Quarto sem janela: veja as principais dicas para iluminar, ventilar e decorar

Por - Atualizado em:

Quarto sem janela tem solução? Sim! E no post de hoje vamos te contar como resolver o problema da iluminação e ventilação, dois dos principais aspectos negativos que afetam um quarto sem janela.

Vem ver!

Qual o problema, afinal , de um quarto sem janela?

Pode ser que bem aí no fundo, você ainda esteja se perguntado: qual o problema de um quarto sem janela?

A resposta é simples: salubridade. E você sabe o que isso significa? Em arquitetura, o termo salubridade é utilizado para indicar ambientes com pouca ou nenhuma condição salutar à higiene e ao bem estar humano.

Ou seja, um quarto sem janela interfere na saúde e qualidade de vida dos moradores.

Sem ventilação e iluminação, o quarto pode se transformar em um local propicio para o aparecimento de mofo e bolor, além de uma fonte perfeita para ácaros.

Isso sem contar que ambientes fechados ainda geram desconforto e sensação de aperto, podendo levar a casos de claustrofobia.

A boa noticia é que mesmo sem janelas é possível contornar o problema da falta de luz e ventilação com algumas medidas, umas bem simples, já outras um pouco mais complexas, mas que mesmo assim merecem sua atenção. Continue acompanhando.

Como ventilar um quarto sem janela

Como ventilar um quarto sem janela

Confira a seguir como aumentar a ventilação natural (ou artificial) de um quarto sem janela:

Integração

Uma das primeiras coisas que você pode pensar em fazer para ventilar um quarto sem janela é integrar o quarto com algum outro ambiente da casa.

Sim, você vai precisar quebrar paredes para isso, mas o resultado final é compensador. O quarto vai ganhar ventilação e iluminação.

Mas e a privacidade? Vamos falar dela a seguir:

Cobogós

Uma das possíveis soluções para integrar o quarto sem janela sem perder privacidade é apostando em uma parede de cobogós.

Os cobogós garantem uma boa passagem de luz e ventilação sem deixar o quarto totalmente aberto.

Ou seja, você pode remover uma das paredes criando a integração citada anteriormente sem nenhum prejuízo.

Ventiladores e ar condicionador

Um ventilador de teto ou de parede ajuda muito na ventilação do quarto. E apesar dessa ser uma forma de ventilação artificial, é uma das mais eficazes, simples e baratas que existem.

Caso opte por um ventilador de parede, o ideal é que ele seja instalado no fundo do quarto, de modo que o ar possa circular por todo o ambiente uniformemente.

Ligue o ventilador todos os dias (sim, até mesmo no inverno) por, no mínimo, meia hora. Esse tempo é mais do que suficiente para renovar e arejar todo o quarto.

Outra opção é instalar um ar condicionado no quarto sem janela. Apesar de ser uma alternativa mais cara e que demanda mão de obra especializada na instalação, o aparelho de ar condicionado tem a vantagem de também funcionar como um climatizador do ambiente.

Lembre-se de escolher um modelo de ar condicionado de potência adequada ao tamanho do seu quarto, ok? Assim você economiza energia e garante o máximo de benefícios que o aparelho tem a oferecer.

Como iluminar um quarto sem janela

Como iluminar um quarto sem janela

Depois de ventilar, você também precisa garantir a iluminação. Bora conferir as ideias?

Projeto de iluminação artificial

Comece com um bom projeto de iluminação artificial. A melhor opção de lâmpadas para esse tipo de ambiente são as de LED. Varie entre lâmpadas brancas e amarelas para garantir conforto e, ao mesmo tempo, uma boa luminosidade para execução de tarefas.

O ideal é que você possa instalar luzes de apoio no teto. Uma boa solução é usar trilhos de spots direcionáveis. Além de garantir um visual moderno ao quarto, esse tipo de iluminação não exige quebradeira para passagem de fios, já que os dutos e conduites ficam aparentes.

Garanta luzes centrais e laterais para uma iluminação completa. Dependendo do tamanho do seu quarto, vale a pena ainda investir em luzes na parede, por meio de arandelas, por exemplo.

Outra ótima opção para complementar a iluminação é utilizar fitas de LED sob prateleiras, nichos e armários. O quarto fica mais aconchegante e com luz na medida certa para suas necessidades.

Luminárias de mesa e de chão podem finalizar o projeto trazendo, além da luz, um toque a mais para a decoração.

Paredes de vidro

Caso você tenha apostado na ideia de integração entre o quarto e outro ambiente da casa, então pode tirar vantagens dessa solução aqui.

A parede de vidro garante toda a iluminação que o quarto precisa, sem precisar sacrificar sua privacidade. Isso porque junto da parede é possível instalar cortinas.

