Como cozinhar quinoa: tipos, benefícios e o passo a passo para você seguir

Por - Atualizado em: Tags:

Considerada a “mãe de todos os grãos” pelos incas, a quinoa continua sendo um dos melhores alimentos para quem deseja manter uma dieta saudável e rica em nutrientes essenciais.

Tanto é verdade que nos dias de hoje a quinoa ganhou status de super alimento.

Mas para aproveitar tudo o que esse grão tem de melhor é fundamental saber como cozinhar quinoa corretamente.

E é claro que a gente te explica tudo isso aqui. Vem conferir!

Benefícios da quinoa

Você sabia que a quinoa é um alimento tão completo do ponto de vista nutricional, mas tão completo mesmo, que ela perde apenas para o leite materno?

Pois é! A quinoa é o alimento mais nutritivo do reino vegetal e possui uma qualidade muito superior aos demais alimentos do reino animal, como carnes, ovos e leite

Isso porque a quinoa possui 23% de proteínas, sendo que dessas, dez são consideradas como aminoácidos essenciais (ou seja, não são produzidas pelo nosso corpo).

Justamente por isso, a quinoa acabou se tornando muito popular entre os adeptos das dietas vegetarianas e veganas, sendo considerada melhor do que a soja para substituir a carne.

O grão ainda é riquíssimo em minerais, como ferro, zinco, magnésio, fosforo, cobre, acido fólico, além de vitaminas do complexo B.

A quinoa não contem glúten, portanto, é liberada também para os celíacos. Outra característica interessante desse grão é a presença de fitoestrógenos, um tipo de hormônio de origem vegetal e que, segundo apontam as pesquisas científicas, é importante para controlar e prevenir problemas como osteoporose, câncer de mama e alterações hormonais comuns na menopausa.

Tipos de quinoa

Tipos de quinoa

A quinoa é um alimento de origem andina, vinda de países como Bolívia, Peru e Colômbia. Estima-se que o grão seja cultivado há mais de cinco mil anos na região.

Por isso, grande parte de toda quinoa consumida vem dos Andes, apesar de já existir cultivo de quinoa em outras partes do globo, incluindo o Brasil.

Contudo, é lá nas terras andinas que o grão se desenvolve melhor e acaba tendo um valor nutricional mais elevado, graças ao clima da região.

Existem três tipos diferentes de quinoa produzida no mundo, seja nos Andes, seja no Brasil, seja onde for. São elas: a branca (mais comum), a vermelha e a preta.

A branca possui sabor mais suave, enquanto as demais possuem sabor marcante e intenso.

E, por fim, uma curiosidade: apesar de ser popularmente conhecida como um cereal, a quinoa está mais para leguminosa (devido a alta concentração de proteínas) do que a um grão ou cereal. Por isso ela acaba sendo considerada um “pseudocereal”.

Como cozinhar a quinoa

Como cozinhar a quinoa

A quinoa é um grão muito fácil de cozinhar, mas exige alguns pequenos cuidados para ficar no ponto certo e não perder nutrientes, independente do método escolhido para o cozimento.

O primeiro deles é a necessidade de lavar muito bem os grãos crus da quinoa para remover o amargor natural do alimento. Para isso, basta colocar a quinoa em uma peneira fina e lavar sobre a água corrente da torneira.

Lembrando que não é necessário deixar a quinoa de molho antes do cozimento, ok? Basta lavá-la.

Outro aspecto importante é usar água quente e não água fria no cozimento da quinoa. Antes de colocá-la na panela já deixe a água quente preparada ao lado.

Use duas medidas de água para cada medida de quinoa. Não exagere na quantidade de água para a quinoa não ficar grudenta.

O tempo de cozimento também é importante. Nada de esquecer a quinoa no fogo. Em média, quinze minutos são o suficiente. Para ter certeza do ponto observe a coloração do grão. A quinoa cozida precisa criar uma linha branca quase translúcida em torno do grão.

