15 maiores estádios do mundo e os 10 maiores no Brasil: veja a lista

Por -

Apaixonados por futebol e arquitetura, cheguem mais! Esse é o post perfeito para celebrar a união entre esses dois temas. Isso porque hoje vamos falar sobre os maiores estádios do mundo.

E sem querer dar spoiler, mas já adiantando um pouco o assunto, alguns nomes da lista a seguir vão simplesmente te deixar de queixo caído, especialmente porque os países que abrigam os maiores estádios do mundo não são, necessariamente, craques de bola.

Vamos lá então descobrir quais são os maiores estádios do mundo?.

15 maiores estádios do mundo

Primeiro, vamos esclarecer uma coisa importante: a classificação leva como base a capacidade de público de cada estádio, quanto maior a capacidade, mais bem classificado o estádio na lista.

Mais um detalhe: não são considerando estádios fechados, em reforma, nem estruturas temporárias. Apenas estádios em pleno funcionamento.

15º – FedExField – Landover (EUA)

15º - FedExField – Landover (EUA)

Na lanterninha da lista está o estádio FedEXField, localizado em Landover, EUA. O estádio é dedicado ao futebol americano e também é a sede do time Washington Football Team.

A capacidade do FedEXField é de 82 mil pessoas.

14º – Croke Park – Dublin (Irlanda)

14º - Croke Park – Dublin (Irlanda)

Com capacidade para 82.300 pessoas, o Croke Park abocanha a 14º posição do ranking dos maiores estádios do mundo.

Gentilmente conhecido apenas como Croke pelos irlandeses, o estádio é sede do Gaelic Athletic Association, uma organização focada apenas nos jogos gaélicos que, incluem, entre outras modalidades, o futebol e o handebol gaélico.

13º – MetLife Stadium – East Rutherford (EUA)

13º - MetLife Stadium – East Rutherford (EUA)

Os EUA aparecem novamente na lista, só que dessa vez com o estádio MetLife, localizado em East Rutherford, Nova Jersey.

A capacidade do estádio é de 82.500 pessoas. O MetLife é o lar de duas grandes equipes de futebol americano: New York Jets e New York Giants.

12º – ANZ Stadium – Sydney (Australia)

12º - ANZ Stadium – Sydney (Australia)

O 12º lugar vai para o estádio multiuso ANZ Stadium, em Sydney, na Austrália. O estádio, com capacidade para 82.500 espectadores, é também um dos mais bonitos do mundo, com uma arquitetura de tirar o folego.

O local é sede de campeonatos e disputas de futebol, críquete e rugby. O estádio foi inaugurado em 1999 para os jogos olímpicos.

11º – Estádio Salt Lake – Calcutá (Índia)

11º - Estádio Salt Lake – Calcutá (Índia)

E quem diria, mas está na Índia o 11º maior estádio do mundo. O Salt Lake, localizado em Calcutá, possui capacidade para 85 mil pessoas. Por lá são realizadas disputas de atletismo, além de jogos de futebol e críquete.

10º – Estádio Borg el Arab – Alexandria (Egito)

10º - Estádio Borg el Arab – Alexandria (Egito)

Saindo da Índia para chegar agora ao Egito, mais especificamente em Alexandria, local onde se encontra o Estádio Borg el Arab, o 10º maior do mundo.

O estádio possui capacidade para 86 mil pessoas e é sede da seleção egípcia de futebol. O Borg el Arab é o maior estádio dos países árabes.

09º – Bukit Jalil National Stadium – Kuala Lumpur (Malásia)

09º - Bukit Jalil National Stadium – Kuala Lumpur (Malásia)

E o nono lugar vai para o estádio Bukit Jalil National Stadium, localizado em Kuala Lumpur, na Malásia.

O estádio comporta até 87.400 pessoas. Em 2007, o estádio recebeu a Copa da Ásia.

08º – Estadio Azteca – Cidade do México (México)

08º - Estadio Azteca – Cidade do México (México)

O estádio Azteca confere aos hermanos mexicanos o posto de oitavo maior estádio do mundo. Com capacidade para 87.500 pessoas, o estádio já recebeu partidas importantes, em especial a final da copa do mundo de 1970 e a de 1986.

07º – Wembley Stadium – Londres (Inglaterra)

07º - Wembley Stadium – Londres (Inglaterra)

O Wembley Stadium é o sétimo maior do mundo e o 2º maior da Europa. A capacidade do estádio londrino é de 90 mil pessoas. O Wembley é um dos poucos que possui as cinco estrelas da FIFA, oferecidas apenas aos estádios que cumprem com todos os padrões exigidos pela federação.

O estádio abriga competições de rúgbi, futebol e atletismo, mas também já foi palco de grandes espetáculos musicais, como o da cantora Tina Tuner e da banda Queen.

06º – Rose Bowl Stadium – Pasadena (EUA)

06º - Rose Bowl Stadium – Pasadena (EUA)

Mais uma vez os EUA. Desta vez o destaque é para o estádio Rose Bowl, localizado em Pasadena, Los Angeles.

A capacidade oficial do estádio é de 92 mil pessoas. Foi lá que o Brasil venceu a Itália nos pênaltis durante a copa do mundo de 1994.

05º – FNB Stadium – Joanesburgo (África do Sul)

05º - FNB Stadium – Joanesburgo (África do Sul)

O continente africano não fica de fora da lista. O FNB Stadium, localizado em Joanesburgo, possui capacidade de público de 94.700 pessoas.

