Como cozinhar lentilha: características, dicas e passo a passo fácil

Por - Atualizado em: Tags:

No mundo árabe, a lentilha é protagonista de diversos pratos. Na culinária vegetariana, a leguminosa é fonte de proteína.

Já no ano novo, a lentilha se torna amuleto de boa sorte e prosperidade.

Haja versatilidade para um grão tão pequenininho!

E para que a leguminosa fique saborosa e nutritiva é fundamental saber como cozinhar a lentilha direitinho.

Só assim para você desfrutar de todo sabor, textura, nutrientes e, quem sabe até, das boas energias dessa leguminosa.

Vamos conferir?

Características e curiosidades sobre a lentilha Características e curiosidades sobre a lentilha

A lentilha é um tipo de leguminosa pertencente ao mesmo grupo dos feijões e ervilhas.

Originária da Ásia, a lentilha se popularizou no Oriente Médio e de lá seguiu viagem rumo à África, às Américas e a Europa.

Estudos arqueológicos indicam que a lentilha é consumida pela humanidade há aproximadamente 13 mil anos.

O hábito de consumir lentilhas na véspera de ano novo é especialmente comum nos países latino-americanos, como Brasil, Chile e Venezuela

Acredita-se que o formato achatado e circular do grão possui semelhança com moedas o que, nesse caso, acabaria se transformando em sinônimo de boa sorte e prosperidade financeira.

A lentilha também aparece nas histórias cristãs contadas pela Bíblia. Segundo o livro do Gênesis, Jacó ofereceu um prato de lentilhas para Esaú em troca dos direitos de se tornar primogênito.

A Bíblia conta ainda que Samá, um dos guerreiros do Rei Davi, defendeu um campo de lentilhas sozinho contra o ataque dos filisteus.

Tipos de lentilha e principais usos

Tipos de lentilha e principais usos

Existem três tipos de lentilhas consumidas ao redor do mundo: as verdes, as negras e as laranjas (ou avermelhadas).

Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas lentilhas.

Lentilha verde

A lentilha verde, levemente acinzentada, é a mais comum de ser encontrada, principalmente no Brasil.

Esse é a lentilha que possui o maior grão. Isso faz com que o seu cozimento seja um pouco mais demorado do que as demais lentilhas.

A lentilha verde não perde sua forma, nem textura após o cozimento, sendo por isso indicada para preparação de saladas ou adicionada ao arroz, por exemplo.

A lentilha verde também é muito utilizada para fazer hambúrgueres vegetarianos.

Lentilha negra

Pouco comum por aqui, a lentilha negra é também conhecida como lentilha beluga, isso porque ela lembram muito a aparência de caviar.

A lentilha negra é a mais nutritiva de todas e possui um sabor levemente terroso e textura bem firme.

Lentilha laranja (avermelhada)

A lentilha laranja é muito utilizada para preparação de sopas, caldos e purês. Isso porque esse tipo de lentilha possui grãos muito pequenos e em razão disso amolecem e perdem a forma com o cozimento.

Só para você ter uma ideia, enquanto a lentilha verde leva até 45 minutos para cozinhar, a lentilha laranja atinge o ponto de cozimento em menos de 15 minutos.

Muito consumida na Índia, a lentilha laranja combina super bem com curry, cominho e condimentos apimentados.

Benefícios da lentilha

A lentilha é um alimento super nutritivo que pode e deve ser inserido na alimentação do dia a dia.

Rica em vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, além de vitaminas A e D, a lentilha também é fonte de minerais importantes como potássio, ferro, magnésio e cálcio.

E só para efeito de comparação: uma porção de lentilha oferece cerca de 9 gramas de proteína, enquanto o feijão, por exemplo, na mesma proporção, oferece cerca de 5,4 gramas de proteína.

Essas propriedades nutricionais da lentilha explicam porque ela acabou caiu na graça de veganos e vegetarianos.

As mulheres grávidas também se beneficiam do consumo de lentilhas, especialmente por causa do ferro presente na leguminosa.

Inclusive, vale combinar o consumo da lentilha com alimentos ricos em vitamina C, assim você aumenta a absorção do ferro presente nos grãos.

A lentilha também se destaca pela sua grande quantidade de fibras. O que a torna uma excelente aliada para quem deseja perder peso, além, é claro, de beneficiar o intestino e favorecer a redução das taxas de colesterol.

Como cozinhar lentilha

Como cozinhar lentilha

A lentilha é um grão muito fácil de ser preparado e, ao contrário de outras leguminosas mais duras, como é o caso do feijão e do grão de bico, não precisa ser deixada de molho.

A não ser que você deseje eliminar possíveis desconfortos intestinais comumente causados pelas leguminosas. Caso contrário, basta colocar a lentilha direto na panela.