Assim, quando você precisar de um ambiente mais escurinho ou fazer uma troca de roupa não terá que se preocupar com as visitas na sala, por exemplo.

É importante apenas citar que a parede deve ser feita com vidro laminado ou temperado, o mesmo usado em portas, já que são mais resistentes a impactos. A instalação também deve ser feita por profissionais.

Blocos de vidro

Além da parede de vidro, você pode apostar em blocos de vidro. Esse tipo de bloco permite a passagem de luz e até mesmo de ventilação, caso você opte pelos modelos vazados.

Os blocos de vidro ainda tem a vantagem de serem ondulados, garantindo a privacidade para o quarto, já que as imagens ficam distorcidas.

Claraboia

A claraboia é uma ótima solução para iluminação de quarto sem janela. No entanto, ela é uma das mais caras e complexas também.

De modo resumido, a claraboia é um tipo de janela, só que ao invés de estar na parede, está no teto.

Outra característica da claraboia é que ela também serve como ventilação para o quarto sem janela, desde que você opte por modelos com abertura.

Tem mais uma vantagem: a claraboia pode assumir o tamanho que você quiser, já que ela é feita sob medida.

Contudo, como já dissemos, essa alternativa é complexa e exige mão de obra especializada. Qualquer erro na instalação pode ser desastroso e te deixar com um quarto pingando água em dias de chuva. Por isso, avalie bem a empresa ou profissional que pretende contratar para realizar o serviço. 

Dicas para decorar um quarto sem janela

Dicas para decorar um quarto sem janela

Além das mudanças físicas e estruturais no quarto, você ainda tem a opção de modificar algumas coisas na decoração para garantir que o quarto sem janela fique o mais agradável possível.

Cores claras

As cores claras trazem sensação de amplitude e ainda ajudam a propagar a luz. Por isso, elas são muito bem vindas em quartos sem janela.

Mude a cor das paredes, do tapete e da roupa de cama. Prefira cores como branco, bege e cinza claro.

Para contrastar e trazer conforto para o quarto, você pode utilizar tons quentes e terrosos. Uma boa pedida são os tons de laranja e vermelho queimado, além do amarelo mostarda. Use essas tonalidades com moderação e em detalhes da roupa de cama e dos objetos decorativos.

Poucos móveis

Para evitar a sensação de aperto (comum em quartos sem janela), o ideal é utilizar poucos móveis na decoração. Fique apenas com os principais e indispensáveis.

A cama, o guarda roupa e uma mesinha do tipo escrivaninha podem ser o suficiente para um quarto sem janela pequeno.

Em um quarto maior, ainda é possível contar com outras opções de móveis que aumentem a funcionalidade e conforto do quarto, como uma mesinha de cabeceira ou uma poltrona para auxiliar na troca de roupas.

Quanto menos móveis no quarto, maior será a sensação de iluminação, já que não haverá pontos de sombra no ambiente.

Outra dica é procurar colocar os móveis em uma única parede, assim a amplitude também será maior.

Plantas

As plantas são ótimas para renovar e purificar o ar, além de serem extremamente decorativas. Ou seja, elas são perfeitas para quartos sem janelas, se não fosse por um detalhe: toda planta precisa de luz.

Mas se você já conseguiu, de alguma forma, ampliar a presença de luz natural no quarto, então vale a pena trazer algumas espécies de sombra para o ambiente.

Algumas plantas, como espada de são Jorge, zamioculca e jiboias se adaptam bem a ambientes com pouca luminosidade.

Cuidado com alguns materiais

Tenha cuidado com alguns materiais que, por ventura, possam estar no seu quarto. Isso porque existem materiais que absorvem muita umidade e podem estragar e mofar rapidamente.

Entram na lista móveis e objetos fabricados em couro, camurça e madeira. O ideal nesses casos é oferecer algum tipo de tratamento anti umidade para evitar danos ocasionados pela umidade.

Use espelhos

Os espelhos também são muito bem vindos em um quarto sem janela. Com eles, você amplia visualmente os espaços e ainda ganha uma iluminação extra, já que o espelho reflete a luz.

Por isso, se você deseja uma solução simples para melhorar a iluminação de um quarto sem janela, vale a pena colocar um espelho de frente para a porta, de modo que ele possa refletir a luz que entra por ela.

Considere trocar de quarto

Por fim, se você avaliou todas essas possibilidades, e ainda assim nenhuma delas parece viável no momento, uma das suas últimas (e drásticas) opções é trocar de quarto.

Sim! Você pode reinventar a sua casa e mudar os ambientes de modo que você consiga ter um quarto fresco e iluminado.