Feng shui no quarto: veja como aplicar e dicas de harmonização

Por -

Dormir bem e acordar ainda melhor! Esse é o grande objetivo de usar o Feng Shui no quarto, seja ele de casal ou de solteiro.

O quarto é o ambiente mais importante da casa. É lá que você descansa e restaura as energias para o próximo dia.

E é exatamente aí que entra o Feng Shui. Essa técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes ajuda a equilibrar as emoções, sensações e percepções sensoriais fazendo com que você se sinta equilibrado, energizado e fortalecido.

Muito bom, né? Então continue acompanhando o post para aprender como colocar o Feng Shui para funcionar dentro do quarto.

Feng Shui no quarto: dicas de harmonização

Feng Shui e a posição dos móveis

Acertar na posição dos móveis é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu quarto.

Começando pela cama. Esse é o móvel principal do ambiente e sua posição é fundamental para harmonização do quarto e, principalmente, para garantir a qualidade do sono.

Então preste atenção nessas dicas:

Não coloque a cama embaixo da janela

De acordo com Feng Shui, a cama embaixo da janela é prejudicial ao sono, uma vez que causa sensação de insegurança e faz com que você perca energia.

Não coloque a cama encostada na parede

Essa dica é muito válida especialmente para quarto de casal, já que a cama encostada na parede pode causar sensação de “sufocamento” no companheiro que dorme nesse canto.

A cama encostada na parede também atrapalha a circulação da energia pelo quarto.

Também é importante mencionar que a cama não deve ficar encostada em paredes onde exista passagem de canos de água. Eles podem comprometer o descanso.

Não coloque a cama de frente ou alinhada com a porta

A cama alinhada ou de frente com a porta causa sensação de insegurança e de que a qualquer momento você poderá ser surpreendido com a chegada de alguém. Outro problema, ainda de acordo com o Feng Shui, é que a cama de frente ou alinhada com a porta favorece a perca de energia, fazendo com que você se sinta cansado ao longo do dia.

A recomendação, nesse caso, é colocar a cama em posição diagonal com a porta de entrada, de modo que você possa vê-la, mas sem encará-la de frente.

Evite camas box ou baú

A gente sabe que a cama box ou do tipo baú é uma grande amiga de quem vive em casas pequenas. Mas para o Feng Shui esse tipo de cama não é muito adequada, isso porque ela não permite a fluidez da energia, mantendo o quarto estagnado.

A solução é optar por armazenar embaixo da cama apenas itens que você faz uso constante, como roupa de cama ou cobertores, por exemplo. Evite guardar objetos sem uso, já que isso contribui para estagnar ainda mais a energia do ambiente.

Essa dica vale mesmo que sua cama não seja do tipo baú. Não acumule caixas e outros objetos embaixo da cama. Esse espaço deve ser livre e arejado.

Providencie uma cabeceira

O Feng Shui recomenda fortemente que você tenha uma cabeceira na cama. De preferência que seja sólida, feita de madeira ou estofada.

A cabeceira é importante para promover solidez e segurança.

Não use armários com espelhos

Vamos falar agora sobre os armários do quarto. A maior dica nesse caso é evitar o uso de espelhos nas portas, especialmente se ele estiver voltado para a cama.

Prefira instalar os espelhos por dentro das portas.

Mesinha de cabeceira

A mesinha de cabeceira ou criado mudo é muito importante para o Feng Shui. Ela representa apoio e estabilidade. Portanto, não dispense esse móvel.

No quarto de casal, a dica é ter mesinhas iguais para que um companheiro não se sinta em desvantagem em relação ao outro.

Feng Shui e as plantas

Tem gente que é contra, tem gente que é favor. Para o Feng Shui as plantas podem e devem ser usadas dentro do quarto.

O ideal é usar flores e plantas em vasos apoiados sobre a cômoda ou a mesinha lateral, por exemplo. Evite plantas suspensas ou do tipo trepadeira.

Feng Shui e o home office no quarto

Nada pior para o Feng Shui do que colocar o espaço de trabalho no mesmo lugar onde se dorme. Isso é muito prejudicial para a qualidade do seu sono e para sua relação afetiva, já que o trabalho estará competindo pela sua atenção o tempo todo.

Mas o que fazer em tempos onde o home office é uma realidade para muitas pessoas? Procure outro espaço da casa para montar o seu escritório, mas se isso não for possível, monte o home office no quarto de modo que todas as vezes que acabar o seu expediente você não precise encarar papéis, documentos, notebook, entre outros materiais de trabalho.

