Antimofo caseiro: 6 receitas práticas de como fazer esse produto

Por - Atualizado em:

O mercado oferece inúmeras opções de produtos para eliminar e evitar o surgimento de mofo, que aparece dentro de casa, como o antimofo Secar e o Inspira. Contudo, o preço deles nem sempre é acessível ou aceitável e é preciso procurar alternativas que possam oferecer o mesmo efeito.

Portanto, separamos algumas dicas para te ajudar a produzir antimofo caseiro, que além de acessível, também é prático de fazer. Confira!

Como fazer antimofo caseiro com sal grosso

Uma das opções caseiras mais eficazes para fazer antimofo é o uso de sal grosso. Esse ingrediente é bastante utilizado na cozinha, mas também é excelente no combate ao mofo que surge nos armários.

Para preparara esse antimofo, você vai precisar de:

  • 1 pote de iogurte pequeno;
  • 1 pote de iogurte grande;
  • 1 folha de filtro de papel de café;
  • 1 alfinete;
  • 1 elástico;
  • Pacote de sal grosso.

Com o material separado, siga o passo a passo de como fazer antimofo caseiro com sal grosso abaixo:

  1. Faça vários furos no fundo do pote pequeno, utilizando o alfinete.
  2. Nesse mesmo pote, coloque um pouco de sal grosso.
  3. Então, encaixe o pote menor no maior.
  4. Use o filtro de papel para tampar o pote de iogurte, prendendo-o com o elástico.

Com o recipiente selado, basta colocá-lo no local de sua preferência. É importante não se esquecer de fazer a troca a cada 1 ou 3 meses. No vídeo a seguir, você pode visualizar esse mesmo procedimento de como fazer antimofo caseiro com sal grosso. Confira:

Como fazer antimofo caseiro com amaciante

Outra excelente opção que serve muito bem aos armários é o feito com amaciante. Ele é um antimofo caseiro perfumado que proporciona uma limpeza intensa e elimina os fungos.

Contudo, ele não será colocado dentro do armário, mas sim aplicado em um pano, que deve ser passado no móvel. Para preparar esse produto, você precisará de:

  • 1 tampa de amaciante de sua preferência;
  • 1 litro de água;
  • Recipiente borrifador.

Com o material preparado, fazer o antimofo caseiro com amaciante é simples. Siga esses 2 passos:

  1. Em um 1 litro de água, faça a diluição de uma tampa de amaciante.
  2. Misture bem a solução e coloque-a em um borrifador.

Pronto! Agora é só aplicar a solução em um pano limpo e realizar a limpeza dos móveis. Outra opção é acrescentar sal grosso a essa mistura, veja como no vídeo abaixo:

Como fazer antimofo caseiro com giz

Uma opção que sempre surpreende as pessoas quando elas buscam uma solução para eliminar mofo é o giz escolar. Suas propriedades são capazes de auxiliar no controle de umidade de diversos móveis da casa, como cômodas e guarda-roupas.

Para preparar esse antimofo caseiro, são necessários:

  • Caixa de giz de lousa comum;
  • Tecido de tule;
  • Régua;
  • Caneta;
  • Tesoura;
  • Fita de cetim ou barbante;

Depois que juntar todos esses itens, siga as instruções de como fazer antimofo com giz:

  1. Com a régua e a caneta, faça a marcação de 25 cm X 25 cm sobre o tule. Então repita o processo quantas vezes forem possíveis.
  2. Em seguida, recorte o tule com a tesoura nas linhas marcadas sobre ele.
  3. Pegue um dos quadrados recortados e coloque alguns gizes dentro.
  4. Recorte uma tira de fita de cetim ou barbante e use-a para amarrar o tecido de tule.

Lembre-se que, como a função do giz de lousa é absorver a umidade, ele ficará úmido. Assim, se ele estiver muito umedecido, retire-o do móvel em que ele está alocado e coloque-o no sol por algumas horas, isso fará ele ficar seco e você poderá reutilizá-lo.

Outra opção é colocar o giz em uma travessa ou assadeira e leva-lo ao forno, caso não haja um local com sol em que você possa deixa-lo secar.

