Como criar plantas de casas: veja programas online gratuitos

Conheça os principais programas e ferramentas para criar plantas de casas online grátis

Por -

Imaginar como ficará a casa depois de pronta é o desejo de quem está construído ou reformando. Para ajudar a acalmar essa ansiedade é possível utilizar programas online que permitem a criação de plantas e a decoração de ambientes. Saiba como criar plantas de casas:

Com eles você visualiza de modo muito real como sua casa ficará e, ainda, tem a oportunidade de definir a melhor posição dos móveis e dos objetos de decoração. Por isso, mais do que uma ferramenta para driblar a ansiedade, esses programas auxiliam a decorar e mobiliar a casa. Ao final, você consegue visualizar o projeto em 2D e 3D. Alguns programas ainda tiram fotos e fazem vídeos dos ambientes.

E se você acha que não conseguirá dar contar de utilizar um programa desses, saiba que eles são muito fáceis de usar. Com apenas um cadastro simples você tem acesso a ferramenta e começa a montar a sua planta.

Como criar plantas de casas online: programas e ferramentas

Confira abaixo alguns dos programas mais utilizados para criação de plantas online e como utilizá-los: 

1. 3Dream

3Dream

O 3Dream funciona de modo totalmente online e gratuito. Com ele você pode projetar a casa que desejar de modo rápido e fácil. Para utilizá-lo é necessário criar um cadastro no site, depois disso é possível construir e montar ambientes inteiros do chão até o teto. Você escolha a cor das paredes, os materiais utilizados e as texturas.

Em seguida é só adicionar os móveis e os objetos de decoração. Procure utilizar as medidas mais próximas possíveis das reais, assim você terá uma noção bem próxima de como o projeto ficará depois de pronto.

O 3Dream oferece uma variedade ampla de objetos para serem inseridos na casa, contudo como eles não vem em uma galeria é preciso procurá-los pelo campo de busca. Nesse caso, a pesquisa deve ser realizada em inglês, idioma original do programa, e talvez isso dificulte um pouco o acesso do usuário que não domina o idioma.

Após finalizar o projeto, você pode visualizá-lo de quatro formas diferentes, que vai desde a mais simples e rápida até a mais completa em 3D. O site permite que sejam tiradas fotos dos ambientes e encaminhá-las por email.

Na opção gratuita, o 3Dream é limitado a apenas dois projetos, 25 fotos e apenas 10% do catálogo de objetos. Já a versão paga permite o acesso ilimitado às funções do programa.

2. Roomstyler

Roomstyler

O Roomstyler é o site mais completo e variado no que se refere a móveis e objetos de decoração. São milhares de opções disponíveis para você montar os ambientes que desejar. Isso porque o site está vinculado a uma loja online (MyDeco) que vende todos os móveis e objetos disponíveis no programa, contudo essa opção é valida apenas para os EUA e Reino Unido.

O site é simples e muito fácil de usar. Para montar um projeto nele é necessário criar uma conta. Após a conclusão do projeto, você pode visualizá-lo em 3D e tirar fotos.

3. AutoDesk Homestyler

A Autodesk Homestyler pertence a mesma marca criadora de programas como o AutoCAD e 3D Studio Max. O programa é um dos mais completos para o planejamento de plantas online e, o melhor, é que ele roda totalmente online e é 100% gratuito. Basta entrar no site e fazer o cadastro, depois é só acessar, de qualquer computador conectado a internet, o projeto da sua casa.

O programa dá a opção de criar uma planta desde o começo ou utilizar algum modelo pronto disponível nas galerias. O site também oferece centenas de objetos e móveis para você inserir na decoração e, depois de tudo pronto, ainda é possível tirar fotos dos ambientes e visualizá-los em 3D. O Autodesk Homestyler também possui integração com as redes sociais.

4. Roomle

Roomle

O Roomle é um programa bem mais simples de ser utilizado, porém ele não possui muitas opções de objetos e móveis para serem inseridos na planta – há apenas um modelo de sofá, por exemplo.

Por essa razão ele acaba se tornando uma ótima opção para aqueles que querem fazer uma planta rápida e sem complicação, apenas demarcando o local onde ficará cada móvel, sem se preocupar com a forma real que o projeto terá depois de pronto.

Com um cadastro simples no site do programa você pode acessar a planta da sua casa de qualquer computador conectado a internet. O Roomle, ao contrário da maioria dos programas, possui versão em português.

Após finalizar o projeto, você pode escolher o tipo de visualização em 3D, já que o programa oferece duas: uma mais simples, de carregamento mais leve e outra mais elaborada, que demora mais para carregar. Apesar das duas opções em 3D, a qualidade da apresentação não é muito boa.

