Quartos modernos: 60 ideias para decorar um quarto neste estilo

Conheça mais sobre o estilo e como decorar quartos modernos com exemplos práticos!

Por -

Um quarto moderno não é difícil de ser decorado. Ele garante a funcionalidade, simplicidade e organização do espaço e, para quem gosta deste estilo, algumas regrinhas básicas são fundamentais para garantir que o estilo moderno vai ser contemplado.

Mas, afinal, o que é o estilo moderno? Falar em estilo moderno é diferente de falar em estilo contemporâneo? A resposta é sim e nesse post vamos falar um pouco sobre esse estilo que ainda deixa muita gente na dúvida, mas que é facilmente reconhecível a partir de algumas características. Além de uma definição do que é esse estilo, vamos falar de porque escolhê-lo e apresentar uma galeria só com quartos modernos para você se inspirar e renovar a decoração do seu!Vamos lá!

O estilo moderno: as palavras-chave deste estilo

A decoração moderna chamou bastante a atenção desde que foi utilizada pelos arquitetos modernistas, com a sua inovação por se basear especialmente na funcionalidade dos ambiente, aliada com um design inovador da época.

Quando pensamos nesse estilo, é comum nos vir a mente, por exemplo, usos diversos de materiais tradicionais como concreto e madeira, materiais considerados pesados e difíceis de serem trabalhados em grandes construções, com os novos cortes que permitiam criar padrões arredondados. Mas quem brilha, com certeza, nesse tipo de ambiente é a linha reta, tão utilizada em diversas direções para garantir um desenho simplificado para o mobiliário e acessórios de decoração.

A simplificação é uma das palavras que melhor definem esse estilo que busca encontrar conforto num ambiente com formas facilmente obtidas. E quando falamos em estilo moderno, podemos escolher alguns aspectos que melhor definem esse estilo, especialmente falando em tipos de mobiliário e decoração, disposição e quantidade de elementos no espaço.

Funcionalidade

Na ideia de manter a decoração simples, o estilo moderno costuma não trabalhar tanto a ornamentação, seja dos seus mobiliários, que ao contrário dos clássicos estilos barroco e rococó, dispensa temas as suas decorações florais ou baseados na natureza esculpidos nas portas, seja na disposição e no uso de elementos puramente decorativos.

Com algumas exceções, como os quadros e os espelhos, os elementos decorativos quase sempre somem desse estilo. Mas isso não significa que o ambiente fica sem personalidade ou muito frio: os elementos podem ser inseridos mas com cautela e equilíbrio.

Dessa forma, a organização do ambiente também é priorizada, mantendo cada coisa no seu lugar e, em geral, fechados em armários e gavetas, sem exposição em prateleiras, muito comum hoje em dia.

Materiais duros x materiais confortáveis

Embora seja na modernidade que os elementos de concreto consigam adquirir formas mais orgânicas e curvas (vale lembrar da arquitetura de Oscar Niemeyer para lembrar disso), o que prevalece na decoração moderna são as linhas retas, sejam elas horizontais, verticais ou diagonais.

O uso dessas linhas, embora possam dar a aparência de um ambiente duro e desconfortável, são balanceados com outros tipos de materiais que dão a impressão contrária, criando um equilíbrio no ambiente.

Por isso, materiais como madeira, couro e camurça fazem um bom contraste com ferro e vidro. Além disso, a iluminação mais amarelada também pode acabar dando uma sensação de aconchego e conforto para o ambiente.

Porque escolher o estilo moderno na sua decoração

O estilo moderno é um tipo de decoração datado do século XX mas que conversa muito bem com o estilo contemporâneo atual, especialmente as tendências minmalistas e clean.

E isso não é sem explicação: esses novos estilos de decorar que estão chamando a atenção de todo mundo hoje foram muito influenciados pelo estilo moderno que inovou na decoração, retirando ornamentos excessivos e chamativos que desviavam a atenção das pessoas para como os móveis e outros itens do design executavam sua função.

O estilo moderno também conversa com quem quer voltar um pouco no tempo e dar alguns toques retrôs na decoração, podendo ser um estilo que fica num limiar entre atual e antigo, perfeito para quem não quer voltar tanto assim.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse estilo, dá uma olhada na nossa galeria de quartos modernos!

Galeria: 60 quartos modernos para se inspirar na hora de montar o seu

Quartos modernos de casal

Imagem 1 – Quarto moderno de casal em cores frias com poucos ornamentos e uma iluminação amarelada diferente

Quarto moderno de casal em cores frias

Imagem 2 – Quarto moderno de casal: atenção para os padrões sempre retos e geométricos da cama, luminária pendente, mesa e painel da parede

Quarto moderno de casal com linhas retas

Imagem 3 – Dois ambientes distintos: separação de espaços a partir do revestimento da parede e do teto

Dois ambientes distintos com separação de espaçøs

Imagem 4 – Parede, cama e cortina na mesma cor: unidade no quarto moderno de casal