No vídeo abaixo, há uma excelente explicação de como fazer antimofo com giz. Confira:

Como fazer antimofo caseiro com cravo

Também é possível colocar outros ingredientes nesses sachês, eles terão o mesmo efeito que o giz. Um desses substitutos é o cravo-da-índia, que você provavelmente já tem em casa.

Para fazer esse antimofo caseiro com cravo, você precisará repetir o processo de criação dos saquinhos que explicamos no tópico anterior ou comprar alguns, feitos de musseline, que são bem acessíveis. Depois disso, é só colocar os cravos dentro do sachê, amarrá-lo bem e distribuir pelos móveis que desejar.

Assim, você terá um antimofo caseiro perfumado e eficiente. Além disso, é importante que a troca dos cravos seja feita a cada três meses, já que eles não são reutilizáveis.

Como fazer antimofo caseiro com sílica

Você provavelmente já reparou naqueles pequenos sacos que acompanham produtos como calçados e jaquetas de couro, cheio de bolinhas, que alguém te disse que não serve para nada. Pois, saiba que eles são muito úteis e o que vem dentro deles se chama sílica em gel.

Não existe um método de como fazer antimofo caseiro com sílica em gel, mas é possível usar esse material, sozinho, para realizar a função de afastar a formação de mofo.  Basta espalhar alguns saquinhos em armários nos quais estão as peças de couro, tanto as jaquetas quanto os calçados estarão bem seguros. Você também pode colá-los dentro dessas peças.

Uma vantagem da sílica em gel é que ela pode ser reutilizada, já que quando é submetida ao forno entre 100 °C e 200 °C, por aproximadamente 30 minutos, ela fica como se estivesse nova. Também é possível realizar essa secagem no sol. Nos dois casos, ela só deve passar por esses procedimentos quando perder sua cor.

Antimofo caseiro para alimentos

Assim como é feito para os móveis, muitas pessoas buscam produzir antimofo caseiro para alimentos. Contudo, não há uma maneira própria de produção para essa especificidade que seja realmente eficiente. Assim, o melhor ase fazer é evitar que os alimentos mofem. Seguindo essas dicas, você irá conseguir fazer isso:

  • Não compre muita comida:evite comprar alimentos que você não planeja consumir em curto prazo, já que, por exemplo, carnes estragam facilmente e podem ter problemas com bolor.
  • Verifique o alimento na hora de comprarrepare se os alimentos que você está comprando não apresentam mofo. Assim, é possível evitar que as pessoas na sua casa, e você também, peguem uma infecção.
  • Verifique os sucos industrializados: sempre realize a verificação da data de validade e se certifique de não comprar aqueles que estão com a embalagem amassada.
  • Dentro de casa:se encontrar comida mofada, na geladeira ou na despensa, jogue fora. Depois, faça a limpeza da área em que ela se encontrava para evitar que haja contaminação dos outros alimentos.
  • Cuidado com a umidade da sua casa:comece a reparar no nível de umidade do seu lar, pois, se ele for elevado, isso pode atrair fungos para os alimentos. 40% de umidade é o nível ideal.
  • Cubra os alimentos:você pode proteger os esporos da comida que ficam expostos, cobrindo-os com capa ou filme plástico.
  • Não refrigere os alimentos não perecíveis:eles devem ser armazenados em temperatura ambiente, assim não irão embolorar. O local de armazenagem deles precisa ser limpo e seco.

Limpe os locais antes de alocar seu antimofo caseiro

Antes de alocar ou aplicar qualquer uma dessas opções antimofo caseiro, é importante que você realize a limpeza dos locais. Retire tudo que está naquele espaço de dentro dele e então faça a higienização colocando um litro de vinagre fervido e misturando com álcool branco, em uma bacia, e deixe esfriar por três horas. Depois, mergulhe um pano limpo na misture e passe no local, deixando-o ventilar por 30 minutos.

Por fim, você poderá realizar a produção e aplicação e qualquer antimofo caseiro desse artigo e guardar as suas roupas e outros bens nos armários e cômodas.

Você já conhecia algum desses produtos? Lembra-se de mais algum? Deixe sua resposta, crítica ou sugestão nos comentários!