Utensílios de confeitaria: 25 itens necessários para trabalhar com bolos e doces

Por - Atualizado em:

Farinha, leite e ovos são importantes em qualquer confeitaria, mas muito mais do que ingredientes é fundamental contar com os utensílios de confeitaria certos para realizar um bom (e delicioso) trabalho.

E é claro que você encontra essa listinha esperta aqui. Trouxemos nesse post um guia completo com todos os utensílios de confeitaria necessários para despertar o melhor boleiro que existe em você, confira:

Utensílios básicos de confeitaria

Os utensílios básicos são aqueles importantes para qualquer pessoa que pretende fazer doces e bolos, seja para consumo próprio, seja para vender. Por isso, eles precisam estar no topo da lista. Veja quais são eles:

1. Formas e assadeiras

As formas e assadeiras são itens essenciais na vida de qualquer confeiteiro amador ou profissional.

É sobre elas que você vai assar bolos, tortas, pães, biscoitos, entre outras delicias. Por isso também é importante contar com diversos tipos de formas.

Tenha modelos retangulares, quadradas, redondas, com furo no meio, desmontáveis, rasas, fundas, para biscoitos e o que mais achar necessário para o seu trabalho.

2. Forno

Pode parecer meio óbvio esse item, mas não é. Um bom forno pode ser a diferença entre uma receita de sucesso e um bolo solado.

Para cozinhas industriais existem fornos específicos que regulam a temperatura e o calor interno com precisão.

Mas para uma confeitaria artesanal é possível utilizar o forno a gás convencional, mas é importante se certificar de que o forno está distribuindo calor por igual e que as grades estão alinhadas e retas. Na dúvida, chame um técnico especializado nesse tipo de equipamento.

Outra opção de forno é o elétrico. Para confeitaria, esse tipo de forno é muito indicado, já que ele consegue manter a temperatura e o calor sempre constante.

3. Batedeira

A batedeira é utilizada em diferentes receitas, não só bolos. Ela serve para fazer coberturas, como chantilly, cremes e recheios.

Para uma confeitaria amadora, de consumo próprio, é possível contar com uma batedeira simples. Mas se você pretende fazer bolos e doces para vender, então a melhor opção é a batedeira planetária. Além de uma capacidade maior para os líquidos, ela gira e bate em velocidades diferenciadas resultando em massas mais areadas e macias.

4. Liquidificador

O liquidificador não é tão utilizado quanto a batedeira, mas em algumas receitas ele é a ferramenta principal. Portanto, não dispense o equipamento na sua cozinha.

5. Mixer

O mixer é um tipo de batedor mais prático que o liquidificador e também pode ser usado nas mais diversas receitas, especialmente para misturar cremes e recheios.

6. Medidores

Não dá pra fazer receita sem contar com o uso de medidores. Eles são indispensáveis. Você vai precisar de medidores que simulem o tamanho de xicaras e copos, como xícara de chá e café, além do famoso copo americano.

Também é importante contar com medidores similares a colheres, como as de sopa, sobremesa, café e chá.

Esses medidores são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas em duas versões principais: silicone e inox.

7. Balança

Outro utensilio básico de confeitaria é a balança. Em muitas receitas, os ingredientes são passados por grama e não por medida de xícara ou colher.

As balanças de confeitaria são pequenas e portáteis para facilitar a rotina na cozinha e, em geral, são bem baratinhas.

8. Espátulas

As espátulas servem para diversas coisas no trabalho de confeitaria. Com elas você mexe massas, raspa tigelas, acomoda a massa na forma e alisa cremes, recheios e coberturas.

Para cada função, existe um tipo de espátula mais adequada. Por exemplo, a espátula de silicone é indicada para mexer e raspar tigelas, enquanto a espátula de inox ou metal é mais recomenda para espalhar recheios e alisar coberturas.

Para misturar cremes no fogo, prefira a espátula de madeira que, além de resistente, não aquece o cabo.

9. Potes plásticos

Invista em potes plásticos com tampa em diferentes tamanhos e formatos. Os potes são indispensáveis em qualquer cozinha, mas na confeitaria eles são uma mão na roda quando você precisa transferir cremes e recheios para o frezzer ou geladeira ou, ainda, quando precisa deixar parte da receita reservada.

Os potes também são muito uteis para armazenar o que sobrou de uma receita, fazendo com que não haja desperdício na sua cozinha.

10. Papel manteiga

Biscoitos, pães e alguns tipos de bolo precisam ser assados sobre folhas de papel manteiga. Esse tipo de papel é naturalmente anti aderente, ou seja, com ele você não precisa untar as formas, garantindo que suas receitas não fiquem grudadas na assadeira.

11. Papel filme

O papel filme, ao contrário do papel manteiga, serve para levar preparações ao freezer ou a geladeira. Esse tipo de papel isola a receita do refrigerador, impedindo que ela resseque ou absorva odores.