Parede, cama e cortiça na mesma cor

Imagem 5 – Espelho para ampliar o quarto: uso desse acessório dos dois lados da cama para um equilíbrio perfeito dos elementos do quarto

Espelho para ampliar quartos modernos

Imagem 6 – Quarto de casal: destaque também para a escolha da roupa de cama em padrões geométricos e contraste entre o claro, escuro e a cor vibrante

Quarto moderno de casal

Imagem 7 – Cinza, vermelho e preto como as cores predominantes desse quarto moderno de casal com linhas verticais em destaque

Cinza, vermelho e preto no quarto de casal

Imagem 8 – Quarto de casal planejado com meia parede em MDF imitando um padrão de madeira e pintura em cinza escuro

Quarto moderno de casal planejado

Imagem 9 – Quarto de casal baseado no cimento e no preto: quebra das cores escuras com tons vibrantes de azul, amarelo e vermelho dos elementos mais baixos

Quarto moderno baseado no cimento e preto

Imagem 10 – Quarto moderno de casal em tons de cinza e amadeirado com iluminação focada de spots embutidos no teto

Quarto moderno com tons de cinza

Imagem 11 – Quarto de casal baseado na madeira: do painel na parede, chão, até o armário do corredor nesse padrão rústico que contrasta com a cama

Quarto moderno de casal baseado em madeira

Imagem 12 – Quarto moderno de casal em cinza, preto e dourado: equilíbrio entre as cores em todo o ambiente

Cinza, preto e dourado no quarto de casal

Quartos modernos femininos

Imagem 13 – Quarto moderno feminino em cinza, rosa e dourado num mix de linhas retas e orgânicas que fluem com perfeição

Cinza e rosa no quarto de casal moderno feminino

Imagem 14 – Quarto moderno feminino em verde e rose gold para um ambiente sofisticado e delicado

Quarto moderno feminino rose gold

Imagem 15 – Quarto feminino num espaço com decoração original baseada nos temas do rococó: reelaboração do espaço e de estilos

Decoração original rococó em quarto moderno feminino

Imagem 16 – Quarto moderno feminino num espaço mínimo: do mobiliário à decoração, somente o necessário

Espaço mínimo para quarto feminino moderno

Imagem 17 – Elementos curvilíneos para quebrar a prevalência de linhas retas no ambiente: plantas, fios e luminária que chamam a atenção

Elementos curvilíneos em quarto de casal moderno

Imagem 18 – Uma dica para quem acessa muito as partes superiores dos armários planejados: escada embutida em trilhos que viajam por toda a estrutura dos móveis

Quarto moderno com armários planejados

Imagem 19 – Quarto feminino: ambiente de estudos e de descanso no mesmo cômodo.

Quarto moderno feminino

Imagem 20 – Quarto moderno feminino com meia parede como prateleira e um padrão geométrico no papel de paredes.

Meia parede como prateleira em quarto de casal moderno

Imagem 21 – Pintura que não se propõe a ser linear: faixas diagonais rosa e azul no quarto moderno feminino

Faixas diagonais em quarto de casal moderno feminino

Imagem 22 – Nichos na parede: aproveite para dar uma profundidade diferente no seu ambiente e até mesmo um fundo alternativo.

Nichos na parede em quarto de casal moderno

Imagem 23 – Quarto feminino com linhas predominantemente retas: quadros com personagens fofos para quebrar o tom sério do ambiente

Linhas retas em quarto de casal moderno feminino

Imagem 24 – Cores vibrantes com objetos decorativos e auxiliares do quarto que quebram o monocromático cinza.

Cores vibrantes em quarto de casal moderno feminino

Quartos modernos masculinos

Imagem 25 – Quarto moderno masculino em cores frias e destaque para a parede no estilo cimento queimado e a baixa iluminação que dá um ar mais intimista para o ambiente.

Quarto moderno masculino

Imagem 26 – Quarto masculino em tons de cinza escuro e madeira com a parede da cama em destaque

Tons de cinza no quarto moderno masculino

Imagem 27 – Quarto moderno masculino num estilo mais descontraído e colorido: dois ambientes integrados num cômodo só.

Estilo descontraído para quarto moderno masculino

Imagem 28 – Quarto masculino com superfícies esmaltadas: reflexos também como um contraste para os tons escuros do quarto.

Quarto moderno masculino

Imagem 29 – Quarto moderno masculino baseado em linhas retas e simetria perfeita entre os objetos decorativos.

Linhas retas e simetria em quarto de casal masculino

Imagem 30 – Quarto masculino com um toque industrial: parede central de tijolinhos vermelhos e luminárias de ferro pendentes

Quarto industrial masculino

Imagem 31 – Quarto moderno masculino em tons claros: ainda com a cor cinza como protagonista, esse quanto é uma alternativa com mais luz para um quarto masculino, priorizando sempre a funcionalidade e conforto.

Tons claros no quarto de casal masculino

Imagem 32 – Quarto masculino totalmente planejado: mobiliário no mesmo estilo e cor por todos os lados garante a unidade do quarto.

