O que fazer no tédio: veja dicas simples que funcionam realmente

Por - Atualizado em:

O que fazer quando aquele tédio bate e fica? Assistir TV e olhar as redes sociais são as opções mais comuns e também as mais frustrantes.

Mas você sabia que é possível acabar com o tédio de diversas outras maneiras?  Sim! A gente te conta aqui nesse post. Vem ver!

Por que sentimos tédio? 

Segundo o dicionário, tédio significa uma sensação de enfado, geralmente produzido por algo lento ou prolongado demais. Pode ser também uma sensação de cansaço ou aborrecimento, desgosto ou vazio interior. 

E por que sentimos isso? Na maioria das vezes é porque estamos em um lugar que não gostaríamos de estar ou realizando alguma atividade que não queríamos realizar. 

Em tempos de pandemia, essa sensação ficou ainda mais em evidência, já que de uma hora para outra fomos obrigados a ficar em casa, isolados de tudo e de todos. 

Baseado nisso, pesquisadores descobriram que existem cinco causas principais que levam uma pessoa ao tédio. São elas: 

  1. falta de motivação, 
  2. procrastinação, 
  3. falta de energia, 
  4. ambiente, 
  5. janelas de tempo.

A falta de motivação acontece quando você não sente ânimo para nada, mesmo tendo o que fazer. E isso pode até mesmo ser um fator de alerta para síndromes como depressão, por exemplo. 

Esse tipo de tédio é aquele que te impede de sair do sofá e te leva ao segundo motivo mais comum de tédio: a procrastinação. 

A procrastinação é aquela tendência que muitas pessoas tem de “ir empurrando com a barriga”.

Se você é do tipo que costuma “deixar para depois”, então muito provavelmente também se sente entediado e o que é pior: com aquela sensação de peso na consciência por não estar cumprindo com as tarefas. 

Esse tipo de tédio é perigoso podendo se tornar prejudicial no trabalho e nos estudos.

O terceiro tipo de tédio é o da falta de energia. Esse tédio costuma aparecer quando você é forçado a fazer coisas repetitivas e cansativas. Nesse caso, o melhor a fazer é buscar formas criativas e alternativas de desempenhar as tarefas.

Existe ainda o tédio causado por fatores externos, conhecido também como tédio ambiental. Ele costuma acontecer na fila do banco, no congestionamento ou no consultório do médico. Lidar com esse tipo de tédio pode ser desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante. 

Por fim, e um dos mais comuns, é o tédio causado por janelas de tempo, ou seja, espaços vagos na agenda. Pode ser porque uma reunião foi desmarcada ou porque está chovendo lá fora e você simplesmente não pode comparecer ao compromisso agendado. Seja como for, o tédio por sobra de tempo é o mais enriquecedor de todos. Você pode, inclusive, chamá-lo de ócio criativo.

Esse termo foi proposto pelo sociólogo italiano Domenico De Masi lá na década de 90. Segundo ele, o ócio criativo é a capacidade do ser humano em equilibrar trabalho, estudo e lazer de modo funcional, divertido e que gere resultados adiante. 

Ou, de uma forma mais simples, é a habilidade de transformar uma tarefa em algo prazeroso e ao mesmo tempo educativo e produtivo, como assistir uma série que te ajude no trabalho ou nos estudos, por exemplo. 

Sabe aquela ideia de unir o útil ao agradável? Pois é isso mesmo que você deve fazer!

Como vencer o tédio: dicas simples que funcionam

1. Descubra o seu tipo de tédio

Em primeiro lugar é importante que você descubra qual o tipo de tédio que está te incomodando, já que para cada um deles é possível encontrar saídas diferentes. 

2. Encare-o de modo positivo

Depois de analisar o seu tipo de tédio você deve mudar a forma de olhar para ele. Comece a encará-lo como uma oportunidade de melhorar hábitos, atitudes e padrões de comportamento ao invés de simplesmente ficar reclamando que não tem nada para fazer. 

3. Foco e concentração

Muito mais do que apenas procurar ideias do que fazer no tédio, você precisa ter foco e concentração naquilo que faz sentido na sua vida. 

O que você realmente gostaria de fazer? A rotina do dia a dia acaba sendo tão estressante que muitas vezes sequer temos tempo para refletir sobre aquilo que nos faz felizes.   

Dicas do que fazer no tédio

Confira a seguir algumas ideias do que você pode fazer quando a sensação de tédio bater na sua porta. Lembrando que são apenas sugestões e você deve utilizar a lista a partir daquilo que impacte sua vida.

Em casa

Faxina

 

Pode não parecer uma boa ideia de começo, mas acredite, uma bela faxina em casa vai te deixar animado e orgulhoso. Coloque sua playlist para tocar e se joga na limpeza.