As lentilhas são compradas secas e, por isso, absorvem água durante o processo de cozimento. Isso faz com que os grãos dobrem de volume.

Portanto, se deseja duas xicaras de lentilha cozida, leve ao fogo apenas uma xicara de lentilha crua.

Mais uma dica importante: antes de colocar a lentilha na panela faça a seleção dos grãos.

Pode ser que junto com as lentilhas venham também pequenos grãos de terra, pedrinhas ou até mesmo lentilhas danificadas que devem ser retiradas.

Para isso, forre um pano de prato sobre a mesa ou a pia, despeje as lentilhas cruas e faça essa seleção.

Como cozinhar lentilha na panela comum

O jeito mais simples e fácil de cozinhar lentilha é na panela comum. Para isso, selecione os grãos, lave-os em uma peneira ou escorredor e em seguida coloque-os na panela.

Cubra-os com água. A medida ideal é de quatro partes de água para cada uma parte de lentilha, ou seja, a cada xicara de lentilha adicione quatro xicaras de água.

Não é necessário colocar sal durante o processo de cozimento. Coloque apenas no final para garantir a textura da lentilha.

Leve a panela ao fogo e assim que iniciar fervura, reduza a chama, cozinhando as lentilhas em fogo baixo e com a panela destampada.

Conte cerca de 45 minutos para concluir o processo de cozimento, no caso das lentilhas verdes.

As lentilhas vermelhas levam menos tempo para cozinhar, cerca de doze minutos. Verifique se os grãos estão macios.

Deixe as lentilhas repousarem por mais dez minutos na água quente para que elas absorvam um pouco mais de água. É nesse momento que você deve adicionar o sal.

Em seguida, escorra a água e continue com a sua receita. Caso a intenção seja fazer uma sopa ou caldo, utilize a própria água do cozimento. 

Como cozinhar lentilha na panela de pressão

O processo de cozinhar lentilha na panela de pressão é o mesmo da panela comum.

A diferença está apenas no tempo de cozimento, uma vez que a panela de pressão cozinha muito mais rapidamente os alimentos.

Nesse caso, coloque as lentilhas na panela, cubra com água e feche a panela. Quando começar a pressão, conte cerca de 15 minutos e desligue.

Aguarde a pressão sair por completo, abra a panela e verifique se os grãos estão macios.

Uma dica: as lentilhas costumam soltar a casca durante o processo de cozimento e essas cascas podem causar o entupimento da válvula da panela de pressão.

Por isso, a dica é cozinhar pouca lentilha, dessa forma você evita que a fervura da água suba demais e alcance a válvula.

Como cozinhar lentilha na panela elétrica

Na ausência de fogão e panela, saiba que você também pode cozinhar lentilhas na panela elétrica, aquela mesma usada para fazer arroz.

Coloque as lentilhas dentro da panela e cubra com a quantidade recomendada de água, mas tome cuidado para não ultrapassar o limite máximo da panela.

Ligue a panela na tomada e selecione o modo “cozinhar”. O tempo de preparação é um pouco mais demorado, podendo chegar a uma hora e meia, duas horas, dependendo do grão.

Como cozinhar lentilha para salada

Para fazer salada de lentilha é importante que os grãos estejam cozidos, mas firmes para que não desmanchem.

Por isso será necessário verificar de tempo em tempo a textura das lentilhas.

O ideal é cozinhar as lentilhas na panela comum para que você possa fazer esse controle. Na panela de pressão isso não é possível.

Quando notar que os grãos estão firmes e cozidos, escorra a água e tempere a salada. Não espere a lentilha esfriar, uma vez que os grãos absorvem melhor o tempero enquanto ainda estão quentes.

Dicas extras para cozinhar a lentilha

Dicas extras para cozinhar a lentilha

  • Ao invés de água você pode cozinhas a lentilha com caldo de carne ou caldo de legumes, preferencialmente caseiro.
  • Dê mais sabor para as lentilhas adicionando folhas de louro durante o cozimento.
  • Se desejar, adicione também ervas, especiarias e outros condimentos. Algumas boas opções são alecrim, alho, cebola e curry, em especial se desejar um sabor mais apimentado ao estilo indiano.
  • Os grãos mais novos de lentilha cozinham mais rápido do que os mais velhos. Por isso, não misture os grãos que você tem na dispensa. Acabe com os mais velhos primeiro antes de usar os que acabou de comprar, assim não haverá diferença no tempo de cozimento.

Como conservar lentilha

As lentilhas podem ser conservadas na geladeira por até cinco dias. Mas você também pode optar por cozinhar uma quantidade maior de lentilhas e congelá-las depois. Para isso, faça porções em potes próprios para o freezer.

Assim, quando bater aquela vontade de comer lentilhas é só descongelar e pronto!