Lavabo: 60 fotos de decoração e projetos de lavabos

Veja dicas e saiba como fazer a decoração do lavabo com maestria. Confira!

Por -

Se você gosta de receber bem suas visitas, então precisa pensar (ou repensar) a decoração do seu lavabo. Esse pequenino cômodo da casa, à disposição dos convidados, não precisa ser pálido e sem graça. Pelo contrário, esse é um espaço que merece atenção e deve ser valorizado para causar uma boa impressão a quem chega.

A vantagem de decorar um lavabo, em relação ao banheiro comum, é que esse cômodo não sofre com a umidade do chuveiro. E, com isso, você ganha inúmeras opções de revestimento e decoração que não teria em um banheiro tradicional. Pode apostar, por exemplo, em papéis de parede.

Quer saber mais? Então, acompanhe o post. Vamos falar tudo sobre decoração de lavabos e, de quebra, te fazer suspirar com lindos modelos prontos.

Como fazer a decoração de lavabo?

1. Espaço disponível

Em primeiro lugar, considere o espaço que você tem disponível. Geralmente são poucos metros quadrados ocupados por um vaso sanitário e uma pia. Observe a disposição deles e o que é possível fazer no local para valorizá-lo.

Considere a possibilidade de um quebra-quebra para redefinir a posição das louças. Isso pode fazer você ganhar mais espaço.

2. Revestimentos e acabamentos

Um lavabo não precisa ser totalmente branco. Esse cômodo da casa pode (e deve) ser mais ousado em relação às cores, especialmente no que diz respeito aos tons mais escuros, já que eles são capazes de conferir sofisticação e acolhimento à decoração. O que, convenhamos, é o ideal para um ambiente pensado para visitas.
O preto é a cor da sofisticação. Ele pode vir em detalhes ou mesmo compor uma parede inteira. Outras cores também são bem vindas para trazer o clima intimista e aconchegante para o lavabo. Mas preste atenção nos exageros, para não sobrecarregar o ambiente.

Atualmente, uma série de revestimentos se encontra disponível no mercado para essa finalidade. Você pode optar, como citado acima, pelo papel de parede, tecido, adesivo ou se desejar algo mais duradouro, pode revestir com porcelanato, granito ou tijolos aparentes. Isso vai depender do estilo que deseja imprimir no local.

Para o piso, uma ideia interessante é usar o mesmo da sala. Afinal, esses dois ambientes são geralmente próximos e a utilização do mesmo piso em ambas as áreas confere sensação de unidade.

3. Louças e metais

As louças e os metais são muito importantes para compor a decoração do lavabo. Você pode escolher por aquelas de design mais tradicional até mesmo as de desenho mais futurista, depende do seu projeto.
As torneiras de bancada são tendência, mas as de parede voltaram a fazer sucesso. Tome cuidado com as medidas da torneira em relação a cuba para que ela cumpra sua função corretamente. Uma torneira grande ou alta demais pode causar respingos por todo o lavabo, enquanto a torneira pequena pode dificultar a lavagem das mãos.

4. Bancada do lavabo

A bancada do lavabo é a cereja do bolo. Como o espaço é pequeno, a decoração deve ser incluída nesses elementos. Se a bancada for de madeira, o lavabo fica mais aconchegante e sofisticado, já uma bancada de mármore ou granito traz luxuosidade ao ambiente. Escolha a que mais se adapta ao seu estilo.

5. Iluminação

A iluminação é outro ponto chave da decoração do lavabo. Claro que você precisa de uma luz direta capaz de clarear todo o ambiente, mas nada impede que sejam instalados pontos de luz na bancada ou no espelho, por exemplo. A luz cria um ambiente agradável e acolhedor. Para esses pontos em especial, prefira uma luz mais amarelada.

Demais elementos da decoração de lavabo

O lavabo pode contar ainda com espelhos, nichos e suportes para ficar ainda mais bonito. Para os espelhos, escolha um onde a visita possa se ver ao menos de meio corpo. Ele pode ser emoldurado ou não, você escolhe.
Os nichos podem ser instalados na parede e acomodar pequenos objetos úteis ou de decoração. Aproveite para transmitir a personalidade dos moradores da nesses objetos.

