Como esterelizar vidro: veja o passo a passo fácil e prático

Por -

Aqueles potinhos de vidro que acompanham azeitonas, geleias, mel e outros produtos vendidos no supermercado podem e devem ser reaproveitados para uma infinidade de coisas dentro de casa.

Mas antes de dar uma nova finalidade a essas embalagens é fundamental saber como esterilizar vidro corretamente.

Por isso preparamos esse post para explicar tim tim por tim tim tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Porque é importante esterilizar o vidro?

É importante esterilizar os potes de vidro para evitar contaminação dos alimentos e outros produtos que serão armazenados ali.

Isso porque muitos germes e bactérias são resistentes a lavagem com água e sabão e apenas são eliminados por processos que envolvam altas temperaturas.

Dessa forma você garante vidros limpos e seguros para usar como quiser.

Como esterilizar vidro: dicas, técnicas e cuidados

Água e sabão

Água e sabão 

O primeiro passo para esterilizar potes de vidro é fazendo uma lavagem cuidadosa com sabão e água.

Use a esponja de lavar louça para facilitar o processo. Caso o pote seja estreito e você não consiga passar a sua mão, utilize uma escova própria para lavar potes e garrafas. 

Tenha cuidado para não fazer muita pressão no vidro e acabar quebrando-o.

Mais uma dica: remova o excesso de resíduos acumulados no interior do vidro antes de iniciar a lavagem, especialmente em casos de potes que eram utilizados para armazenar produtos gordurosos, como manteigas, pastas e óleos.

Remova o rótulo

A limpeza do pote de vidro inclui também a remoção do rótulo. Para isso, você deve deixar o vidro submerso em água quente com sabão por alguns minutos para que a cola se solte do vidro. 

Se isso não for o suficiente, experimente remover o rótulo com a ajuda de um secador de cabelo. Basta direcionar o jato de ar quente sobre o papel e aguardar até que ele comece a se descolar nas pontas.

Esterilizar vidro usando água fervente

Esterilizar vidro usando água fervente

Depois de higienizar o vidro com água e sabão e remover o rótulo chegou a hora de fazer a esterilização propriamente dita. 

Para isso você tem três opções: água fervente, forno e microondas. Todas elas são eficientes.

A esterilização em água fervente é a mais simples. Para esse método você vai precisar apenas colocar água para ferver em uma panela de tamanho suficiente para receber o pote de vidro que será esterilizado.

Coloque o pote dentro e em seguida leve ao fogo médio. Quando a água iniciar fervura conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue.

Retire a panela do fogão e com a ajuda de uma pinça de cozinha retire os vidros de dentro da água e os coloque sobre um prato forrado com papel toalha.

Muito cuidado ao retirar o pote de vidro de dentro da água, além dele estar quente você ainda corre o risco de se queimar com a água. Por isso sempre use luva ou pinça culinária.

Tenha atenção também para não molhar o pote com água fria ou gelada, isso porque o choque térmico pode fazer com que o vidro quebre.

Esterilizar vidro no forno

Esterilizar vidro no forno

Você também pode optar por utilizar o método de esterilização no forno. Contudo, essa técnica exige um pouco mais de atenção para não correr o risco de trincar ou estourar o pote.

Primeiro lave o pote com água e sabão e, em seguida, seque-o bem. Coloque o pote sobre uma assadeira e leve ao forno por cerca de 10 a 15 minutos em temperatura máxima de 120ºC. 

Não deixe o forno aquecer acima dessa temperatura, pois existe o risco do pote trincar e até mesmo estourar lá dentro.

Passado esse tempo, retire a assadeira com o vidro e coloque sobre uma superfície limpa e seca. Novamente, tenha cuidado para o vidro quente não entrar em contato com água fria.

Esterilizar vidro no microondas

Esterilizar vidro no microondas

Por fim, você pode optar por esterilizar o pote de vidro dentro do microondas. O processo é muito simples, mas exige cuidado para não se queimar.

Comece colocando cerca de cinco colheres de sopa de água dentro do pote de vidro (um pouco mais se o pote for grande). Em seguida, coloque o pote dentro do microondas e ligue por dois minutos em potência baixa.

Ao final, retire o pote do aparelho usando uma luva de silicone. Tenha cuidado para não se queimar.

Coloque o pote sobre uma superfície limpa e seca e aguarde a secagem natural.

Cuidados na hora de esterilizar o vidro

  • Jamais coloque potes de vidro com partes metálicas dentro do microondas. Isso inclui as tampas. Nesse caso, prefira a esterilização em água fervente ou no forno.
  • Já os potes de vidro que contenham partes em plástico não devem ser esterilizadas no forno, inclusive as tampas e demais acessórios. Use o microondas ou a água fervente, caso o plástico seja de silicone, os demais tipos de plástico devem ser esterilizados apenas com água, sabão e álcool 70.
  • Não guarde o pote de vidro ainda úmido ou molhado, espere-o secar completamente.
  • Use sempre luvas e pinças para manusear os vidros quentes para evitar queimaduras.
  • Use apenas panos limpos para secar os vidros, mas se possível prefira deixá-los secando naturalmente.
  • Na hora de fazer a esterilização dos potes sempre mantenha-os destampados.

Não se esqueça das tampas e outros acessórios 

Válvulas, tampas e conta-gotas que acompanham os potes de vidro também devem ser esterilizados antes de serem usados novamente.

E é justamente nesses locais que a maior parte dos resquícios de produtos vão parar. Por isso é muito importante limpá-los bem.

Primeiramente, faça isso com água e sabão. Em seguida, seque bem e passe álcool 70 em todos os acessórios.

As tampas de metal podem ser esterilizadas junto com o vidro no forno ou na água fervente, assim como conta gotas de vidro. Não use essas técnicas em acessórios de plástico.

Onde e como usar potes de vidro

Onde e como usar potes de vidro

Os potes de vidros depois de esterilizados podem servir para uma infinidade de coisas na rotina da sua casa. 

Na cozinha, por exemplo, esses potes são ótimos para armazenar grãos, farinhas, temperos, sementes e outros alimentos secos. 

Conservas, doces e geleias também podem ser armazenadas dentro dos potes de vidro. 

Mas evite usá-los para armazenar alimentos no freezer, uma vez que nem todos os potes são indicados para esse uso e podem acabar trincando dentro do refrigerador.

Em quartos e banheiros, os potes de vidro podem ser usados para armazenar discos de algodão, cotonetes, shampoo, condicionador, cremes de beleza e óleos de massagem.

Esses mesmos potinhos de vidro são uma mão na roda na hora de organizar o closet. Eles podem servir para guardar bijuterias e pequenos adereços que você tem no armário.

Curtiu as dicas? Agora é só correr para a dispensa e reaproveitar todos os potinhos de vidro que você tem por lá.