Maiores países do mundo: veja quais são por território e população

Por -

China, Índia e EUA são três dos maiores países do mundo, isso você já deve estar careca de saber. Mas nessa lista podemos acrescentar ainda diversos outros países que surpreendem não só pela extensa faixa territorial, como também pelo grande número de habitantes.

Quer saber quais são os maiores países do mundo? Então acompanhe a gente nesse post.

Maiores países do mundo em território

Se somarmos a área territorial dos dez maiores países do mundo teríamos nada mais, nada menos do que o equivalente a 49% de toda a massa terrestre do planeta.

Ou seja, em apenas dez países está concentrada metade de toda a área habitável do globo.

Mas vamos ao top 10 para descobrir quais são os maiores países do mundo em território.

10º – Argélia

O titulo de décimo maior país do mundo em território vai para a Argélia, localizado no continente africano. O país faz fronteira com Saara Ocidental, Marrocos, Tunísia, Líbia, Mali, Níger e Mauritânia.

A Argélia possui 2,38 milhões de quilômetros quadrados, sendo que 90% dessa área equivalem a deserto.

Considerado como um dos países mais secos e quentes do mundo, a Argélia abriga atualmente uma população com pouco mais de 43 milhões de pessoas.

9º – Cazaquistão

Antigo território soviético, hoje o Cazaquistão ocupa a nona posição no ranking dos maiores países do mundo. Com uma área de 2,72 milhões de quilômetros quadrados, o país possui a maior área de fronteira do mundo, tendo como vizinhos a China, Rússia, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

A população atual do Cazaquistão é de 18 milhões de pessoas.

8º – Argentina

E o oitavo lugar no pódio dos maiores países do mundo vai para nossos hermanos argentinos.

A Argentina possui um território de 2,78 milhões de quilômetros quadrados e faz fronteira com quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Chile.

Pouco mais de 45 milhões de pessoas habitam o território argentino atualmente.

7º – Índia

Com 310 milhões de quilômetros quadrados, a Índia é hoje o sétimo maior país do mundo em território, além de ser também um dos maiores em população.

A Índia faz fronteira com a China, Nepal, Paquistão, Bangladesh, Mianmar, Butão e Sri Lanka.

6º – Austrália

E na Oceania que está o sexto maior país do mundo. A Austrália entra para o top 10 graças aos seus 7,69 milhões de quilômetros quadrados.

Por não fazer fronteira com nenhum outro país, a Austrália também leva o titulo de maior costa litorânea do mundo.

Mas apesar de todo esse território, a Austrália possui uma população de apenas 25 milhões de pessoas.

5º – Brasil

No quinto lugar da lista está o Brasil. Nosso querido país verde e amarelo possui uma área de 8,51 milhões de quilômetros quadrados, sendo o maior de toda a América Latina.

No Brasil também está a maior floresta do mundo, a Amazônia.

4º – China

A China possui o quarto maior território terrestre. São 9,6 milhões de quilômetros quadrados fazendo fronteira com 14 países.

A China também entra na lista dos países mais populosos do mundo, mas isso você vê no próximo tópico.

3º – Estados Unidos

Os Estados Unidos ganham a medalha de bronze no ranking dos maiores países do mundo. Com uma área territorial pouco maior do que a da China, 9,63 milhões de quilômetros quadrados, os EUA são também a maior potência econômica do planeta.

2º – Canadá

O segundo país mais populoso do mundo é o Canadá. Ao todo, o país possui uma área de 9,98 milhões de quilômetros quadrados.

Mas nem por isso ele figura entre os países mais populosos. Atualmente, a população do Canadá é estimada em pouco mais de 37 milhões de pessoas.

1º – Rússia

A Rússia é o maior país do mundo. O território russo possui 17,10 milhões de quilômetros quadrados e ocupa dois continentes: o europeu e o asiático.

O país também faz fronteira com inúmeros países, entre eles a China, a Coreia do Norte, a Mongólia, a Finlândia e a Polônia.

Maiores países do mundo em população

Um dado curioso é que nem sempre o maior país em território é aquele que abriga a maior população. Exemplo disso é a Rússia, que mesmo sendo o maior país em área, ocupa o nono lugar na lista dos mais populosos.

Ao mesmo tempo em que países que sequer aparecem na lista dos maiores do mundo acabam despontando como super populosos, como acontece com Bangladesh e Nigéria, que em termos comparativos possuem área territorial do tamanho aproximado do estado do Amapá e do Mato Grosso, respectivamente.

Atualmente a população mundial está contabilizada em 7,7 bilhões de pessoas. E a estimativa até 2100 é que esse número chegue a casa dos 10 bilhões, de acordo com a ONU.

Outro dado interessante sobre os países mais populosos do mundo é que eles tendem a se concentrar nas áreas mais pobres do globo.

Hoje é possível notar uma tendência de crescimento populacional nos continentes africanos e asiáticos, enquanto países europeus e da América do Norte, por exemplo, demonstram queda no número total de habitantes.

Podemos citar como exemplo o caso da Nigéria, do Paquistão e de Bangladesh.  Ambos países apresentam um super aumento demográfico.

A Nigéria, por exemplo, saltou de 37 milhões de habitantes em 1950 para 393 milhões em 2010. Já Paquistão e Bangladesh saíram da casa dos 37 milhões em 1950 para 275 milhões e 194 milhões em 2010, respectivamente.

Confira o top 10 maiores países do mundo em população:

10º – México – 128 milhões de habitantes

9º – Rússia – 145 milhões de habitantes

8º – Bangladesh – 164 milhões de habitantes

7º – Nigéria – 206 milhões de habitantes

6º – Brasil – 212 milhões de habitantes

5º – Paquistão – 220 milhões de habitantes

4º – Indonésia – 273 milhões de habitantes

3º – Estados Unidos – 301 milhões de habitantes

2º – Índia – 1,3 bilhões de habitantes

1º – China – 1,4 bilhões de habitantes

Diferentemente do ranking dos maiores países em território, a lista dos países mais populosos pode mudar com o passar do tempo.

Estudos e dados divulgados pela ONU sugerem que até 2100, a China perca o pódio para a Índia, que deverá alcançar uma população de 1,5 bilhões de habitantes.

A Nigéria também deve subir no ranking, passando do 7º para o 3º lugar, desbancando os EUA que deve acabar ocupando o 4º lugar.

O Brasil, por sua vez, deve sair da 5º para a 10º posição, cedendo o lugar para a Tanzânia, que até então nem aparecia no top 10.

Estima-se que até 2100, Rússia, Japão e México também percam posições, saindo da lista dos mais populosos. Em contrapartida, Congo e Filipinas devem aparecer no ranking pela primeira vez, ocupando o 8º e o 9º lugar, respectivamente.