Higiene ambiental: o que é, benefícios e os principais hábitos para você seguir

Por -

 Você sabe o que é higiene ambiental? Conhece esse conceito? Sabe o que ele significa e qual a sua importância?

Em tempos de pandemia, a higiene ambiental se tornou algo extremamente importante e cada vez mais necessário.

Por isso, te convidamos nesse post a entender melhor todas essas questões e ainda te dar bons motivos para adotar essa ideia. Vem ver!

O que é higiene ambiental?

A higiene ambiental pode ser resumida como um conjunto de ações voltadas a limpeza e aos cuidados sanitários com os ambientes de modo a eliminar ou reduzir a proliferação de agentes causadores de doenças, sejam eles químicos, físicos ou biológicos.

Ou seja, o grande objetivo da higiene ambiental é preservar a saúde das pessoas que habitam ou trabalham em um espaço, indo muito além de uma simples faxina na casa ou no ambiente de trabalho.

Benefícios da higiene ambiental em casa

A higiene ambiental traz inúmeros benefícios tanto para os ambientes residenciais, quanto para os ambientes corporativos. Confira abaixo a importância de manter essa higiene em dia:

Traz bem estar

Todo mundo sabe que uma casa limpa é infinitamente mais confortável e aconchegante. Mas quando ela também está devidamente higienizada é capaz de oferecer uma sensação ainda maior de bem estar.

E isso não tem a ver apenas com as sensações, mas com o fato de que a higiene promove o bem estar verdadeiro e físico, uma vez que você se livra de incômodos como poeira, por exemplo, que frequentemente acaba sendo o gatilho de quadros alérgicos.

Elimina pragas e insetos

Moscas, baratas, aranhas, ratos e outros inúmeros insetos e pragas podem ser facilmente eliminados da sua casa com a prática da higiene ambiental.

Afinal de contas, tudo o que esses invasores querem é comida (restos) e abrigo (sujeira e bagunça).

Combate doenças

A higiene ambiental não visa apenas eliminar aquilo que é visível a olho nu. Vai bem mais fundo.

Com a higiene ambiental feita de modo correto é possível acabar com outras ameaças, muito menores, mas por vezes, muito mais perigosas. Como, por exemplo, vírus, bactérias, germes e outros microorganismos que sequer conseguimos enxergar.

Benefícios da higiene ambiental no trabalho

A higiene ambiental no trabalho também tem muito o que oferecer, além do que já citamos acima. Confira:

Reduz afastamentos

Um ambiente corporativo limpo e higienizado evita a proliferação de diversos tipos de doenças, seja respiratória, como alergias, por exemplo, quanto infecciosas, como vírus causadores da gripe e pneumonia.

Ou seja, se o ambiente corporativo está desinfetado corretamente, então a chance de um funcionário ser contaminado por um agente patogênico é menor.

Além do aumento na qualidade de vida no trabalho, a empresa ainda reduz significativamente o percentual de afastamentos médicos. 

Aumenta a produtividade

Tudo isso que foi citado acima também contribui com a produtividade no trabalho. Afinal de contas, os funcionários ganham bem estar e conseguem ser muito mais produtivos ao final do dia.

Evita perdas materiais

A higiene ambiental no trabalho também é interessante do ponto de vista dos bens materiais.

Com a higienização adequada o risco de perca de equipamentos é menor, uma vez que a grande maioria deles é sensível ao pó e a outros vestígios de sujeira, como, por exemplo, computadores e impressoras.

Hábitos de higiene ambiental em casa

 

Agora que você já sabe o que é a higiene ambiental e qual a importância dela no dia a dia de uma casa e uma empresa, chegou, finalmente, o momento de descobrir como praticar essa ideia. Por isso, dá só uma olhada nas dicas a seguir:

Se você pensa que manter hábitos de higiene ambiental é trabalhoso e requer uma série de produtos específicos, está enganado.

A higiene ambiental em casa é muito simples e requer apenas algumas mudanças de hábitos. Confira:

Atenção redobrada na cozinha e no banheiro

A cozinha e o banheiro são os ambientes da casa que mais necessitam de atenção com a higiene, uma vez que esses espaços estão mais predispostos a proliferar germes e bactérias.

Por isso, a primeira dica é cuidar muito bem do vaso sanitário. Limpe-o com água sanitária ao menos 3x por semana. No restante dos dias, tenha sempre em mãos um bom desinfetante para aplicar na louça após o uso.

As bancadas do banheiro também precisam ser limpas com frequência. Use álcool 70 para isso ou, se preferir, um multiuso com efeito bactericida. E não se esqueça do lixinho. Ele deve ser retirado todos os dias.

Na cozinha, tenha atenção extra com a bancada da pia. O local deve ser muito bem limpo e desinfetado após cada utilização. Isso evita o acúmulo de moscas e de microorganismos.

