Diferença entre sabão e detergente: acesse e descubra qual é

Por -

Sabia que existe uma diferença entre sabão e detergente? Sim, existe! Aparentemente parece tudo igual, mas não é.

Basicamente, os dois são produtos utilizados para limpeza e remoção de gorduras, mas eles se diferenciam em três aspectos principais: fórmula, poder de limpeza e impacto ambiental.

Vamos entender melhor essa história?

Diferença entre sabão e detergente: a fórmula

Diferença entre sabão e detergente: a fórmula

O primeiro aspecto a ser considerado e que acaba interferindo diretamente nos demais é a fórmula ou composição química do sabão e do detergente.

O sabão é aquele comprado em barra que você usa para lavar roupa, lavar louça e realizar outras tarefas da casa.

Essa já é uma das principais diferenças entre sabão e detergente.

Mas não para por aí.

O sabão possui uma fórmula, digamos, mais suave do que a do detergente. Isso porque o sabão, desde que o mundo é mundo, é feito apenas de óleos e gorduras (tanto animal, quanto vegetal) que reagem com o hidróxido de sódio ou soda caustica, como também é popularmente conhecido.

Essa mistura confere ao sabão o poder de limpeza esperado.

Já o detergente…esse é bem diferente!

A grande maioria dos detergentes são líquidos e estão presentes não só naquela embalagem compridinha que você usa para lavar louça.

Os detergentes estão por todos os lados dentro da sua casa: no frasco de lavar roupa, nos desengordurantes e até no seu shampoo.

A fórmula dos detergentes inclui ácido sulfúrico, um derivado do petróleo altamente prejudicial ao meio ambiente.

No entanto, é justamente esse ácido que consegue eliminar com mais eficiência a gordura impregnada nas louças, roupas e objetos.

Diferença entre sabão e detergente para o meio ambiente

Depois de entender a diferença na composição química entre o sabão e o detergente fica fácil descobrir qual deles é mais amiga do meio ambiente.

E você acabou de marcar pontos com o planeta se pensou no sabão. Isso mesmo! Cada vez que opta por usar sabão ao invés de detergente está contribuindo para um mundo mais sustentável. Sabe porquê?

A fórmula do sabão é considerada biodegradável, isso porque ao chegar nos rios e mares, os compostos presentes no sabão são naturalmente decompostos pelos micro-organismos presentes na água e, consequentemente, não causa impactos ou danos ambientais.

Já o detergente é um verdadeiro problema para o meio ambiente. Os compostos químicos presentes no produto não são biodegradáveis e se acumulam na superfície da água, promovendo a morte de peixes e de toda a vida aquática.

Você, inclusive, já deve ter visto aquelas imagens de rios cobertos de espuma.

Essa espuma e os demais componentes impedem a penetração de luz na água, tirando a capacidade de fotossíntese das espécies aquáticas.

Isso sem contar que essas substâncias “roubam” oxigênio da água contribuindo ainda mais com a morte dos animais e das plantas que vivem nos rios.

Qual limpa melhor: sabão ou detergente?

Qual limpa melhor: sabão ou detergente?

O detergente limpa melhor. Mas calma! Vamos entender melhor como isso é possível.

Primeiro é importante saber que água e óleo não se misturam, correto? Com isso em mente fica mais simples entender como esses produtos agem.

De modo bem simplificado funciona assim: ao entrar em contato com a sujeira, o sabão e o detergente se unem as moléculas de gordura e as arrastam para fora do objeto que está sendo limpo.

No entanto, o sabão possui ácidos considerados mais “fracos” isso porque eles não possuem a mesma capacidade de capturar as moléculas de gordura e desprende-las.

O detergente, ao contrário, consegue capturar essas moléculas com mais facilidade, removendo-as mais rapidamente e com menos esforço.

O que usar então: sabão ou detergente?

Vamos retomar as características principais de cada um para você poder tomar essa decisão.

O sabão é biodegradável, ou seja, não agride o meio ambiente. Ele remove sujeiras e gorduras, é barato e rende muito, mas possui um poder de limpeza menos eficiência quando comparado com o detergente.

Já o detergente é agressivo ao meio ambiente, não é biodegradável, é derivado de componentes do petróleo, o que o torna mais agressivo também para a saúde humana. Contudo, o poder de limpeza é maior do que a do sabão.

Mas antes de bater o martelo e tomar uma decisão sobre qual produto usar, considere duas coisas importantes: a temperatura da água e o movimento de limpeza.

A água quente ou morna possui uma capacidade maior de desengordurar do que a água fria. Portanto, mesmo que use detergente, se a água estiver muito fria a gordura vai se tornar mais resistente.

Outro detalhe que determina a eficácia da limpeza é o quanto você se dedica a ela, ou seja, o quanto coloca sua mão para trabalhar.

Não existe mágica na limpeza, se você não esfregar, não vai sair. Portanto, grande parte da eficácia desses produtos está relacionada ao seu envolvimento direto.

Sabendo de tudo isso, a dica agora é: use o detergente apenas quando precisar limpar algo que estiver muito, mas muito engordurado mesmo.

No mais, use sabão. É mais barato, mais suave e não polui o meio ambiente.

Sabão liquido: existe e dá para fazer em casa

Sabão liquido: existe e dá para fazer em casa

Se a ideia é incentivar o uso do sabão ao invés do detergente, então nada mais justo do que te ensinar a fazer sabão liquido em casa usando sabão em barra. Assim facilita sua vida e o meio ambiente agradece.

Bora aprender?

Receita de sabão liquido feito com sabão em pedra

Você vai precisar de:

  • 1 barra de sabão em pedra de 200gramas (a de coco é a melhor, mas pode usar outra de sua preferência, inclusive, aquelas feitas em casa)
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 3 litros de água
  • Óleo essencial do aroma que preferir (caso use para lavar louça, o mais recomendado é não utilizar aroma para não impregnar na louça)
  • 1 panela grande
  • 1 ralador
  • 1 peneira

Passo a passo:

Comece levando ao fogo um litro de água para ferver. Em seguida, rale o sabão em pedra e coloque essas raspas na água quente.

Quando as raspas começarem a derreter e dissolver adicione o bicarbonato de sódio. Misture bem e deixe essa mistura descansar por uma hora.

Após esse tempo, adicione mais um litro de água morna na mistura e na sequência passe tudo por uma peneira para eliminar os pedaços não dissolvidos de sabão.

A próxima etapa é acrescentar o óleo essencial. Pingue cerca de 20 gotas do seu óleo preferido.

Mas atenção, nunca coloque o óleo essencial na mistura quente. Isso porque esses óleos evaporam em temperaturas altas e perdem todas as suas propriedades, inclusive, a aromática.

Depois de adicionar o óleo essencial, coloque o terceiro e último litro de água, desta vez ela deve estar fria.

Misture tudo muito bem. Deixe o liquido repousar por mais alguns minutos.

Agora sim, está pronto!

Divida o sabão liquido que você acabou de fazer em potes menores e use como preferir: lavar louça, lavar roupas, lavar o piso, entre outras coisas.