Organização de lavanderia: 13 dicas essenciais para ter um espaço perfeito

Por -

Sabe aquela velha história que diz que em casa de ferreiro o espeto é de pau? Pois esse ditado pode ser muito bem aplicado às lavanderias e áreas de serviço.

Ao mesmo tempo em que esse espaço foi projetado para auxiliar na organização e na limpeza do lar, ele também acaba concentrando toda a bagunça da casa. Um grande paradoxo!

Mas, por sorte, existem diferentes maneiras de manter a organização da lavanderia. E é justamente isso que trouxemos para você no post de hoje.

Acomode-se aí e acompanhe com a gente 13 dicas de como organizar a lavanderia.

Dicas para organização de lavanderia

1. Entenda a importância da organização

Entenda a importância da organização

Em primeiríssimo lugar é fundamental que você entenda que uma lavanderia organizada significa uma casa mais prática e funcional. Isso porque você consegue ter a mão tudo aquilo que precisa num piscar de olhos.

Segunda razão: uma lavanderia organizada é mais bonita e agradável no dia a dia, fazendo com que você tenha motivos de sobra para se dedicar a esse espaço que antes era dominado pelo caos.

2. Faça uma faxina

Depois de entender a importância da organização, o próximo passo que você deve dar é o da faxina.

Mas não estamos aqui falando só em limpar o chão. Estamos falando em destralhe, em dar uma geral em tudo o que você tem guardado lá, especialmente se a sua lavanderia tem cara de depósito.

Tire um dia apenas para fazer aquela limpa na lavanderia. Examine tudo o que você tem guardado lá, desde produtos de limpeza até os itens mais inusitados.

Jogue fora o que não pode ser reaproveitado, doe o que não estiver usando, mas que se encontra em bom estado e mantenha aquilo que ainda tem serventia para você.

Esse já é um grande passo para organização da lavanderia.

3. Planeje o ambiente

Agora que você já sabe tudo o que realmente precisa guardar e organizar na lavanderia, comece a planejar o ambiente. Essa dica é ainda mais importante para o caso de lavanderias pequenas ou aquelas integradas a outros ambientes da casa, como a cozinha, a varanda ou o banheiro.

Quanto menor o espaço, mais planejado deve ser o ambiente.

Se preciso for, rascunhe a lavanderia em um papel e coloque ali tudo o que você possui. Organize o local para as máquinas, produtos de limpeza, roupas e tudo mais que for necessário.

4. Use parede e portas a seu favor

Use parede e portas a seu favor

Nesse planejamento lembre-se de incluir o espaço vertical das paredes e das portas. Esses cantinhos são perfeitos para instalação de nichos, prateleiras, suportes e outros adereços que facilitam a rotina diária.

5. Prateleiras e nichos

Não dispense o uso de nichos e prateleiras na organização da lavanderia. Esses itens são fundamentais para garantir a funcionalidade do ambiente.

Além de baratos e de fácil instalação, as prateleiras e nichos ainda podem ser personalizadas por você mesmo e complementar a decoração da lavanderia.

6. Suportes e ganchos

Suportes e ganchos são outra ótima opção para quem deseja organizar a lavanderia com praticidade e baixo custo.

Nesses suportes pendure de tudo um pouco: desde rodos, vassouras e pás, até produtos de limpeza e outros acessórios do dia a dia.

7. Cestos e organizadores

Cestos e organizadores

Toda lavanderia organizada possui cestos, caixas e organizadores à disposição. Você pode fazer os próprios cestos usando tecido ou caixas de papelão ou optar por comprar pronto.

Nesses cestos você pode organizar os produtos de limpeza por tipos, como produtos para lavar roupa, produtos para cozinha e produtos para banheiro.

Outra opção é organizar os produtos de acordo com a frequência de uso. Coloque em uma das caixas aqueles que você usa mais e deixe em outra caixa aqueles usados só de vez em quando.

Lembre-se sempre de manter os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos.

8. Roupas sujas no lugar certo

Nada pior para a organização da lavanderia do que roupas sujas espalhadas por todo o lado. Além de não ser nada bonito, essa bagunça de roupas só serve para dificultar o seu trabalho, sem contar que deixa-las assim, soltas, pode acabar fazendo com que você perca peças queridas .

Por isso, providencie imediatamente um cesto exclusivo para colocar roupas sujas. Se tiver espaço pode até apostar em mais de um cesto, assim você ganha tempo na hora de colocar a roupa para lavar. Deixe um cesto para roupas brancas, outro para roupas coloridas e assim por diante.

9. Roupas limpas organizadas

Roupas limpas organizadas

E depois que as roupas já estiverem limpas e cheirosas nem pense em recolhê-las e deixá-las em qualquer lugar.

A dica aqui também é ter um cesto só para as roupas limpas que estão aguardando a hora de ir para o armário.

Você também pode providenciar uma arara para pendurar as peças que amassam ou que já foram passadas.

10. E a tábua de passar?

E a tábua de passar?

Se você também usa a lavanderia para passar roupa então o ideal é ter uma tábua de passar nesse local. Mas onde?

Prefira guardar a tábua de um jeito que não ocupe espaço. Pode ser pendurada na parede ou embutida dentro de um armário, por exemplo.

11. Cantinho para o pet

Quem tem pet em casa acaba sempre elegendo a lavanderia como o cantinho do animal. E por lá que o bichano costuma dormir e fazer as necessidades.

Se esse for o seu caso, então é importante que você demarque o espaço destinado ao seu bichinho, de modo que não atrapalhe na movimentação do ambiente.

12. Encontre o varal certo

Encontre o varal certo

Mesmo que você tenha uma secadora de roupas sempre vai acabar precisando de um varal. Não dispense esse elemento.

Mas a dica é saber escolher o varal certo de acordo com a sua lavanderia. Para espaços pequenos, prefira modelos retrateis de varal ou aqueles suspensos pelo teto.

Agora se você usa pouco o varal, uma boa opção é apostar naqueles modelos dobráveis de chão que podem ser guardados sempre que precisar.

13. Decore

Por fim, depois de tudo organizado, a sua lavanderia merece uma decoração especial. Dessa forma você garante um espaço mais agradável e bonito.

Uma boa forma de decorar a lavanderia é apostando no uso de peças que sejam tão bonitas, quanto funcionais. Como, por exemplo, os cestos e as caixas organizadoras. Esses elementos podem ajudar a compor a decoração e ainda te ajudar na organização do ambiente.

Experimente também trocar as embalagens originais dos produtos por outras escolhidas por você. Nesse caso, dê preferência para embalagens com modelos e cores parecidos para formar uma composição interessante.

Vale ainda apostar no uso de vasos de plantas e até mesmo quadrinhos decorativos para deixar o ambiente mais charmoso.

Anotou todas as dicas? Então comece hoje mesmo a organização da sua lavanderia.