Suportes também são bem vindos. O lavabo precisa ser bonito e funcional, por isso invista em um suporte legal para suas visitas pendurarem a bolsa, por exemplo. O papel higiênico também pode estar em um suporte apropriado para ele.

Toalhas e tapetes são igualmente úteis e importantes, sem contar que eles ajudam a compor a decoração. Deixe à disposição de suas visitas toalhas de mão macias e tapetes que absorvam possíveis respingos da pia.

Veja também: banheiros modernos, banheiros simples e pequenos, banheiros planejados, banheiros decorados.

Mimos para as visitas

ePensando na recepção das visitas da sua casa, coloque no lavabo um sabonete líquido bem cheiroso e um creme hidratante para as mãos. Você também pode montar uma cestinha com alguns itens como fio dental, algodão e curativos adesivos.

Flores são bem vindas para alegrar e receber os convidados.

60 imagens de decoração de lavabos

Quer morrer de amores agora? Então confira algumas imagens de lavabos decorados para você se inspirar a fazer o seu:

Imagem 1 – Lavabo revestido em madeira.

Lavabo revestido em madeira
Repare como esse lavabo ficou aconchegante todo em madeira. O mini jardim vertical de orquídeas deixou o pequeno espaço ainda mais encantador.

Imagem 2 – Lavabo com personalidade.

Lavabo com personalidade
O estilo do morador impera nesse pequeno lavabo. Para as visitas, um cesto com revistas no chão.

Imagem 3 – Lavabo de estilo romântico.

Lavabo de estilo romântico
É inegável o estilo romântico presente neste lavabo: do papel de parede florido ao estilo retrô dos espelhos em harmonia com o dourado das molduras. Destaque para o macaquinho que desce pela cordinha amarrada no teto.

Imagem 4 – Lavabo cheio de sofisticação.

Estilo e sofisticação no lavabo
O cinza combinando com o dourado dos metais deixou esse lavabo puro charme. Repare na luz atrás do espelho. As visitas se encantam.

Imagem 5 – Lavabo com parede 3D.

Lavabo com parede 3D

Imagem 6 – Lavabo praiano.

Lavabo praiano
O vime da luminária, as conchas sobre a bancada e a madeira remetem a um lavabo de praia. Destaque para a cestinha com sabonete líquido e outros mimos.

Imagem 7 – Lavabo sofisticado.

Lavabo sofisticado
Esse lavabo, um pouco maior do que a maioria, transborda em charme e elegância. A bancada de mármore com o teto de madeira contribui para essa impressão. O cinza predominante traz a sobriedade necessária ao estilo combinado com o tom de dourado dos metais.

Imagem 8 – Lavabo com nicho na parede.

Lavabo com nicho na parede
Ambientes pequenos sempre são convidativos para o uso de nichos. Nesse lavabo, ele abriga alguns livros

Imagem 9 – Lavabo com aramado.

Lavabo com aramado
O aramado metálico tem duas funções nesse lavabo: decorar e auxiliar no suporte dos objetos, como os vasos de plantas.

Imagem 10 – Lavabo de decoração simples.

Lavabo de decoração simples
Simples, mas marcante. Esse lavabo teve uma das paredes revestidas com tijolinho, dando ar rústico ao ambiente. No chão, o piso de formas geométricas confere modernidade. O suporte para as toalhas e a iluminação difusa merecem destaque.

Imagem 11 – Lavabo de tons escuros para criar sofisticação.

Lavabo com tons escuros

Imagem 12 – Parede toda de espelho.

Parede toda de espelho
O espelho é um recurso interessante para ser utilizado nos lavabos, ele amplia e ilumina o ambiente.

Imagem 13 – Plantas para complementar a decoração.

Plantas para completar a decoração
Os vasinhos de planta deixam o lavabo mais bonito e acolhedor. O painel de madeira ao fundo contrasta com o design da torneira e da bancada.

Imagem 14 – Lavabo pequeno decorado com estilo.

