Plantas que purificam o ar: veja 11 espécies que você pode ter em casa

Por -

Não é novidade para ninguém que plantas e árvores funcionam como um pulmão para o planeta. Elas inspiram os gases tóxicos e liberam oxigênio para a atmosfera, contribuindo imensamente para a qualidade do ar.

Mas o que você talvez não saiba é que pode ter plantas que purificam o ar dentro da sua casa. Isso mesmo! Você não precisa viver em meio a floresta ou cercado por uma grande massa verde para respirar ar puro.

Acredite: uma única planta dentro de cada ambiente já é suficiente para filtrar e limpar grande parte dos compostos químicos que estão suspensos no ar.

Uma ótima noticia, não é mesmo? Pois então vamos conferir quais as plantas que purificam o ar e descobrir como você pode utilizá-las dentro de casa.

Tipos de poluentes mais comuns dentro de casa

Poluentes

Quem vive em grandes cidades precisa lidar com a poluição tanto fora, quanto dentro de casa. Mas não é só a fumaça e os gases tóxicos emitidos pelos veículos que entram pela janela.

Existem outros tipos de poluentes igualmente perigosos para a saúde humana, sendo que a maior parte deles vem principalmente dos produtos de limpeza e inseticidas. Confira a seguir os poluentes mais comuns encontrados nas casas:

Xileno

O xileno é um composto químico derivado do petróleo, mais especificamente de um composto conhecido como benzeno.

Essa substância pode ser encontrada na fumaça do cigarro, em vernizes e na gasolina. A exposição ao xileno pode provocar irritação na garganta, dores de cabeça, tontura, falta de concentração e confusão mental.

Amônia

A amônia está presente em diversos produtos, desde tinturas para cabelo, passando por limpadores de vidro, ceras de chão e até mesmo certos tipos de detergente e amaciante de roupas.

A exposição a amônia pode causar irritação nos olhos e na garganta, além de tosse.

Formaldeído

O formaldeído é popularmente conhecido como formol quando apresentado em forma líquida. Sua principal função é impedir o crescimento de micro-organismos, por isso é muito utilizado como conservante.

O formaldeído pode ser encontrado em tintas, solventes, vernizes, cigarro, desinfetantes, fungicidas, germicidas e em esmaltes de unhas.

Com cheiro forte e irritante para as mucosas, a exposição ao formaldeído pode provocar irritação nos olhos, garganta e nariz, além de dor de cabeça, náusea, inchaço da laringe e dos pulmões.

De acordo com dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o formaldeído é comprovadamente um composto carcinogênico.

Benzeno

O benzeno é outra substancia muito tóxica e que de uma forma ou de outra sempre está presente dentro de casa.

Isso porque o benzeno é utilizado para fabricação de inúmeros produtos de limpeza, como detergentes, lustra móveis e ceras de polir. O benzeno ainda é encontrado em colas, solventes, tintas, lubrificantes para carro e em pesticidas e inseticidas.

A exposição ao benzeno pode provocar dor de cabeça, tontura, confusão mental, sonolência, irritação nos olhos e aumento da frequência cardíaca.

Tricloroetileno

O tricloroetileno está presente principalmente em tintas, solventes e vernizes. A exposição a essa substância química pode levar a quadros de náuseas, vômitos, dores de cabeça e tontura. Em casos mais graves, o tricloroetileno pode provocar sonolência e até coma.

Tolueno

O tolueno é um derivado do petróleo popularmente conhecido como “cola de sapateiro”.

A partir dessa substância se produzem colas de vários tipos, solventes e conservantes.

O tolueno também é encontrado em produtos de limpeza, cigarro, removedores, pesticidas e inseticidas.

O tolueno é geralmente absorvido pelo pulmão através da inalação.

Nesses casos, os sintomas mais comuns são cansaço, confusão mental, perda de memória, náusea, perda do apetite, da visão e da audição.

No entanto, esses sintomas tendem a desaparecer quando a exposição ao produto termina.

