Como fazer tricô: veja tutoriais simples para fazer o seu com passo a passo

Por - Atualizado em:

O tricô é uma técnica de artesanato extremamente versátil e muito tradicional. Com os pontos do tricô, é possível produzir cachecóis; toucas; golas; sapatinhos para bebês; meias de lã; mantas; blusas e, até mesmo, casacos muito quentinhos em projetos mais elaborados! Deseja aprender como fazer tricô? Neste artigo, você irá conferir dicas imperdíveis e tutoriais simples para que você comece a tricotar sem medo de errar!

A técnica do tricô pode parecer muito difícil e complicada e, por este motivo, muitas pessoas que desejam começar a tricotar desistem antes mesmo da primeira tentativa. Mas a verdade é que este artesanato tão popular, principalmente, durante os meses de inverno possui um passo a passo muito simples!

Assim como qualquer trabalho manual, quanto mais você praticar os pontos do tricô, melhor será a qualidade da peça que você produzir. Mas, para que você um dia faça lindos cachecóis ou blusas de tricô é preciso, antes, começar!

Siga a leitura e confira as dicas que preparamos especialmente para você que deseja aprender como fazer tricô!

Como fazer tricô: dicas iniciais

Como fazer tricô

A técnica clássica do tricô utiliza duas agulhas e um fio que, usualmente, é feito de acrílico ou lã artificial. A melhor parte do tricô é que você pode testar diversas espessuras de agulhas e fios e, assim, criar peças únicas e cheias de personalidade.

Com o conhecimento do passo a passo básico, paciência e prática, tricotar pode facilmente se tornar a sua atividade de artesanato preferida!

Para começar a fazer tricô, você precisará ter em mãos alguns materiais essenciais. São eles:

  • Tesoura;
  • Fita métrica;
  • Calculadora;
  • Agulha;
  • Fio.

Confira o tutorial a seguir para ficar por dentro de mais detalhes sobre os materiais que você precisará para começar a tricotar!

1. Como escolher o fio?

Escolher o fio para a sua peça de tricô é muito importante para garantir que o material e aparência do artesanato sejam agradáveis. Hoje em dia, há uma infinidade de tipos, texturas, espessuras e materiais para personalizar e dar vida ao que você for tricotar.

Não existe uma regra para a escolha do fio, você deve pensar nas características que deseja para a peça que irá fazer. Se quiser algo quentinho e fofo, opte pelos fios de acrílico ou lã. Mas se preferir uma peça mais leve e delicada, escolha fios de lã. Nesta hora, vale a pena visitar lojas especializadas ou armarinhos e verificar todas as opções!

Para iniciantes, o ideal é começar com o fio do tipo Mollet.

2. Como escolher as agulhas?

As agulhas mais tradicionais para fazer tricô são as agulhas retas, mas é possível tricotar com agulhas circulares e auxiliares. Assim como diferentes formatos, as agulhas de tricô podem ser feitas de materiais variados, como plástico; metal; bambu; madeira e acrílico. Além de tudo isso, as agulhas podem ter espessuras diversas e que variam conforme o tipo de fio utilizado no artesanato.

Se você ainda não sabe como fazer tricô e se assustou com tantas opções, calma! Aqui, iremos indicar a agulha mais apropriada para quem deseja começar.

  • Formato: Para você que é iniciante, indicamos as agulhas de tricô retas. Elas são as mais comuns e utilizadas nas maiorias das receitas de tricô para iniciantes.
  • Espessura: A agulha mais indicada para iniciantes é a número 5, ou número 6. Entretanto, cada fio possui uma orientação do fabricante quanto à espessura da agulha apropriada para as produções com o material. Portanto, ao comprar o fio, confira a orientação!
  • Material: Para iniciantes, recomendamos as agulhas mais “firmes” e que não escorregam tanto o ponto, por isso, os materiais mais adequados são madeira ou bambu. Porém, as agulhas mais acessíveis e comuns são as feitas de plástico e se você desejar começar com este tipo, também vale!

Siga a leitura para conferir um passo a passo simples de como fazer tricô para iniciantes!

Como fazer tricô: maneiras de tricotar e um passo a passo para quem está começando

Se você já se arriscou a fazer uma pesquisa sobre como começar a tricotar, deve ter percebido que existe uma grande variedade de receitas para peças diferentes e com técnicas variadas. Neste post, separamos tutoriais simples e adequados para quem nunca tricotou na vida!

É aconselhável que você comece a fazer tricô pelas peças mais simples de serem feitas: os cachecóis. Conforme você adquirir mais prática e experiência, aí evolui para as mantas; toucas; meias; sapatinhos; blusas e o que mais tiver vontade de produzir!

Como colocar pontos na agulha de tricô?

Para começar a sua peça de tricô, você deve, primeiro, colocar os pontos na agulha para, então, começar a tricotar. A técnica de colocação de pontos é simples, porém este passo é fundamental para que você produza uma peça de qualidade.

Uma dica de ouro é observar bem os movimentos da linha nos vídeos dos tutoriais e buscar seguir os movimentos com as suas mãos. Cada pessoa que faz tricô, especialmente as mais experientes, têm uma forma de trabalhar com a linha e de segurar as agulhas. Por isso, é importante que você assista diferentes técnicas e escolha a sua favorita.

A seguir, separamos dois tutoriais muito úteis para começar os pontos de qualquer tipo de peça. Os dois são semelhantes, mas o início de cada um difere um pouquinho. Teste cada uma das técnicas e escolha aquela que mais gostar para usar em suas peças!

Se você deseja ir mais além e aprender como calcular quantos pontos passar na agulha para cada tamanho de peça, não deixe de assistir o vídeo abaixo!

Como fazer o ponto básico do tricô?

Agora que você já aprendeu a colocar os pontos na agulha, chegou a hora de apender como fazer tricô utilizando o ponto básico e mais utilizado pela maioria das pessoas: o ponto malha. Existe uma enorme variedade de pontos e técnicas que você pode aprender e aderir em suas peças, porém, para quem está começando, é importante que inicie por um ponto mais básico.

Lembre-se de que a prática é essencial em qualquer tipo de artesanato!

Confira o tutorial abaixo que ensina o ponto meia e o ponto tricô, os dois componentes do ponto malha.

Como fazer o arremate?

O passo final de qualquer peça de tricô é a retirada dos pontos da agulha e o arremate. No tutorial a seguir, você irá aprender como arrematar os pontos e finalizar a peça que você produziu!

Como emendar fios no tricô?

É muito comum que, no meio de um projeto em tricô, o novelo de fio acabe. Assim, você precisa saber técnicas de como emendar fios da forma correta para não comprometer a qualidade da sua peça.

O tutorial a seguir ensina quatro métodos diferentes de como emendar fios em peças feitas de tricô, confira!

 

Como fazer tricô: tutorial completo e receita de cachecol

Se você deseja assistir um tutorial completo de como fazer a peça mais simples e comum do tricô, no vídeo abaixo você irá conferir um passo a passo perfeito para quem está começando a se aventurar no artesanato.

Neste vídeo, você irá aprender a ler e interpretar uma receita de cachecol e, assim, poderá fazer a sua própria peça do início ao fim! Confira:

Neste artigo, buscamos ensinar dicas básicas e essenciais de como fazer tricô. Gostou do conteúdo? Escreva nos comentários as suas sugestões e dúvidas!