Lavabo pequeno decorado com estilo

Imagem 15 – Lavabo de linhas modernas.

Lavabo de linhas modernas
O destaque desse lavabo é todo para a bancada. A forma diferenciada da cuba foi esculpida na própria pedra. A torneira amarela impacta, enquanto as lâmpadas pendentes completam a decoração.

Imagem 16 – Lavabo todo em granito.

Lavabo com granito

Imagem 17 – Combinação de estilos.

Combinação de estilos no lavabo
As peças de madeira em combinação com os tijolinhos pintados de preto deixam o lavabo sofisticado. As louças brancas fazem um contraste harmonioso

Imagem 18 – Lavabo preto e branco.

Lavabo preto e branco
O revestimento do chão segue pela parede. Na bancada, os tons de preto e branco continuam. As louças e a torneira preta são pura elegância. Para quebrar a dualidade de tons, o verde das plantas.

Imagem 19 – Lavabo de cores claras e neutras.

Lavabo com cores claras e neutras

Imagem 20 – Luz de fundo.

Luz de fundo no lavabo
A luz ao fundo do espelho faz com que ele pareça levitar frente à parede. Efeitos visuais são recursos interessantes para impactar as visitas

Imagem 21 – Lavabo branco e cinza; luz azulada deixa o ambiente intimista.

Lavabo branco e cinza

Imagem 22 – Lavabo clean.

Lavabo clean
O papel de parede cinza de estampa suave decora sem carregar o ambiente. O dourado do espelho, o suporte para as toalhas de mão e a cestinha com itens de higiene são detalhes que não passam despercebidos. Destaque para a bancada de pedra na mesma cor do piso

Imagem 23 – Lavabo divertido.

Lavabo divertido
A estampa de folhas que cobre a parede traz graça e simpatia para esse lavabo descontraído. O quadro de joaninha e a pia com toalhas penduradas descomplicam a decoração e tornam o ambiente muito confortável para o visitante

Imagem 24 – Frisos dourados: detalhes que fazem a diferença nesse lavabo.

Frisos dourados no lavabo

Imagem 25 – Rolhas de vinho funcionando como suportes; solução criativa para acomodar os pertences das visitas.

Rolhas de vinho como suporte

Imagem 26 – O charme do revestimento de setas.

Revestimento de setas
Esse lavabo ficou encantador com o revestimento com desenho de setas. O pequeno espelho reflete a flor lilás do lado de fora do lavabo. Uma ideia para trazer a decoração de fora para dentro do ambiente

Imagem 27 – Lavabo descontraído.

Lavabo descontraído
O nicho na vertical traz uma pilha de papéis higiênicos. No nicho, acima do vaso, objetos descontraídos para o visitante se entreter.

Imagem 28 – Como um sol.

Como um sol
Mais um efeito visual para tirar o fôlego das visitas: um espelho redondo iluminado brilhando como um sol.

Imagem 29 – Em tom de azul.

Em tom de azul
Uma cor bonita e, quando bem utilizada, suaviza e harmoniza o ambiente. Nesse lavabo, ela combinou muito bem com os demais elementos da decoração e com a parede de tijolinho branco

Imagem 30 – Lavabo luxuoso.

Lavabo luxuoso
O granito e os detalhes em dourado deixaram esse lavabo com a cara do luxo. Destaque para a torneira e a cuba, parecem feitas de ouro.

Imagem 31 – Lavabo com nichos embutidos na parede.

Lavabo com nichos na parede

Imagem 32 – Lavabo estilo retrô.

Lavabo estilo retrô
O revestimento rosa brilhante e o tom verde pastel nos fazem viajar no tempo. A pequena pia com decalques de flores reforça ainda mais o estilo retrô desse lavabo

Imagem 33 – Sempre tem um espacinho para uma decoração cheia de personalidade.

Deccoração de lavabo cheia de personalidade

Imagem 34 – Lavabo minimalista.

Lavabo minimalista
De linhas retas e marcantes, esse lavabo preto e cinza é um exemplar do estilo minimalista.

Imagem 35 – Madeira e pedras naturais para compor a decoração do lavabo.