O papel filme ainda pode ser utilizado para embalar doces e bolos em pedaço.

12. Embalagens e forminhas

Se você pretende produzir bolos e doces para vender, então é importante adquirir embalagens e forminhas apropriadas, de modo a garantir o armazenamento, higiene e transporte adequado dos produtos.

Aqui, você tem duas opções: comprar embalagens prontas de tamanho e formato padrão ou, ainda, confeccionar embalagens personalizadas com o logotipo e as cores da sua confeitaria. A segunda opção é um pouco mais cara, mas compensa pelo profissionalismo e pelo valor agregado ao produto.

13. Grade de resfriamento

A grade de resfriamento é outro item importante no trabalho de confeitaria. Ele serve, como o nome sugere, para auxiliar no resfriamento de bolos e doces que acabaram de sair do forno. Mas, ao contrário de um processo de resfriamento comum, essa grade impede a formação de umidade na massa.

14. Peneiras

Para garantir massas fofas e aeradas você precisa contar com a ajuda das peneiras. Com elas, você peneira todos os ingredientes da massa, além de conseguir espalhar alguns tipos de cobertura, como chocolate em pó, coco ralado e açúcar de confeiteiro, com mais facilidade e de modo mais homogêneo.

15. Ralador

Sabe aquelas receitas que pedem ingredientes como laranja, limão e noz moscada? Nesses casos, você vai precisar de um ralador.

O item é simples e barato, portanto, não o dispense.

16. Fouet

Conhecido também como batedor de ovos, o fouet é prático e ajuda a dissolver pelotinhas que possam estar na massa. Ele também ajuda a dar consistência a cremes e recheios.

17. Bicos e saco de confeitar

Não dá para falar em confeitaria sem citar os bicos e sacos de confeitar. Esses utensílios são indispensáveis para garantir o acabamento de bolos, pães doces e outras delicias.

Existem diversos tipos de bico de confeitar, entre os mais comuns e utilizados estão o pitanga (aberto e fechado), folhas, chuveiro e babados.

18. Bowl

O bowl é um tipo de tigela redonda e funda que serve para bater massas e misturar cremes e recheios. Por isso, não deixe faltar esse utensilio na sua cozinha.

19. Utensílios auxiliares

Além dos utensílios básicos de confeitaria, existem aqueles que não são assim tão essenciais, mas são muito úteis dependendo do tipo de trabalho que você realiza. Confira a seguir:

20. Rolo de macarrão

O rolo de macarrão, apesar do nome, não serve apenas para fazer macarrão. Esse instrumento culinário abre massas em geral, além de pasta americana. Por isso, ele acaba sendo muito útil se você trabalha com esse tipo de cobertura.

21. Bailarina

A bailarina é um tipo de prato giratório que auxilia a confecção de coberturas de bolo, rotacionando e inclinando o bolo para aplicação uniforme da cobertura nas laterais e no topo.

22. Termômetro

Alguns doces, caldas e recheios precisam de uma temperatura ideal para o cozimento para não passar do ponto. E a melhor maneira de saber disso é usando um termômetro.

23. Cortadores

Para rechear um bolo é preciso cortá-lo primeiro, certo? Para isso, nada melhor do que um cortador. Esse instrumento permite que você faça cortes inteiros, uniformes e sem amassar o bolo, deixando-o mais bonito e firme.

24. Alisador de massa

Seja na hora de despejar a massa na forma, seja na hora de ajeitar a cobertura é importante contar com um alisador. Essa ferramenta pode ser substituída por uma espátula, mas se você deseja um acabamento perfeito, então invista no utensilio certo.

25. Maçarico

Casquinhas crocantes e douradinhas você consegue com a ajuda de um maçarico. Esse não é um acessório básico, mas dependendo do tipo de doce e bolo que você trabalha vale a pena investir em um.

Como cuidar dos utensílios de confeitaria

Já sabe quais os utensílios indispensáveis para sua cozinha? Agora é só aprender como cuidar deles direitinho e garantir que eles se conservem por muito tempo. Veja algumas dicas:

  • Acessórios de inox e metal devem ser limpos com água corrente e detergente neutro. Deixe-os secar bem antes de guardar. Você pode até guardá-los envolvidos em papel toalha, assim qualquer resquício de umidade é eliminado.
  • Espátulas, potes e tigelas devem ser limpos e higienizados adequadamente para não acumular odores. Algumas preparações que levam corantes podem manchar esses utensílios, caso isso aconteça reserve esses acessórios apenas para a mesma receita para não haver contaminação.
  • Utensílios digitais, como balanças e termômetros, devem ser guardados em locais secos e sem incidência de luz solar.

E, então, pronto para começar sua confeitaria?