Organizar armários

Seu guarda roupa está pedindo socorro? Então esse momento de tédio é perfeito para colocá-lo em ordem e, de quebra, ainda brincar de estilista, formando novas composições e descobrindo possibilidades fashions com aquilo que você já tem.

Customizar roupas 

O que você acha de customizar uma camiseta antiga ou dar uma nova cara para sua calça jeans? Tire proveito do tédio para criar roupas novas

Redecorar os ambientes

Mas se você já está cansado de olhar a sua casa sempre do mesmo jeito, então essa dica é perfeita. Aproveite o tédio para redecorar os ambientes. Mude os móveis de posição, pinte as paredes e faça novas composições decorativas.

Maratonar uma série

Quer um sofá para curtir o tédio? Tudo bem também! Faça uma maratona de séries aproveitando aquele conceito do ócio criativo. Selecione um titulo que possa ir um pouco além do entretenimento.

Ler um livro

A leitura de um livro é relaxante e educativa. Se não tiver um livro físico em casa, busque por livros digitais. Só não vale dar desculpa!

SPA Day

Bora cuidar um pouco do visual? Essa dica é para relaxar e ficar mais bonita. Faça um escalda pés, hidrate os cabelos, faça as unhas, limpeza de pele, entre outras atividades. 

Cozinhar

Cozinhar em casa pode ser muito mais prazeroso do que você imagina. Aproveite o momento do tédio para testar novas receitas, descobrir sabores e quem sabe até despertar um talento oculto.

Cuidar de plantas

A jardinagem é ótima para matar o tempo e ainda deixar sua casa mais bonita. Faça uma horta, um mini jardim e o que mais puder inventar para mexer com as plantas. 

Artesanato

Gosta de pintura e outros trabalhos manuais? Então o tédio pode ser o seu aliado para desenvolver habilidades artísticas. Pode ser pintar uma tela, fazer tricô, costurar, entre outras inúmeras possibilidades. O YouTube está recheado de tutoriais para te ajudar.

Passear pelo bairro

Coloque seu tênis, pegue a coleira do cachorro e saia para dar uma volta pelas ruas do seu bairro. Mas, dessa vez tente algo diferente: ande por ruas que você quase não vai e caminhe um pouco mais devagar. Observe as casas, pare um pouco na pracinha e respire. Você vai se sentir muito bem!

Na rua

Existem momentos que são impossíveis de fugir, como a consulta no médico, o congestionamento ou a fila do banco. Mas é possível contornar essa situação com atividades simples e prazerosas, confira algumas dicas:

Faxinar o celular

Pegue o celular e faça uma limpa. Remova aplicativos que não utiliza, delete imagens e vídeos que estão ocupando espaço na memória e apague contatos que não precisa.

Geral nas redes sociais

Aproveite o tédio também para faxinar as redes sociais. Será que você precisa de todas elas? E as pessoas e perfis que você acompanha impactam positivamente sua vida? 

Remova perfis e pessoas que minam sua energia e auto-estima e fique somente com quem te traz paz, alegria e motivação.

Aprender algo novo

Sim, você pode aproveitar o tédio na sala do consultório medico para aprender algo novo. Muito melhor do só ficar em joguinho, não é mesmo? Existem centenas de aplicativos que podem te ajudar a aprender o que quiser, desde idiomas até alimentação saudável. Escolha aquele que mais te anima e vai.

Fazer listas

Pegue o bloquinho de notas do seu celular e comece a fazer listas. As listas são ótimas para organizar os pensamentos e te ajudar a realizar coisas importantes. 

Você pode fazer listas de tudo o que imaginar: filmes e séries que deseja assistir, músicas para sua playlist, sonhos para realizar, coisas a aprender, lugares para conhecer, entre outras. 

Com as crianças

E quando o tédio não bate sozinho, mas acompanhado das crianças? Calma! Não precisa se desesperar, nem sentar e chorar. Dá para ser criativo e tornar esse momento super divertido, confira:

  1. Brincar e ensinar truques ao cachorro
  2. Fazer brinquedos com recicláveis
  3. Montar uma barraca no quintal ou dentro de casa
  4. Fazer biscoitos (ou outra coisa na cozinha)
  5. Dançar na sala
  6. Assistir clipes de música
  7. Caça ao tesouro
  8. Procurar insetos no jardim
  9. Olhar as nuvens
  10. Procurar estrelas no céu
  11. Brincar com terra (nem que seja em um vasinho pequeno)
  12. Brincar de mimica
  13. Criar uma fantasia
  14. Brincar de cabelereiro com a mamãe e o papai
  15. Escrever uma carta para um parente
  16. Ligar para os avós e tios
  17. Fazer uma cápsula do tempo
  18. Customizar roupas
  19. Brincar de brincadeiras antigas
  20. Fazer a árvore genealógica da família
  21. Alimentar os cachorros da rua
  22. Aprender um hobbie (costurar, pintar, fotografar)

E então, já sabe o que fazer no tédio?