Como resolver infiltração: veja o passo a passo e dicas essenciais para seguir

Por - Atualizado em:

As infiltrações são problemas muito recorrentes em qualquer tipo de imóvel, seja ele residencial; comercial; industrial ou um ambiente corporativo. As manchas escuras que aparecem nas paredes e no chão dos imóveis; os vazamentos; rachaduras; mofo e azulejos soltos e estufados comprometem não somente a estética do espaço, mas, também, sua estrutura como um todo. Preparamos este artigo com dicas de como resolver infiltração, não perca!

Se você identificou sinais de infiltração em sua casa ou escritório, sem dúvidas já associou o problema às dores de cabeça causadas pela obra que seria necessária para o seu reparo. Isto, porque, na maior parte das vezes, as infiltrações são decorrentes e problemas maiores e mais complexos.

A boa notícia é que resolvendo a infiltração de maneira adequada, após identificar e reparar a sua origem, a chance de que ela recorra é muito pequena. Siga a leitura e fique por dentro de todas as dicas e informações que separamos para que você aprenda como resolver infiltração.

O que são as infiltrações?

Infiltrações são problemas decorrentes da umidade, elas ocorrem quando as paredes, o piso ou o teto de uma edificação são penetrados pela água vinda de alguma fonte ao redor. O mais comum é que as infiltrações ocorram nos ambientes mais úmidos do imóvel, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas.

A consequência da umidade e acúmulo de água nesses locais é o que chamamos de infiltração. Os danos na estrutura podem ser manifestados de várias formas, como:

  • Manchas escuras;
  • Mofo ou bolor;
  • Bolhas na pintura;
  • Rachaduras;
  • Gotejamento;
  • Azulejos soltos ou estofados;
  • Etc.

Os sinais da infiltração aparecem de forma imediata em alguns casos, mas em outros pode levar meses para que ela se manifeste de forma visível. Para saber como resolver infiltração, é preciso que você saiba identificar a causa do problema.

Outra dificuldade das infiltrações é que seus sinais ocorrem, muitas vezes, em locais diferentes de onde ela começou. A fonte da umidade pode ser o ambiente, mas é muito frequente que as infiltrações sejam causadas por vazamentos de encanamentos e por problemas hidráulicos.

A seguir, leia mais sobre os locais mais comuns de aparecimento de infiltrações e causas mais prováveis em cada um deles.

Quais são as áreas mais afetadas pelas infiltrações?

Como vimos, os locais mais comuns para ocorrerem infiltrações são aqueles com maiores níveis de umidade. Logo, cômodos que têm grande quantidade de encanamentos, são pouco ventilados ou têm muito contato com o ambiente externo são mais propensos a sofrerem com manchas, mofo, rachaduras e outros sinais de infiltração.

Um passo importante de como resolver infiltração é identificá-la o mais breve possível. Assim, fica mais fácil corrigir o problema antes dele causar danos maiores à estrutura e, até mesmo, à saúde dos indivíduos que frequentam o local.

Trouxemos aqui uma lista de locais mais comuns de ocorrência de infiltrações e as suas causas em casa um. Confira a seguir:

1. Infiltração nas paredes

As paredes são muito acometidas pelas infiltrações. Os danos estéticos são visíveis, mas o que deve preocupar mais é o dano estrutural. A umidade pode danificar a parede por vários meios: fissuras; juntas de alvenaria inadequadas; falta de impermeabilização em lajes; vazamentos em encanamentos; portas e janelas mal instaladas.

2. Infiltração no piso

A ação da umidade no piso de qualquer construção vem diretamente do solo; das tubulações das redes de água e esgoto; de trincas no piso ou, também, da instalação inadequada ou refluxo de ralos e pontos de drenagem.

3. Infiltração no teto, laje ou forro

A causa mais comum de infiltração nos tetos, lajes ou forros é a falta de impermeabilização dessas estruturas. Muitas vezes, para maior economia em uma obra, pulam-se algumas etapas básicas e fundamentais da construção e, infelizmente, a impermeabilização pode ser uma delas.