O ideal é contar com armários e opções retráteis de mesinha e bancada, assim você pode montar e desmontar o home office todos os dias.

Seguindo essa mesma ideia, evite também o acúmulo de livros dentro do quarto. Eles podem causar sensação de fadiga mental e não permitem que você relaxe como deveria.

Feng Shui e eletrônicos no quarto

É importante se desligar dos aparelhos eletrônicos dentro do quarto. Portanto, evite usar computador, notebook, televisão e o seu celular quando estiver nesse ambiente.

Ao dormir, deixe o celular no modo avião e se puder, desligue também o modem da internet, caso ele fique dentro do quarto.

A televisão, em especial, pode se tornar um grande problema se você tem o hábito de dormir com ela ligada. Durante o sono, o seu subconsciente continua trabalhando e isso quer dizer que ele capta todas as mensagens e informações que estão no ambiente.

Ou seja, tudo aquilo que está sendo transmitido pela TV está sendo absorvido pela sua mente. E é por isso que você dorme, mas acorda cansado no outro dia.

Por falar nisso, também é interessante não ligar a TV assim que acordar. Você não precisa saber das últimas noticias assim que desperta. Procure focar sua mente em coisas positivas.

Se puder, a melhor opção é tirar a TV do quarto.

Feng Shui e a bagunça

Convenhamos, não dá para relaxar em um quarto sujo e bagunçado.

Então arregace as mangas e faça aquela faxina tanto dentro, quanto fora dos armários. Doe o que não usa mais, jogue fora aquilo que está quebrado e conserte o que deseja manter com você.

Não acumule objetos sem uso e danificados, eles representam energia estagnada e ninguém quer isso no ambiente de descanso.

Habitue-se também a criar uma rotina de organização para o seu quarto, incluindo arrumar a cama pela manhã e recolher as roupas que estão espalhadas.

Feng Shui e as fotos na parede

É muito bom recordar os amigos e parentes por meio de fotos, não é mesmo? Mas saiba que esse hábito de colocar fotos na parede pode ser prejudicial para o seu quarto.

Segundo o Feng Shui, o excesso de fotos de pessoas pode gerar ansiedade e uma sensação de estar sendo observando o tempo todo.

O mesmo vale para figuras religiosas, como santos e anjos. Prefira imagens de paisagem ou de algo que traga paz e conforto.

Mas o Feng Shui também alerta para o uso de quadros com figuras que representam água, como mar, rios e cachoeiras. O elemento água dentro do quarto pode trazer prejuízos financeiros para os moradores.

Evite ainda pinturas que tragam representações de violência, tristeza, solidão e morte.

Feng Shui e as cores

As cores possuem um peso enorme na harmonização do quarto, não apenas do ponto de vista estético, mas do lado emocional também.

Prefira cores claras e suaves que inspiram calma e tranquilidade. Os tons muito quentes e vibrantes, como vermelho, laranja e pink devem ser evitados ou usados em pouca quantidade.

Cuidado também com o excesso de cores frias no quarto, como o azul, por exemplo, apesar da cor ser relaxante, quando usada demais pode acabar causando sensações de vazio, tristeza e impessoalidade.

Busque por uma paleta de cores harmoniosa, levemente quente e aconchegante. Uma boa ideia são os tons terrosos mesclados com tons neutros.

Feng Shui no quarto para atrair amor

Para quem está em busca de um novo amor ou deseja simplesmente fortalecer uma relação que já existe pode lançar mão de algumas técnicas do Feng Shui, além das já citadas acima. Confira:

Tudo em pares

Uma das dicas mais conhecidas do Feng Shui para atrair amor é usar tudo em pares. Ou seja, nada de apenas uma almofada, tenha duas ou quatro. É sempre importante usar número par. O mesmo vale para bibelôs e outros enfeites do quarto. 

Cores certas

Aposte em tons que favoreçam o romance, como rosa, lilás e um leve toque de vermelho, mas sem exageros.

Flores

As flores ajudam a preservar e criar o clima de romance. Coloque um vasinho de cada lado da cama, por exemplo.

Espaço na cama

É lindo uma cama cheia de almofadas e travesseiros! Mas como você vai ter espaço para mais alguém se a cama já está completamente ocupada? Libere espaço para o amor chegar.

Pronto para colocar todas as dicas de Feng Shui para quarto em prática? Então mãos a obra!