Contudo, apesar dos pesares, vale a pena testar o Roomle.

5. Floorplanner 

Floorplanner

Fácil de usar e com uma coleção considerável de móveis e objetos, o Floorplanner é uma boa opção para quem não domina muito as ferramentas de programas mais avançados. Para usá-lo basta criar um cadastro ou acessar por meio de uma conta no Google.

Depois de pronto o projeto, você tem a possibilidade de visualizá-lo em 2D ou 3D, ambos com uma qualidade muito boa. O programa possui versão em português de Portugal, o que já ajuda na hora de utilizá-lo.

O Floorplanner também conta com uma versão paga e outra gratuita. A versão grátis, bem limitada, permite criar apenas um projeto e não há possibilidade de tirar fotos ou produzir vídeos dos ambientes. Apesar das limitações ele é um dos programas de criação de plantas online mais fácil de ser usado e com a melhor apresentação final.

Por conta disso, vamos te apresentar um pequeno tutorial de como utilizá-lo para criar sua própria planta de casa online. Confira:

1. Crie sua conta no Floorplanner

Criar conta floorplanner

Ao acessar o site do Floorplanner, clique em cadastro. Você verá a tela acima, preencha com os dados solicitados ou, caso tenha uma conta no Google, clique no botão abaixo e você já se cadastra automaticamente.

2. Acesse o painel do programa

Painel floorplanner

Após concluir o cadastro, clique em projetos e, em seguida, projeto novo. Você será redirecionado para outra tela onde já começará a colocar no “papel” as suas ideias.

3. Desenhando a planta

Iniciando projeto no floorplanner

Nessa página em branco você poderá começar a desenhar o seu projeto. A construção é simples, basta utilizar as ferramentas adequadas para cada etapa. Você pode optar por desenhar apenas um cômodo ou a planta da casa inteira com todos os cômodos. É possível adicionar todas as estruturas da casa desde o chão e o tipo de piso até as paredes, portas, janelas e grades.

O martelinho no canto superior esquerdo é o botão que deve ser clicado para criar a parte estrutural da casa. Você poderá perceber que serão abertos outros botões em azul na parte de baixo. Eles são bem intuitivos, como é possível notar. Para criar paredes, clique no botão com o desenho de parede e forme uma linha finalize-a com um duplo clique. Para criar portas, use o botão com o desenhinho de porta e, assim por diante.

Comece criando a superfície, ou seja, a área da planta. Esse passo é como ligar pontinhos, vá puxando e arrastando a linha até atingir o tamanho desejado. Tenha em mãos as medidas reais para que o projeto fique o mais próximo possível da realidade. Após criar a superfície, defina o local das paredes, depois as portas e janelas.

4. Mude o piso e coloque a mobília

Após criar toda a estrutura da planta, você pode modificar o tipo de piso da casa. Para isso, dê um duplo clique na área da superfície do desenho e uma caixa semelhante a da imagem será exibida. Nela, você pode determinar o tipo de piso – carpete, madeira, cimento, grama, etc – que deseja usar, além de definir a cor e a textura.

Para inserir as mobílias e objetos de decoração é muito simples também. Clique na poltrona exibida no menu do canto superior esquerdo e, em seguida, clique em categoria. Logo abaixo você verá um menu suspenso, clique nele e se abrirá todas as opções disponíveis divididas por cômodos, como por exemplo cozinha, sala de estar, jardim, quarto, entre outros.

Após selecionar a categoria desejada aparecerá no quadro abaixo os móveis e objetos relacionados a categoria. Nesse caso é possível visualizá-las em 2D e em 3D. Escolha a mobília desejada clicando e arrastando-a até a superfície do desenho. Posicione-a no local desejado.

Um duplo clique sobre a mobília e você terá acesso a todas as opções para modificá-la. É permitido rotacionar o móvel, alterar suas medidas, duplicar e excluir, caso ache melhor.

Outra forma de inserir as mobílias é digitando o nome do objeto desejado no campo de busca. Se fizer a pesquisa em português e não for apresentada muitas opções, experimente realizar a busca com o termo em inglês.

Não se esqueça de clicar eventualmente no botão “Guardar” para que seu projeto seja salvo. Você pode ir vendo como está ficando o seu projeto, clicando no botão 3D, localizado no canto superior direito da tela.

Agora que você já sabe como usar o programa é só se divertir e ir planejando sua casa com toda a riqueza de detalhes possíveis.