O mesmo vale para o fogão. Nunca deixe o aparelho com restos de comida e gordura impregnada.

A esponja de louça precisa ser desinfetada pelo menos uma vez por semana. Faça isso colocando-a no microondas por 30 segundos. Também é possível fazer a desinfecção com água sanitária.

Outro item da cozinha que merece sua atenção é a tábua, especialmente se ela for de madeira. Se puder, prefira as de vidro que são mais higiênicas e não acumulam resíduos. Mas, em todo o caso, a limpeza deve ser feita semanalmente com água sanitária.

E mais uma dica: deixe uma tábua apenas para o corte de carnes. Frutas e legumes devem ser picados em uma tábua diferente. Isso evita a contaminação cruzada entre os alimentos.

O lixo da cozinha deve ser sempre mantido fechado e retirado ao final das preparações. E tudo aquilo que não for consumido, mas ainda está em boas condições, deve ser colocado em um pote com tampa e levado a geladeira. 

Mantenha uma rotina de limpeza

Manter a limpeza e a higiene da casa em ordem não é difícil, requer apenas um pouco de organização da sua parte. Confira algumas dicas para tornar esse momento menos cansativo e mais rápido:

  • Arrume a cama assim que acordar, especialmente se você trabalha home office. Isso porque uma cama sem arrumar é um convite para um cochilo no meio do dia, o que não é nada produtivo.
  • Recolha as roupas sujas e leve para o cesto. As roupas limpas devem ser guardadas no armário.
  • Dê uma passada rápida por todos os cômodos da casa e recolha a bagunça que por acaso estiver espalhada. Isso significa levar a louça suja para a pia, organizar os brinquedos, dobrar os cobertores, ajeitar as almofadas, entre outras tarefas.
  • Coloque o lixo para fora e varra o chão.
  • Lave a louça.

Muito provavelmente você não vai gastar mais do que 30 minutos para realizar todas essas atividades.

Por fim, estabeleça uma rotina semanal com tudo aquilo que você precisa fazer apenas uma vez na semana, como, por exemplo, lavar roupa, trocar lençóis e toalhas, lavar banheiros, entre outras atividades importantes para sua casa, mas que não precisam ser feitas todos os dias.

Organize e evite a bagunça

Depois de tudo limpo, mantenha a ordem e evite a todo custo a bagunça. Para isso, nada melhor do que seguir o lema: “pegou, guardou, sujou, lavou”. Dessa forma, a casa se conserva por muito mais tempo limpa e higienizada. 

De olho no lixo

O lixo orgânico da casa (aquele que não pode ir para a composteira) deve ser mantido sempre com a tampa.

O lixo reciclado deve ser armazenado em local diferente, mas antes de levá-lo para lá, faça uma limpeza prévia na embalagem para não chamar a atenção de insetos e roedores. Basta lavar rapidamente o interior de garrafas, latas e retirar sobras de alimentos que possam estar nas embalagens.

Cuidado com o que vem da rua

Tudo aquilo que entra na sua casa precisa ser higienizado, desde a compra do supermercado até a encomenda que chegou dos Correios.

Faça a higienização desses produtos e embalagens com a ajuda de um pano umedecido em álcool.

Frutas e legumes devem ser higienizados com água sanitária e bicarbonato de sódio. Deixe-as de molho por nessa mistura por cerca de 30 minutos.

Outra dica de ouro é criar o hábito de deixar os sapatos para fora da casa. Isso porque o solado acumula diversos tipos de microorganismos que podem contaminar o interior da casa. Por isso tenha uma caixa ou um pequeno móvel onde possa colocar os sapatos que usa com mais frequência.

Hábitos de higiene ambiental no trabalho

Banheiros sempre limpos

O banheiro de uma empresa é usado por muitas pessoas e, por isso mesmo, deve ser mantido sempre limpo e higienizado para garantir o bem estar de todos.

O ideal é contar com a ajuda de um profissional de limpeza para manter a higiene ambiental do trabalho sempre em dia. Nesse caso, a pessoa será responsável por manter os lixos sempre limpos, assim como vasos sanitários e bancadas.

Lixeira para todos

É muito importante contar com lixeiras espalhadas por todos os ambientes da empresa e, se possível, manter uma em cada mesa.

Dessa forma, os funcionários ajudam a manter mesas e móveis limpos e sem acúmulo de lixo.

Pisos e móveis

Os pisos da empresa, bem como os móveis, devem ser higienizados com frequência para manter a limpeza, remover o pó e eliminar agentes patogênicos.

Higiene coletiva

É fundamental contar com a colaboração dos funcionários para manter a higiene ambiental no trabalho. Para isso, vale distribuir cartazes pelos corredores, no banheiro e na copa, informando sobre a importância dos ambientes limpos e higienizados.