Como cuidar de azaleia: dicas para plantar no ambiente interno e externo

Dicas essenciais para plantar, cuidar e manter azaleias em ambientes internos e externos

Por -

As azaleias são plantas originárias do Japão e florescem uma vez por ano, nos meses de inverno justamente quando muitas outras flores adormecem, por isso acabam sendo uma boa alternativa de planta para ter no jardim ou outras áreas externas. Neste artigo, você saberá como cuidar de azaleia:

Cultivando azaleias junto de outras espécies você vai ter um jardim sempre florido já que elas desbrocham nos meses frios enquanto as outras flores preferem os meses mais quentes do ano.

No Japão, azaleia quer dizer árvore de rosas e ela está presente em todos os jardins orientais. Aqui no Brasil ela se aclimatou muito bem e pode ser encontrada em passeios públicos, estradas e diversos jardins.

Elas são plantas resistentes, que podem atingir até 2 metros de altura, mas geralmente é encontrada em variedades de porte médio e mini, ideais para vasos pequenos e peitoris de janelas internas.

Como cuidar e plantar azaleias

Jardim com azaleias

As azaleias gostam de luz do sol direta por pelo menos 4 horas por dia, mas precisam ficar abrigadas do vento e da chuva ou elas podem morrer facilmente.

O solo ideal para plantar essa espécie é aquele que possui PH mais ácido, com terra preparada e uma parte de areia. O vaso deve ter boas condições de drenagem para não afogar a planta com as regas e uma boa ideia é usar casca de pinus ou argila expandida sobre a terra.

Para ter novas mudas, basta escolher ramos fortes, que tenham galhos laterais e folhas e possuam de 7 a 10cm de comprimento. Retire as folhas da base, deixando somente 4 ou 5 folhas na parte de cima do galho e insira os galhos na terra misturada com areia e sem adubação prévia.

Os galhos levam em média 60 dias para criar raízes e, depois desse período, já podem ser transportados para o vaso ou canteiro definitivo. É preciso muito cuidado para não encharcar a terra nesse período e matar a planta.

Como cuidar de azaleias em ambientes internos

Flor de azaleia

Uma das principais características dessa planta é que ela é muito resistente e se adapta facilmente em ambiente internos e externos. É importante que o solo seja bem ácido e bem drenado e a planta deve ficar em um local bem iluminado, com temperatura amena e ambiente úmido.

Você pode ajudar a manter a umidade da planta colocando um pratinho com pedras molhadas no fundo do vaso. Depois que ela florescer, é melhor mudar o vaso para a parte mais fria da casa, assim ela naturalmente vai se adaptar e desabrochar nos meses de primavera.

O solo deve ser úmido, mas nunca encharcado, portanto coloque suas mudas em vasos que tenham furos e pedras no fundo para facilitar a drenagem.

O ideal é regar as plantas pela manhã, pois assim elas têm o dia inteiro para absorver a água e ao mesmo tempo secar as folhas. Elas absorvem água pelas folhas então é importante molhá-las durante as regas, mas evite fazer isso de noite, pois existe o risco de desenvolver fungos.

Essa é uma planta que não necessita de regas constantes, basta aguá-las nos períodos mais secos para que o solo fique sempre úmido. Observe se as folhas estão mais murchas e caídas, se isso ocorrer é hora de regar.

Prefira usar água destilada ou água da chuva para regar as plantas, as azaleias não se dão muito bem com água de torneira que contém cloro e que pode fazer mal para elas.

Quando as flores murcharem, é preciso adubar a planta e dar uma nutrição extra para ela permanecer forte e bonita para a próxima florada. Não é bom adubar antes de florir, pois os nutrientes vão estimular o crescimento das folhas e não das flores.

Plantas cultivadas em ambientes internos têm dificuldade em florescer, pois precisam de alguns meses de frio para gerar novos brotos. Por isso, nos meses de outono ou inverno, coloque o vaso em locais mais frios. E para conseguir mais flores na sua planta é bom fazer uma poda anual.

A poda pode ser feita logo depois da floração e é bom usar tesouras próprias para poda para evitar rasgar os galhos.

Se você vive em uma região muito fria e que tenha incidência de geada, é melhor manter as azaleias em vasos e em ambientes internos, pois assim ela vai sobreviver mesmo nas épocas de frio intenso e vai proporcionar flores por bastante tempo.

Como cuidar de azaleias em ambientes externos

Azaleia em ambiente externo

As azaleias são plantas fáceis de cultivar e o melhor lugar para mantê-las é fora de casa. Como são plantas bem resistentes, não precisam ser protegidas do sol, mas é bom fornecer uma meia sombra para que o solo se mantenha meio úmido.

Mudas novas devem ser regadas em dias alternados até que estejam totalmente desenvolvidas. Depois que a planta estiver crescida, as regas podem ser menos frequentes.

Plantas que vivem na parte externa da casa também devem ter as folhas molhadas durante a rega para facilitar a absorção da água. Evite molhar a planta de noite para que não se criem fungos nas folhas. Fique atento aos períodos de seca para manter a sua planta hidratada.

As podas ajudam a planta a se fortalecer e fornecer mais flores na próxima florada, por isso corte os ramos excessivos no tamanho e forma que você quiser e retire também galhos secos e mortos.

Como cuidar de azaleia bonsai

Bonsai de azaleia

Você também consegue encontrar azaleias na versão mini, ou bonsais, aquelas árvores pequeninas que são cultivadas com técnicas de plantio japonês e que ficam bem pequenas sendo mantidas em vasos.

Um bonsai de azaleia precisa de cuidados muito semelhantes ao das plantas mantidas em ambientes internos: o solo deve ser ácido, precisa de local com bastante iluminação, mas sem a luz do sol diretamente sobre a planta.

Essa espécie é uma linda planta para se ter em casa, pois ela produz muitas flores por arbusto com cores variadas e vibrantes que variam do branco, rosa suave ao intenso e até mesmo tons de salmão. Pode até mesmo florescer o ano todo se for bem cuidada e vai garantir um jardim bonito e aconchegante.