imagem 52 – Uma cor vibrante para um ambiente neutro.
Imagem 53 – Jardineira também no corredor para aproveitar as linhas horizontais.
Imagem 54 – Nos cantos, as plantas combinam muito com quadros.
Como já mostramos no caso do corredor e do banheiro, esses dois itens fazem um par incrível para qualquer decoração, além de ocupar um espaço bem restrito!
Imagem 55 – O canto das espadas.
Proteção nunca é demais, não é mesmo? Que tal um canto especial só com sua coleção de espadas? Todas polidas, claro!
Imagem 56 – Pense em usar alturas diferentes na hora de posicionar seus vasos.
Para usar vários vasos juntos, você pode usar como estratégia alturas diferentes, assim todas ficam visíveis e a decoração fica mais orgânica.
Imagem 57 – Mini vaso com Espada de São Jorge decora o cantinho da cozinha.
Imagem 58 – Vaso cinza com mix de plantas e Espada de São Jorge.
Imagem 59 – Mesa de cabeceira de quarto de casal com pequeno vaso branco de Espada de São Jorge.
Junto com livros e objetos decorativos, as plantinhas deixam o ambiente com mais personalidade e mais a cara de casa.
Imagem 60 – Plantas grandes parecem pequenas num pé direito desses!
Faça sua composição pensando em tudo, até mesmo na altura do pé-direito do ambiente!
Imagem 61 – O vaso pode fazer toda a diferença na decoração, escolha um modelo que seja moderno e que combine com o seu estilo!
Imagem 62 – Que tal enfeitar a sua linda espada de São Jorge com enfeites festivos como este exemplo Natalino?
Imagem 63 – Cantinho das plantas com diversas espécies.
Imagem 64 – Trio de vasos para área externa com Espada de São Jorge.
Imagem 65 – Espada de São Jorge em vaso metálico no cantinho da sala, apoiado no piso do ambiente.
Imagem 66 – A Espada de São Jorge não enfeita somente os ambientes internos, como também os externos.
Imagem 67 – Folhas pequenas de Espada de São Jorge em pequeno canteiro na área externa.
Imagem 67 – Em um cantinho qualquer: a Espada de São Jorge vai bem em qualquer vaso.
Imagem 68 – Dupla de vasos grandes e altos com material metálico e pintura escura.
Imagem 69 – Até os espaços corporativos podem abrigar certas espécies, como a Espada de São Jorge sem poluir o visual.
Imagem 70 – Entrada de casa com Espada de São Jorge no canteiro lateral.
Imagem 71 – Outro exemplo de canteiro elevado de jardim com diversas Espadas de São Jorge.
Imagem 72 – Um belo vaso branco com suporte metálico próximo ao sofá de tecido da sala.
Imagem 73 – Além da Espada de São Jorge, escolha uma outra espécie para fazer uma duplinha ou trio no cantinho das plantas.
Imagem 74 – Não basta ter, tem que cuidar também. Cantinho para quem adora plantas em casa.
Imagem 76 – Dos cantinhos direto para o centro de mesa em um vaso pequeno.
Imagem 77 – Canteiro estreito na calçada com pedras e ela: a Espada de São Jorge.
Imagem 78 – Trio de vasos para área externa: branco, cinza e preto com as Espadas de São Jorge.
Imagem 79 – Cantinho externo das plantas com diversas mudas de Espada de São Jorge!
Imagem 80 – Cantinho do jardim com canteiro, banco e Espada de São Jorge.
Imagem 81 – Cantinho das plantas próximo ao sofá da sala.
Imagem 82 – Trio de vasos pretos decoram a sala deste apartamento pequeno com decoração minimalista.
Imagem 83 – Vasos suspensos no muro externo todos com a mesma espécie: Espada de São Jorge.
Imagem 84 – Vaso de cerâmica com Espada de São Jorge na área externa com pergolado de madeira.
Imagem 85 – Canteiro com pastilhas, pedras e cheio de Espadas de São Jorge.
Imagem 86 – Cantinho da poltrona charmoso com uma mini Espada de São Jorge.
Imagem 87 – Duplinha de vasos na entrada da residência.
Imagem 88 – Um belo vaso rústico de barro apoiado em blocos de concreto no cantinho da sala.
Imagem 89 – Vaso cinza para sala com Espada de São Jorge.
Imagem 90 – Cantinho decorado com bar de madeira e vaso branco com Espada de São Jorge.
Imagem 91 – Varanda moderna e minimalista com dupla de vasos brancos geométricos e Espadas de São Jorge.
Imagem 92 – Até no banheiro com banheira branco: uma duplinha de vasos de Espada de São Jorge.
Imagem 93 – Um bastidor lindo para decorar o lar!
Imagem 94 – Vasos geométricos harmonizam muito bem com esse tipo de planta.
Imagem 95 – Um vaso de Espada São Jorge para energizar o cantinho.
Imagem 96 – Espada São Jorge de crochê.
Imagem 97 – Quadro com desenho de Espada São Jorge.
Imagem 98 – Kokedama de Espada São Jorge.
Imagem 99 – Veja o efeito visual de um muro de Espada São Jorge.
Imagem 100 – Mini vasos podem ser inseridos em qualquer espaço.