Confira agora o passo a passo para cada método de cozimento:

Como cozinhar quinoa na panela comum

Lave e escorra bem a quinoa. Em seguida, adicione-a em uma panela com água já quente. Coloque no fogo com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de quinze minutos. Observe a coloração do grão e desligue quando estiver no ponto. Escorra a água do cozimento que sobrar e deixe-a repousando na panela por mais quinze minutos antes de consumir.

Como cozinhar quinoa na panela elétrica

O método de preparo da quinoa na panela elétrica é muito semelhante ao da panela comum. Comece lavando e escorrendo a quinoa. Ligue a panela elétrica e adicione os grãos. Complete com água quente. Conte quinze minutos ou programe a sua panela. Desligue e aguarde alguns minutos antes de consumir.

Como cozinhar quinoa no microondas

Para cozinhar a quinoa no microondas use um pote com tampa apropriado para o aparelho. Lave e escorra os grãos. Em seguida, coloque a quinoa no pote e cubra com água na medida recomendada.

Tampe e leve para o microondas em potência alta por aproximadamente seis minutos. Na metade do tempo pause o aparelho e mexa a quinoa. Volte o cozimento e verifique o ponto. Desligue e aguarde alguns minutos antes de consumir.

Dicas para cozinhar a quinoa

  • Para consumir a quinoa no lugar do arroz, você pode optar por refogá-la em alho e cebola, do mesmo modo que faz com o arroz.
  • Mas se quiser oferecer um sabor extra ao grão, experimente cozinhar a quinoa em caldo de legumes ou caldo de carne (caseiro, de preferência).
  • Outra boa opção é cozinhar a quinoa com ervas, como alecrim, orégano e manjericão.
  • A quinoa cozida pode ser guardada em geladeira por até cinco dias.

Como usar a quinoa

Como usar a quinoa

A quinoa pode ser consumida de diferentes modos (cru, cozida, em flocos, farinha), tanto em pratos doces, quanto salgados, uma vez que o alimento possui sabor neutro e que se incorpora facilmente a outros ingredientes.

Confira abaixo algumas ideias para utilizar a quinoa no dia a dia e tornar sua dieta mais equilibrada e nutritiva:

Saladas

A quinoa cozida pode ser utilizada para enriquecer saladas verdes. Para isso, basta adicionar os grãos junto com as folhas e temperar com azeite e ervas.

Outro tipo de salada muito saborosa usando quinoa é o tabule árabe. A receita original leva trigo, mas você pode fazer a substituição sem perder em nada no sabor. 

Vitaminas e sucos

A quinoa pode ainda ser incorporada em vitaminas, iogurtes e sucos. Para isso, prefira usar a quinoa em flocos.

Com frutas

Experimente adicionar um pouco de quinoa cozida sobre as frutas do seu café da manhã. Fica saboroso e muito mais nutritivo.

Caldos e sopas

Aquele caldinho ou sopinha de fim de noite pode ficar ainda melhor com a quinoa. Você pode usar tanto a versão em flocos, quanto a versão cozida. Caso prefira camuflar o grão, basta batê-lo no liquidificador, de modo que a quinoa se incorpore aos demais ingredientes.

No lugar do arroz

A quinoa é uma excelente alternativa ao arroz branco do dia a dia. O grão pode ser cozido e temperado da mesma forma que se faz arroz. O resto você já sabe: complete com o que quiser, pode ser o clássico feijão ou ainda com legumes salteados e uma bela saladinha verde.

Substituindo o trigo

A farinha de quinoa pode substituir a farinha de trigo nas receitas tradicionais de bolos, pães e tortas. Além de ser mais nutritiva do que o trigo, a quinoa ainda é livre de glúten e possui baixo índice glicêmico.

Mas antes de fazer a substituição é importante se atentar para as medidas equivalentes e os demais ingredientes que serão usados na receita para que ela não perca o sabor e a textura habituais.