Limpeza de casa mais fácil: veja 7 dicas essenciais para seguir

Por -

Na hora da faxina, não tem abracadabra, nem pó de pirlimpimpim, sequer varinha de condão. Só tem uma coisa que funciona: mão na massa! Pois é, se você não arregaçar as mangas, infelizmente sua casa não vai ficar limpa.

Mas mesmo que a limpeza da casa não seja algo mágico, é possível facilitar e agilizar todo o processo. Para isso basta se ligar em alguns truques e dicas bem simples.

E é por isso que fizemos esse post. Reunimos uma série de ideias para deixar a limpeza da casa muito mais fácil e rápida. Vem ver!

Dicas essenciais para deixar a limpeza da casa mais fácil

1. Divida as tarefas e monte um cronograma

Divida as tarefas e monte um cronograma

O primeiro passo para uma limpeza de casa fácil é dividir as tarefas. Isso significa pegar papel e caneta e começar a anotar todas as atividades domésticas que precisam ser realizadas na sua casa.

Depois que você tiver anotado tudo o que precisa fazer, passe para o próximo passo.

A dica a seguir é agrupar as tarefas que precisam ser realizadas todos os dias, como arrumar a cama, lavar a louça e varrer o chão.

Na sequência agrupe as tarefas que devem ser realizadas semanalmente, como lavar o banheiro, tirar o pó dos móveis, trocar as roupas de cama e assim por diante. Nesse caso, escolha o dia que tem mais tempo livre para executar as atividades.

Por fim, faça um grupo de tarefas a serem realizadas mensalmente, como limpar a geladeira, limpar os vidros e o que mais achar necessário.

Esse cronograma deixa tudo mais fácil e permite que você deixe sua casa sempre limpa, organizada e cheirosa.

Mas, atenção: procure cumprir com esse cronograma o máximo possível, essa é a única maneira de não acumular tarefas e facilitar a limpeza da casa. 

2. Kits de limpeza

Kit de limpeza

Agora que você já sabe o que vai limpar e quando, providencie kits de limpeza para cada ambiente ou área da sua casa.

Pode acreditar, isso faz uma enorme diferença na hora de deixar a limpeza da casa mais fácil.

Monte um kit de produtos só para a limpeza da cozinha, outro para o banheiro e outro para áreas secas da casa, como quartos, sala e corredores.

3. Cada coisa no seu lugar

Casa organizada

Manter a casa organizada é mais do que meio caminho andado na hora da limpeza. Isso porque a faxina se torna muito mais rápida quando você não precisa ficar guardando objetos, roupas e outras coisas nos armários.

4. Cuidado com os pets

Cuidado com os pets

Quem tem animais de estimação em casa precisa de alguns cuidados extras na hora de fazer a limpeza.

Os bichanos costumam soltar muitos pelos e isso dificulta muito a rotina de organização e limpeza da casa, especialmente de tapetes e estofados.

Por isso a dica aqui é manter o seu animalzinho sempre limpo e com os pelos escovados.

5. Guarde roupas e sapatos

Guarde roupas e sapatos

Roupa suja deve ir para o cesto da lavanderia e roupa limpa deve estar no armário, o mesmo vale para os sapatos.

Crie essa regra na sua casa e já comece a notar a diferença.

6. Aproveite o momento

Aproveite o momento

Essa é uma regrinha de ouro! A dica aqui é aproveitar os momentos em que você está ocupada em um cômodo para adiantar uma parte da limpeza.

Por exemplo, aproveite a hora em que vai tomar banho para lavar o box, do mesmo jeito que você pode aproveitar o momento enquanto a comida está no fogo para dar um trato na cozinha.

Essa é uma ótima maneira de otimizar o seu tempo e garantir o cumprimento de várias tarefas.

7. Deixe a luz entrar

Deixe a luz entrar

Para uma casa limpa de verdade é fundamental garantir a abertura das portas e janelas por pelo menos uma hora todos os dias.

A entrada do ar promove a circulação e a ventilação dos ambientes, evitando a proliferação de mofo e áreas com umidade.

Junto com o ar, deixe entrar também a luz do sol.

Produtos que facilitam a limpeza

Produtos de limpeza

Veja os principais produtos que facilitam a limpeza

Álcool e detergente neutro

O mercado pode estar sempre inovando, trazendo novas soluções para limpeza da casa.

Mas, acredite, o que faz diferença mesmo são dois produtinhos simples: álcool e detergente. Enquanto um limpa, o outro desinfeta.

Na dúvida ou na ausência de outros produtos, pode confiar nessa dupla.

Além da praticidade, esses dois produtos ainda economizam espaço na sua dispensa e facilitam o momento da limpeza, uma vez que você não vai se sentir perdida em meio a tantos produtos.

