Como cozinhar milho: aprenda a fazer com 6 formas diferentes

Por -

Tem coisa mais versátil do que milho? Com ele dá para fazer de tudo: sucos, bolos, cremes, sorvetes, sopas, além de diversas outras preparações tanto doces, quanto salgadas. Sem falar que o milho também é a base de vários produtos, como fubá, canjica, cuscuz, pipoca, além de farinhas e óleos.

Só que para tudo dar certo, você precisa aprender como cozinhar milho, para que ele fique macio e suculento.

E, acredite, existem várias formas diferentes de cozinhar milho e a gente te conta todas elas nesse post.

Vamos ver?

Benefícios do milho

Tem gente que despreza os benefícios do milho, por achar que o alimento é pobre nutricionalmente, mas você sabia, por exemplo, que o milho é fonte de minerais importantes?

Pois é! O milho é fonte de potássio, ferro e magnésio, três minerais fundamentais para a saúde humana, responsáveis por diversos processos químicos no corpo.

Além disso, o milho também é rico em vitaminas, como ácido fólico, vitamina E e vitamina B3. E sabe do que mais? O milho é cheio de fibras, o que quer dizer que ele ajuda quem quer emagrecer.

Essas propriedades do milho fazem com que ele também contribua com a saúde dos diabéticos, uma vez que as fibras e a vitamina B3 ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue.

As fibras presentes no milho também ajudam a controlar o colesterol e a melhorar o funcionamento do intestino.

O milho possui ainda antioxidantes do tipo luteína e zeaxantina, importantes para a boa visão e para prevenir doenças oculares.

Vale saber ainda que 100 gramas de milho verde cozido oferecem 98 calorias, 3,2 gramas de proteína, 2,4 gramas de gordura e 17 gramas de carboidratos.

Mais um detalhe importante: tanto o milho, quanto os seus derivados, não possuem glúten, ou seja, pessoas com doença celíaca ou que fazem dieta com restrição de glúten podem comer milho à vontade.

Como cozinhar milho

O modo de cozimento do milho vai depender de como você deseja consumi-lo depois. Se a intenção é consumir os grãos puros, um bom jeito é assá-los no forno ou sobre uma grelha. Já para receitas e outras preparações vale cozinha-los na água ou no vapor.

Dica: quanto mais novo o milho, mais rápido ele cozinha. Veja abaixo o passo a passo de como cozinhar milho corretamente.

1. Como cozinhar milho na panela comum

Um jeito fácil e bem simples de cozinhar milho é na panela convencional. Para isso, comece retirando as palhas do milho e lavando as espigas.

Em seguida, corte as espigas no meio e coloque-as dentro da panela com água o suficiente para cobrir.

Se desejar, adicione um fio de óleo, uma colher de chá de açúcar e uma colher de chá de sal. Quando começar a ferver, conte cerca de 40 minutos.

Verifique se os grãos estão cozidos e macios. Se necessário continue o processo de cozimento até atingir o ponto ideal.

2. Como cozinhar milho na panela de pressão

Está com pressa? Então cozinhe o milho na panela de pressão. Aqui, o processo é bem parecido com o anterior, a diferença é o tempo de cozimento que cai pela metade.

Remova as palhas, lave bem o milho, corte as espigas ao meio e coloque-as na panela de pressão com água o suficiente para cobrir. Adicione uma colher sopa de sal e um fio de óleo.

Feche a panela e quando começar a pegar pressão conte 20 minutos e desligue. Verifique se os grãos estão cozidos. 

3. Como cozinhar milho no vapor

Para quem deseja preservar o máximo dos nutrientes e sabor do milho pode optar pelo método de cozimento a vapor.

Você pode tanto debulhar a espiga e cozinhar apenas os grãos, como pode também cozinhar a espiga inteira no vapor.

O processo é simples: remova as palhas, lave as espigas e, se desejar debulhe, em seguida coloque o milho sobre o cesto de cozimento a vapor.

Aguarde cerca de 25 a 30 minutos e confira se os grãos já estão macios.

4. Como cozinhar milho no microondas

Outra forma prática de cozinhar milho é no microondas. Para isso, basta colocar a espiga inteira em um recipiente e levá-la para o aparelho. Ligue o microondas em potência máxima por cerca de 4 minutos. Coloque apenas uma espiga de cada vez.

Atenção: não remova a palha do milho, ela é quem vai ajudar no processo do cozimento. Caso você tenha comprado milho sem palha, então será necessário envolvê-lo em um papel toalha.

Cuidado na hora de retirar e manusear o milho de dentro do microondas. O vapor quente pode causar queimaduras. Aguarde cerca de 5 minutos até que a espiga esfrie um pouco. 

5. Como fazer milho assado no forno

O que acha agora de fazer um milho assado ou na grelha? Esse tipo de preparação é perfeita para quando se deseja consumir o milho puro.

Para assá-lo no forno convencional, você deve primeiro remover a palha (mas não a descarte) e lavar as espigas.

Em seguida, volte a espiga de milho para a palha e coloque-a sobre um pedaço de papel alumínio. Salpique manteiga, sal, pimenta e alguma erva ou tempero da sua preferência, como alecrim, manjericão ou tomilho.

Feche o papel alumínio, embrulhando o milho por completo. Coloque todas as espigas embaladas sobre uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.

Verifique se os grãos estão macios e corados. Sirva ainda quente.

6. Como fazer milho na churrasqueira

Outra opção é fazer o milho em uma grelha elétrica ou sobre a churrasqueira. Nesse último caso, o milho ganha um sabor defumado pra lá de especial.

Para fazer o milho na churrasqueira você deve remover a palha (mas não jogue fora), lavá-lo e em seguida deixar o milho de molho em uma bacia com água por cerca de 30 minutos.

Depois, tempere o milho com azeite, sal e pimenta e envolva-o novamente na palha. Leve para a grelha ou churrasqueira por cerca de 15 minutos ou até notar que os grãos estão levemente tostados e cozidos.

Como conservar milho

Quer conservar milho? Então a dica é congelá-lo. O processo para congelar o milho é chamado de branqueamento, o mesmo usado para conservar brócolis e couve-flor.

Comece removendo a palha e lavando bem as espigas. Em seguida, coloque o milho em uma panela com água fervente e deixe-o lá por 4 minutos. I

mediatamente após esse tempo tire-o da água quente e o coloque em uma bacia com água gelada e gelo. Deixe o milho nesse processo de resfriamento por mais três minutos.

Depois é só você armazenar os milhos em potes ou saquinhos próprios para o freezer. No congelador, o milho pode durar até três meses.

O milho não precisa ser descongelado previamente. Retire-o do freezer direto para a panela, assim você evita aquela textura borrachuda.

Prontinho!. Dessa forma você terá milho para consumir sempre que desejar.