Quarto totalmente planejado e moderno

Imagem 33 – Quarto moderno masculino com cama baixa e quadros no chão: mudando a ordenação usual da decoração dos quartos num estilo mais dinâmico.

Cama baixa em quarto masculino

Imagem 34 – Cama super confortável e um mega quadro baseado no expressionismo abstrato chamando a atenção de quem entra nesse quarto

Mega quadro em quarto de casal masculino

Imagem 35 – Quarto masculino básico: sem ornamentos ou decorações a mais para a composição deste quarto.

Quarto moderno básico

Quartos modernos jovem/infantil

Imagem 36 – Quarto moderno para jovens dividido em seções pelas paredes: um lado para a escrivaninha e espaço criativo de estudos e outro para a cama.

Quarto moderno para jovens

Imagem 37 – Quarto masculino de solteiro com inspiração também no mobiliário clássico num mix de estilos

Quarto moderno de solteiro

Imagem 38 – Quarto moderno para jovens e crianças: traga o colorido a partir de objetos funcionais, transformando-os em elementos decorativos também!

Quarto moderno de criança

Imagem 39 – Quarto para jovens e crianças com uma cor em destaque: nesse caso o amarelo vibrante quebra a neutralidade do P&B.

Amarelo em destaque no quarto moderno

Imagem 40 – Quarto moderno compartilhado infantil: pense em dispor os móveis mais próximos à parede para criar uma área central de circulação no quarto, deixando-o mais arejado.

Quarto moderno compartilhado

Imagem 41 – Quarto para jovens: estilo minimalista nas formas e nas cores.

Quarto moderno para jovens

Imagem 42 – Quarto moderno para jovens exploradores: Além de quadros com tema natureza, experimente trazer algumas plantinhas para dentro do ambiente.

Quarto jovens exploradores

Imagem 43 – Quarto para jovens: estilo moderno misturado com industrial e a concentração dos elementos decorativos e móveis na parte mais baixa da parede.

Estilo moderno em quarto para jovens

Imagem 44 – Quarto moderno para jovens e crianças com cama-armário: móvel planejado em uma parede inteira com armário e camas que podem ser guardadas.

Cama-armário para quarto de jovens

Imagem 45 – Quarto pequeno para jovens e crianças: em ambientes menores, concentre a decoração em uma parede só.

Quarto moderno pequeno

Imagem 46 – Quarto moderno para crianças: ambiente com colorido e com poucos itens de mobiliário.

Quarto moderno para crianças

Imagem 47 – Quarto moderno compartilhado para crianças e jovens: num espaço mais amplo, vale a pena dividir o ambiente entre área de estudos e diversão e a área de dormir.

Quarto moderno compartilhado

Imagem 48 – Quarto moderno para jovens com uma iluminação completamente diferente e criativa.

Iluminação diferente e criativa para quarto

Quartos modernos pequenos

Imagem 49 – Quarto moderno num espaço mínimo: atenção para a otimização do espaço com uma cabeceira que pode suportar livros e outros objetos.

Espaço mínimo para quarto moderno

Imagem 50 – Quarto moderno pequeno que prioriza a passagem de luz para o ambiente: branco para chamar a luz e preto como um contraste interessante para a decoração.

Passagem de luz em quarto moderno pequeno

Imagem 51 – Quarto moderno pequeno planejado: resolução das questões de espaço com armários que vão até o teto.

Quarto moderno pequeno planejado

Imagem 52 – Quarto moderno pequeno para o casal e o bebê: o mínimo de mobiliário para deixar o ambiente confortável e com uma boa circulação.

Quarto moderno para casal e bebê

Imagem 53 – Quarto moderno pequeno com uma plataforma abaixo da cama com gavetas.

Quarto moderno pequeno

Imagem 54 – Mais uma plataforma planejada com espaço para a cama e uso de prateleiras ou cabeceiras para objetos decorativos e funcionais.

Mais uma plataforma planejada com espaço para a cama

Imagem 55 – Quarto moderno pequeno com divisão para escritório: o segredo é dividir bem os espaços para manter tudo organizado.

Divisão para escritório no quarto moderno

Imagem 56 – Quarto moderno pequeno dentro de um loft: a escolha da paleta de cores também pode delimitar ambientes.

Quarto moderno para loft

Imagem 57 – Quarto moderno pequeno criativo: dê preferência para todos os objetos que podem ser colocados na parede ao invés de uma mesa, como prateleiras e luminárias.

Quarto moderno criativo

Imagem 58 – Quarto moderno pequeno e planejado: o projeto que coloca um armário ou guarda-roupas ao lado da cama pode ajudar a abrir o espaço.

Imagem 59 – Quarto moderno pequeno simétrico: para garantir uma boa distribuição do espaço para o casal, vale a pena deixar a disposição do quarto simétrica e igualitária.

Quarto pequeno simétrico

Imagem 60 – Quarto moderno pequeno otimizado: cabeceira da cama planejada que vai até o teto com nichos e armários mais estreitos para guardar itens menores, como decorações, livros e etc.

Quarto pequeno otimizado