Madeira e pedras naturais no lavabo

Imagem 36 – Divisória de ardósia entre o vaso sanitário e a pia.

Divisória de ardósia no lavabo

Imagem 37 – Detalhes que chamam a atenção.

Detalhes que chamam a atenção

Imagem 38 – Lavabo cor de rosa.

Lavabo cor de rosa
A parede desse lavabo foi pintada com um rosa suave e delicado. Os objetos de madeira e vime recebem com aconchego os visitantes. Destaque para a pia envelopada de recortes

Imagem 39 – Lavabo simétrico branco com detalhes em preto.

Lavabo simétrico branco

Imagem 40 – Nicho de madeira decora o lavabo com objetos que transmitem a personalidade dos donos da casa.

Nicho de madeira que decora o lavabo

Imagem 41 – Lavabo de formas curvas muito delicado.

Formas curvas no lavabo delicado

Imagem 42 – Lavabo rústico.

Lavabo rústico
Esse lavabo ganhou uma aparência rústica graças à bancada de madeira de demolição. O galhinho de planta estrategicamente posicionado traz graça e charme ao balcão.

Imagem 43 – Use e abuse de formas e desenhos na parede do lavabo.

Formas e desenhos na parede do lavabo

Imagem 44 – Lavabo pequeno muito bem decorado.

Lavabo pequeno bem decorado
Tamanho não é desculpa para falta de decoração. Esse lavabo é a prova disso. Mesmo pequeno ele foi caprichosamente decorado com o revestimento de madeira, as plantinhas e o adesivo de formas em preto e branco.

Imagem 45 – Na dúvida, escolha um papel de parede bem bonito e seu lavabo estará pronto.

Papel de parede bonito para lavabo

Imagem 46 – Detalhes em preto trazem a sofisticação necessária para encantar as visitas.

Detalhes em preto para a sofisticação necessária

Imagem 47 – Invista em espelhos para compor o seu lavabo.

Espelhos para compor o lavabo
Neste projeto, o lavabo teve uma parede totalmente revestida com espelho e, mesmo assim, ainda traz um recorte de espelho no centro para as visitas se arrumarem

Imagem 48 – Bancada rústica de madeira para lavabo.

Bancada rústica de madeira para lavabo
A bancada de madeira rústica combina com o chão amadeirado. Para contrastar o rústico, a elegante torneira preta em harmonia com o azulejo da parede e a persiana.

Imagem 49 – Lavabo de formas modernas.

Lavabo de formas modernas

Imagem 50 – Copos de leite para amenizar a cor escura do lavabo.

Copos de leite para amenizar o ambiente escuro do lavabo

Imagem 51 – Cor de cimento queimado para trazer modernidade ao lavabo.

Cimento queimado para trazer modernidade ao lavabo

Imagem 52 – Iluminação direcionada: atrás do espelho e até dentro do vaso sanitário.

Iluminação direcionada no lavabo

Imagem 53 – Revestimento imitando tijolinho: detalhe azul para alegrar o ambiente.

Subway tiles no lavabo

Imagem 54 – Uma pia para impressionar as visitas.

Pia para impressionar visitas

Imagem 55 – Tudo no mesmo tom.

Tudo no mesmo tom
Até a folhagem que decora esse lavabo segue no mesmo tom acinzentado do restante da decoração

Imagem 56 – Um toque de cor.

Um toque de cor no lavabo
Os tons neutros como o branco e o bege abrem espaço para o laranja vibrante. Pequenos pontos de cor já são capazes de mudar a cara do ambiente

Imagem 57 – A parede azul desse lavabo harmonizou perfeitamente com a madeira da bancada.

Lavabo com parede azul

Imagem 58 – Balcão de madeira serve como apoio para bolsas e outros pertences.

Balcão de madeira no lavabo

Imagem 59 – Parede 3D com iluminação indireta: um convite para as visitas passarem pelo lavabo.

Parede 3D no lavabo

Imagem 60 – Plantas são bem vindas na decoração de lavabos.

Plantas são bem vindas na decoração de lavabos