A realização de um processo de impermeabilização bem feito evita as infiltrações quase que totalmente. Outras causas para problemas com umidade no teto, laje ou forro de imóveis são os vazamentos na rede hidráulica da cobertura.

4. Infiltração nas esquadrias

As esquadrias são as aberturas de janelas, portas e portões, ou seja, o local onde essas estruturas se inserem às paredes. É muito comum que ocorram infiltrações nesses lugares, pois, muitas vezes, a instalação das estruturas é feita de forma incorreta.

As infiltrações podem ser causadas por defeitos de fabricação nas portas, janelas e portões, bem como pela colocação incorreta; falhas na vedação das paredes ou de manutenção da impermeabilização.

Como resolver infiltração?

 

Como você pôde perceber, as infiltrações ocorrem, em sua maioria, por falhas de projeto ou construção dos imóveis. Quando das edificações são feitas com cuidado, priorizando as impermeabilizações e medidas necessárias para garantir a qualidade da estrutura, as chances da ocorrência de problemas é menor.

Entretanto, muitas vezes, isso foge de nosso controle quando ocupamos um imóvel mais antigo, do qual não passamos pelo processo de construção. Por isso, trouxemos aqui dicas essenciais de como resolver infiltração de forma rápida e segura.

1. Identifique o problema

A identificação da infiltração em seus estágios iniciais é fundamental para a prevenção de danos maiores e, consequentemente, gastos elevados com reformas. Portanto, é necessário que você fique atento a alguns sinais que podem ser indicativos de que o imóvel precisa ser avaliado por um profissional. São eles:

  • Danos na pintura;
  • Manchas escuras de água, mofo ou bolor;
  • Rachaduras;
  • Descolamento de pisos de azulejo;
  • Trincas no piso;
  • Deterioração de rejuntes;
  • Acúmulo de água em ralos;
  • Curto circuitos elétricos.

Usualmente, as manchas nas paredes próximas ao rodapé indicam que a fonte da infiltração vem do solo ou de encanamentos abaixo do piso. Já as manchas próximas ao teto podem indicar vazamentos ou acúmulo de vapor, causado pela má ventilação.

É essencial que você fique atento a todos esses sinais e busque resolver o problema o mais rápido possível. Muitas vezes, um ralo que não drena corretamente é algo simples de resolver à princípio, mas procrastinar o reparo pode levar a danos estruturais no piso e, até mesmo, a vazamentos maiores e mais complicados de serem resolvidos.

2. Contrate o profissional adequado

Quando identificar algum problema de infiltração na sua casa ou escritório, sempre tenha em mente que o problema pode ser maior do que a simples umidade do ambiente. Principalmente quando as manchas e o mofo nas paredes não são resolvidos após a tentativa de limpeza, esteja atento às outras causas que discutimos aqui.

Busque contar com o auxílio de profissionais capacitados para identificarem a origem da infiltração e, assim, resolverem o problema com menor chance de recorrência. A melhor forma de economizar, neste caso, é realizar um reparo eficaz de uma vez por todas.

3. Invista na prevenção

Como vimos, as principais causas das infiltrações são relacionadas a uma construção inadequada do imóvel. Logo, para prevenir ao máximo esse problema que gera inúmeras dores de cabeça, é necessário investir na fase de construção.

Um projeto adequado e a realização das impermeabilizações é essencial para garantir a qualidade da estrutura de um imóvel e, assim, evitar acidentes e imprevistos após o imóvel estar concluído.

Contar com profissionais capacitados e competentes, que fazem uso de materiais de qualidade para a obra é uma das formas mais eficientes de evitar gastos futuros e transtornos com reformas.

Se você gostou das dicas que trouxemos aqui sobre como resolver infiltração, não deixe de comentar a seguir!