Durante a copa do mundo de 2010, o estádio foi o palco da partida de estreia e da grande final. O local também ficou conhecido por ter recebido o primeiro discurso de Nelson Mandela após sua saída da prisão, em 1990.

04º – Camp Nou – Barcelona (Espanha)

04º - Camp Nou – Barcelona (Espanha)

O quarto maior estádio do mundo é também o maior da Europa. Localizado em Barcelona, Espanha, o Camp Nou possui capacidade para abrigar até 99.300 torcedores.

Inaugurado em 1957, o Camp Nou é a sede do time do Barcelona. O estádio já foi palco de disputas importantes, como a Eurocopa, em 1964, a Copa do Mundo de 1982 e a final da Liga dos Campeões da UEFA, em 2002.

03º – Melbourne Cricket Ground – Melbourne (Austrália)

03º - Melbourne Cricket Ground – Melbourne (Austrália)

Em terceiro lugar vem o Melbourne Cricket Ground.

O estádio possui capacidade para 100 mil pessoas e é sede da seleção australiana de futebol.

02º – Michigan Stadium – Michigan (EUA)

02º - Michigan Stadium – Michigan (EUA)

Conhecido também como Big House, o Michigan Stadium é o segundo maior do mundo. Com capacidade para 107.600 espectadores, o estádio é uma referência para as competições de futebol americano.

01º – Estádio Rungrado Primeiro de Maio – Pyongyang (Coréia do Norte)

01º - Estádio Rungrado Primeiro de Maio – Pyongyang (Coréia do Norte)

E a medalha de ouro desse ranking vai para….a Coréia do Norte! Sim, você leu certo. A Coréia do Norte, apesar de ser um país completamente fechado e que não possui nenhuma equipe de destaque no futebol mundial, possui o maior estádio do mundo.

Acredite se quiser, mas o Estádio Rungrado Primeiro de Maio, localizado em Pyongyang, tem capacidade para nada mais, nada menos do que 150 mil pessoas.

A arquitetura também impressiona. O estádio possui 60 metros de altura e é formado por 16 arcos que juntos formam uma magnólia.

O estádio recebe poucos eventos, a maioria relacionados a cortejos militares e datas comemorativas do país, como aconteceu no aniversário de 70 anos de Kim Jong-il. Cerca de 50 mil pessoas se reuniram para celebrar a data e assistir apresentações de ginástica e dança.

E o Brasil?

O Brasil, por mais surreal que possa parecer, não aparece na lista dos 15 maiores estádios do mundo. Apesar dos 5 títulos mundiais, o país do futebol só entra na lista para ocupar a 26º posição.

Veja a seguir a lista com os maiores estádios do Brasil:

10 maiores estádios do Brasil

10º – Estádio José Pinheiro Borda (RS)

Com capacidade para pouco mais de 50 mil pessoas, o estádio José Pinheiro Borda ou simplesmente Beira Rio é a sede do Internacional. Mundialmente, o Beira Rio ocupa a 173º posição entre os maiores estádios do mundo.

09º – Estádio Governador Alberto Tavares Silva (PI)

O Albertão, como também é conhecido, é o nono maior estádio do Brasil. Localizado no Piauí, o Albertão pode receber um público de até 53 mil pessoas. No ranking mundial ele ocupa a 147º posição.

08º – Estádio João Havelange (MG)

O oitavo maior estádio do Brasil e o 139º do mundo é mineiro. O João Havelanche tem capacidade total para 53.350 pessoas.

07º – Arena do Grêmio (RS)

Com capacidade para pouco mais de 55 mil pessoas, o Arena do Grêmio, localizado em Porto Alegre, ocupa o 115º lugar no ranking mundial.

06º – Estádio José do Rego Maciel (PE)

Sede do Santa Cruz e popularmente conhecido como Arrudão, o Estádio José do Rego Maciel pode abrigar um público de até 60 mil pessoas. Já no ranking mundial, o estádio fica com a 85º posição.

05º – Estádio Governador Magalhães Pinto (MG)

O título de sexto maior estádio do Brasil é do Mineirão. Localizado em Belo Horizonte, o estádio possui capacidade para 61 mil pessoas. Mundialmente, o estádio fica em 73º lugar.

04º – Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo (CE)

O Castelão em Fortaleza fica com o quarto lugar desse ranking. O estádio possui capacidade para até 64 mil pessoas, fazendo dele o 68º maior do mundo.

03º – Estádio Cicero Pompeu de Toledo (SP)

A medalha de bronze vai para o Estádio do Morumbi, sede do time do São Paulo FC. Com capacidade para 72 mil pessoas, o Morumbi alcança o 40º lugar no ranking mundial.

02º – Estádio Nacional de Brasília (DF)

O segundo maior estádio do Brasil é o Mané Garrincha, localizado em Brasília. O estádio pode receber até 73 mil pessoas. No ranking mundial ele fica com o 37º lugar.

01º – Estádio Jornalista Mario Filho (RJ)

E como já era de se esperar, o maior estádio do Brasil é o Maracanã. Com capacidade para receber até 79 mil pessoas, o estádio carioca é um dos mais emblemáticos do país e, sem dúvida, um grande orgulho nacional.

O local já foi sede de partidas histórias, como o jogo Brasil e Uruguai, no final da copa de 1950 e a final do campeonato brasileiro entre Vasco e Santos, em 1969, quando Pelé marcou o seu milésimo gol.