Plantas que purificam o ar: tipos e ambientes

Confira agora quais plantas você pode utilizar para eliminar esses compostos químicos de dentro de casa:

1. Espada de São Jorge

Espada de São Jorge

Todo mundo deveria ter um vaso de Espada de São Jorge em casa. A planta faz uma verdadeira faxina nos ambientes e deixa tudo limpinho e respirável novamente.

Essa, inclusive, é uma das espécies com maior capacidade de absorção de substâncias toxicas.

A Espada de São Jorge retira do ar um pouco de tudo: benzeno, tolueno, xileno, formaldeído, entre outras substâncias.

Prepare um local a meia sombra para receber a planta, regando-a semanalmente, mas sem exageros.

Como a planta exige pouca iluminação é possível mantê-la até mesmo dentro de banheiros.

2. Jiboia

A jiboia é uma querida das decorações atuais. O efeito suspenso da planta pode ir muito além da estética, já que a jiboia também é considerada uma planta purificadora de ar.

Ela absorve benzeno, formaldeído e xileno. Assim como a Espada de São Jorge, a jiboia é muito fácil de cuidar, basta oferecer um cantinho com boa luminosidade.

3. Hera

A hera é outra ótima opção para renovar o ar dentro de casa. Além de contribuir com a retirada de substâncias tóxicas do ambiente, a planta é ótima para auxiliar na umidificação do ar.

4. Antúrio

Antúrio

Exótico e tropical, o antúrio decora como ninguém e ainda tem o potencial de remover impurezas do ambiente, filtrando principalmente a amônia e seus derivados. 

Uma boa dica é usar a planta no banheiro, já que ela se adapta bem ao clima úmido e sombreado desses ambientes.

5. Lírio da Paz

Tem fumante em casa? Então você precisa de um vaso de lírio da paz. A planta é capaz de filtrar elementos presentes na fumaça, como xileno, amoníaco e benzeno.

Fácil de cuidar, o lírio da paz precisa apenas de um cantinho de meia sombra e regas frequentes.

6. Dracena

Existem diversos tipos de dracena e todos eles são conhecidos pela capacidade de purificar e umedecer o ar. A dracena é ótima para ambientes com pouca luminosidade e podem ser usadas em escritórios e espaços comerciais.

7. Ficus

Outra plantinha que está na moda, mas que além de bonita e uma ótima aliada de ambientes frescos e de ar puro.

A principal característica da Ficus é a capacidade de umedecer os espaços e torná-los mais agradáveis especialmente nos dias mais quentes e secos.

8. Samambaia americana

Quem não ama uma samambaia, não é mesmo? Essa planta linda e exuberante pode ser usada também para a purificação de ambientes dentro de casa.

A samambaia consegue filtrar até mesmo substâncias como mercúrio e arsênio. Coloque a planta em um local bem iluminado, mas protegido do vento e do sol direto.

9. Palmeira Ráfis

Sabia que a palmeira ráfis é ótima para eliminar substâncias tóxicas produzidas pelos produtos de limpeza? Por isso, uma boa pedida é colocar a planta na lavanderia ou área de serviço. 

10. Tamareira anã

Palmeira Fênix

E para deixar a casa toda livre de poluição comece apostando em um vaso de tamareira anã. Essa planta filtra principalmente os gases emitidos pelos veículos, por isso, uma boa sugestão é deixá-la logo na entrada da casa. 

11. Gérbera

Entre tantas plantas não poderia faltar uma que tivesse flor. A gérbera, além de linda, é muito útil na eliminação de poluentes, uma vez que ela absorve os compostos da fumaça do cigarro e substâncias como formaldeído e tolueno. 

Cuidados especiais com pets e crianças

Algumas plantas são tóxicas e podem causar irritação e alergia quando manuseadas ou consumidas.

Por isso é importante mantê-las afastadas de crianças e animais domésticos. Uma dica é usar as plantas de modo suspenso ou em vasos apoiados sobre móveis altos.