Como cozinhar couve-flor: benefícios, como conservar e dicas essenciais

Por -

O que tem na geladeira? Couve-flor! Pode parecer pouco, mas não se engane. A couve-flor é uma das opções mais versáteis e saudáveis que você pode adicionar no seu cardápio.

Com a hortaliça você pode preparar refeições completas e saborosas, como a couve-flor gratinada, por exemplo. Mas também é possível consumi-la como salada, em forma de purê ou frita.

A couve-flor também é incrível para substituir a farinha de trigo, sendo muito usada na base de massas de pizza e tortas.

Mas para que tudo dê certo é preciso saber como cozinhar a couve-flor corretamente, de modo que você obtenha o máximo de nutrientes e sabor.

E adivinha só? A gente te conta tudo sobre a couve-flor no post de hoje. Vem ver.

Benefícios da couve-flor

A couve-flor pertence a família dos crucíferos, assim como o brócolis e o repolho.

Rica em vitamina C e vitamina K, a couve-flor ainda possui quantidades significativas de cálcio e magnésio.

A hortaliça também é uma ótima aliada no tratamento de inflamações, especialmente aquelas de origem crônica, como câncer e doenças cardiovasculares.

Essa propriedade anti-inflamatória da couve-flor acaba sendo benéfica também para a saúde do coração, ajudando o musculo cardíaco a se tornar mais forte e resistente. A couve-flor auxilia ainda no controle do colesterol.

De acordo com um estudo realizado pelo  National Cancer Institute (EUA), a vitamina C presente na couve-flor e a  isotiocianato, substância com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias,  faz com que a hortaliça seja categorizada como um alimento anticancerígeno, uma vez que ela contribui para a proteção das células e inibe a formação de diversos tipos de câncer, principalmente os de mama, esôfago, próstata e pâncreas.

Quer mais? A couve-flor demonstrou ser muito eficaz na melhora da capacidade cognitiva, em especial nas pessoas idosas.

Isso graças a um componente chamado colina, presente também no brócolis e no espinafre. Um estudo realizado pela Harvard Medical School com três mil mulheres idosas demonstrou que a couve-flor foi benéfica para a memória e para a desaceleração do declínio cognitivo.

Como cozinhar couve-flor

O tipo de cozimento da couve-flor interfere na textura, no sabor e na preservação dos nutrientes.

Por isso é importante conhecer as diversas maneiras de como cozinhar couve-flor e, assim, saber exatamente qual delas é a mais indicada para aquilo que você pretende fazer. Confira:

Na panela comum

O jeito mais comum de cozinhar a couve-flor é na panela comum com água fervente.

O problema é que esse não é o melhor método para quem deseja preservar os nutrientes da hortaliça, uma vez que grande parte desses nutrientes se perde na água.

Mas se esse for o único jeito para você, ok!

Para cozinhar a couve-flor na água fervente primeiro lave e corte os buques da hortaliça.

Em seguida, adicione um pouco de sal na água e coloque os buques da couve-flor dentro.

E se aquele cheirinho estranho da couve-flor cozinhando te incomodar a dica é pingar algumas gotinhas de limão ou vinagre na água.

Você pode ainda adicionar um pouco de leite à agua do cozimento ou até mesmo cozinhar a couve-flor com alguns talos de salsão que além de deixar a hortaliça com um gostinho especial, ainda elimina os odores desagradáveis do cozimento.

O tempo médio de cozimento da couve-flor na água fervente é de 10 a 15 minutos. Para saber se a couve-flor está no ponto, espete-a com um garfo.

Dependendo da preparação pode ser que a couve-flor precise estar mais al dente (durinha) ou mais macia.

No vapor

Outro método de cozinhar couve-flor é no vapor. Esse, inclusive, é o jeito mais indicado para quem deseja preservar os nutrientes da hortaliça.

Para cozinhar a couve-flor no vapor basta lavar e cortar os buques da couve-flor e colocá-las sobre o cesto da panela.

Adicione água na panela, cerca de três dedos, e acomode o cesto com a couve-flor. O tempo de cozimento é de cerca de oito a dez minutos. Verifique o ponto desejado com um garfo.

Dica: Para deixar a couve-flor com um sabor especial, cozinhe-a junto com algum erva aromática fresca, como alecrim, manjericão ou tomilho. Basta colocar a erva desejada no cesto junto com a hortaliça.

Na pressão

A couve-flor também pode ser cozida na panela de pressão. Esse é o método mais indicado para quando você tem uma grande quantidade de couve-flor e deseja cozinhá-la o mais rápido possível.

Lave e corte os buques da couve-flor e coloque tudo na panela de pressão. Cubra com água e adicione uma pitada de sal. Você pode acrescentar alguma erva aromática para conferir mais sabor e aroma a couve-flor.

Em seguida, feche a panela de pressão e assim que pegar “pressão” conte cinco minutos e desligue a panela.

Aguarde o vapor sair por completo, abra a tampa e verifique o ponto. Lembre-se que a panela de pressão cozinha mais rapidamente os alimentos, por isso tenha cuidado para não passar o tempo de cozimento e deixar a couve-flor amolecer demais.

No microondas

Sabia que dá para cozinhar couve-flor no microondas? Sim! Para isso você deve lavar e cortar os buquês e colocá-los em um prato grande de vidro.

Cubra a couve-flor com água e ligue o aparelho em potência máxima por cerca de quatro minutos.

No forno

A couve-flor também pode ser preparada no forno. O processo é simples só que um pouco mais demorado.

Lave e corte os buques da couve-flor, em seguida unte uma assadeira com azeite.

Acomode a couve-flor de modo que os buques não se sobreponham um sobre os outros. Tempere com sal, pimenta e ervas aromáticas.

Leve ao forno médio por cerca de 35 a 40 minutos, virando os buques na metade do tempo.

Como conservar couve-flor

Você pode optar por cozinhar uma grande quantidade de couve-flor de uma única vez e congelá-la em seguida.

Dessa forma todas as vezes que desejar comer couve-flor, basta tirar uma porção do freezer e pronto.

Para congelar a couve-flor você deve passar a hortaliça por um processo chamado branqueamento.

Ou seja, primeiro cozinhe-a rapidamente no vapor por cerca de três minutos. Imediatamente após esse tempo despeje a couve-flor em uma bacia com água gelada e gelo, deixe-a mergulhada por mais três minutos. Escorra a água, guarde a couve-flor em potinhos e leva-as para o freezer.

Agora que já sabe como cozinhar couve-flor é só ir para cozinha e fazer o seu prato favorito com a hortaliça.