Pano de microfibra

O pano de microfibra é a melhor opção para limpeza da casa. Isso porque ele não solta fiapos e limpa sem marcar as superfícies, especialmente aquelas de vidro. Por isso, considere trocar seus paninhos de algodão por paninho de microfibra.

Esponja com dispenser

Por essa você não esperava! A esponja com dispenser é muito, muito, muito prática.

Funciona assim: a esponja possui um cabo que também serve como dispenser. Basta você encher esse reservatório com o produto desejado (detergente, limpa vidro, multiuso, etc). Conforme a limpeza for pedindo, basta apertar o botão para que o dispenser libere mais produto na esponja.

Uma mão na roda para limpar a casa com rapidez, especialmente lugares altos. Assim você não precisa ficar subindo e descendo para reabastecer a esponja com produto.

Vassoura mágica

Já ouviu falar na vassoura mágica? Esse produto também promete facilitar a limpeza da casa.

A ideia aqui é varrer sem esforço. Com a vassoura mágica todo o pó é recolhido e armazenado em um compartimento, semelhante a um aspirador de pó.

A vassoura mágica pode ser usada em qualquer tipo de piso, desde porcelanato até pisos de madeira.

MOP

O MOP é outra ferramenta de limpeza de casa que vale a pena você ter. O compartimento com água permite molhar, recarregar e torcer o pano sem que você precise ficar se agachando e colocando suas mãos na água.

Depois de torcido, basta passar o pano pelos ambientes e pronto. Mais uma etapa da faxina concluída sem estresse.

Aspirador de pó

A vida doméstica nunca mais foi a mesma desde que inventaram o aspirador de pó.

O aspirador é o melhor amigo que você pode ter na hora da faxina. Ele recolhe tudo: pelo, cabelo, migalhas e qualquer outra sujeira que aparecer pelo caminho.

Hoje em dia existe uma variedade enorme de aspiradores de pó, indo desde aqueles maiores e pesados até os verticais, onde não é preciso se agachar.

Outra grande novidade é o aspirador de pó robô. Esse é perfeito para ajudar na manutenção da limpeza do dia a dia sem que você precise fazer absolutamente nada.

O robozinho limpa tudo enquanto você toma banho, prepara o jantar ou simplesmente está no trabalho, uma vez que ele pode ser acionado de modo remoto.

Dicas para conservar a limpeza da casa

Casa limpa

Limpar é bom, mas conservar a limpeza é melhor ainda. Por isso confira a seguir algumas dicas para manter a sua casa o mais próximo possível de como ela estava no dia da última faxina:

Tire os sapatos dentro de casa

Crie o hábito de tirar os sapatos assim que entrar em casa. Primeiro porque você evita carregar a sujeira da rua para dentro da sua casa, segundo porque a limpeza permanece por mais tempo.

Para que isso aconteça da melhor forma possível, mantenha uma sapateira do lado de fora ou uma caixa organizadora onde os sapatos possam ser colocados e retirados.

Recolha o lixo diariamente

Tirar o lixo do banheiro, da cozinha e dos demais ambientes da casa é um esforço diário super importante para conservar a limpeza da casa por mais tempo.

Nos cômodos em que não tiver lixeira, passe com uma sacolinha e recolha tudo aquilo que estiver jogado no chão ou sobre os móveis.

Lave a louça todos os dias

Nada pior para uma casa do que louça suja em cima da pia, além do aspecto bagunçado, a louça suja pode acabar atraindo insetos e até pequenos roedores para dentro da sua casa.

Sem contar que quanto mais tempo a louça fica suja, mais difícil é para lavar depois.

Arrume a cama

Arrumar a cama todos os dias pela manhã é uma das tarefas mais importantes do dia e não sé pela organização da sua casa.

O simples hábito de arrumar a cama cria um efeito positivo no seu cérebro e te deixa mais motivado para as demais tarefas do dia, aumentando a sua produtividade.

Paninho sempre à mão

Por via das dúvidas, mantenha sempre um paninho de limpeza perto de você. Isso ajuda na hora em que precisar fazer uma limpeza rápida, especialmente se deixar cair alguma coisa.

Tenha um paninho na mesinha do escritório, outro na cozinha, mais um no banheiro, no quarto e por aí vai.

Organize a bagunça ao final do dia

Ao final do dia passe por todos os cômodos da casa e coloque as coisas de volta no lugar. Essa dica é especialmente válida para quem tem crianças em casa.

Guarde e organize tudo para que assim, no dia seguinte, você acorde e veja a casa organizada.

Pronto para colocar todas essas dicas em prática?